Adotei um sistema que acho que serve para vários casos que tenho encontrado por aqui... Como a área onde trabalho tem uma clientela de arquitetos de residencia e é dificil cobrar bem, estabeleci duas categorias de maquete... Básica e avançada... Ou seja, não posde pagar pelo que uma empresa de grande porte paga, não deixo de atender, mas com uma série de restrições. Mesmo assim, procuro manter um parametro de dignidade... estou fazendo uma fachada de rsidencia por R$ 900,00, em baixa resolução (não dá pra imprimir com qualidade), sem muitos detalhes, sem paisagismo, sem issso e sem aquilo, porém impecavel do ponto de vista de projeto... Se quizer um render de qualidade, vai pra 1.800,00... o único problema é fazer o q vc disse, delimitar bem o território, pro cliente não avançar... Nessa brincadeira, já acrescentei mais 300 reais, por conta de coisas q fiz a mais... Se bobear o cliente vai pedir mais e a arquiteta acaba me pagando pra fazer um render de qualidade e mais detalhes... Quem sabew não ultrapasso os 1.800?
Cada situação requer uma estratégia...
Abs,