ANCG - Associação Nacional de Computadorização Gráfica

Por: erculesc  

Em: 11/01/2010 17:32

"nakhla" disse: valores nao tem haver com a associação?? affe hein
Claro que tem, mas vc faz parte de alguma? Já tem alguma formada?? Já existem conselhos e reuniões com o assunto Valores em pauta?? NÃO, sabe pq? pq AINDA não existe associação, levanta essa Busanfa e faça alguma coisa ao inves de ficar com esse assunto mais que esgotado (tem mil tópicos, tabela, missa deve ter tb) porem nao resolvido, AQUI, o assunto é outro... "Muito ajuda quem não atrapalha"
uma coisa tá aqui na minha mente... a nossa área (englobando o design em geral) permite que a pessoa se torne um profissional sem precisar por exemplo atender à uma faculdade ou então participar de um curso profissionalizante, como trazer esses indivíduos para o "lado da Luz"? ....é meio #tenso ver um médico se tornar especialista em neurologia por meio de tutoriais da net, não sou contra ao movimento "Aprenda Sozinho", aliás sou extremamente a favor disso... mas a questão que eu levanto aqui é: como ensinar a este profissional, sem tanta vivência acadêmica, a valorizar melhor o próprio trabalho?
Vodka, the best alternative fuel ever!
Esse é o problema. A internet toruxe muitas vantagens mas muitos problemas ainda não resolvidos. Qualquer um pode fazer qualquer coisa, se não há regras nem parametros. Até assasinar o português (não o seu Manuel!). Prá isso um primeiro passo precisa ser dado, e depois outros. Na criação de logomarcas, por ex.: Para fazer uma vc só precisa abrir o corel e compor com fontes e um clipart, correto? Errado! Pra registrar nos direitos autorais, precisará contratar um profissional formado em design industrial, que estudou normas e composição, etc... Isto se quizer registrar marcas e patentes e quizer terexclusividade sobre sua marca, sem correr o risco de vê-la roubada e ainda por cima, ser processado por usar sua criação, pq um expertinho foi lá e registrou antes. Não impede o livre comércio mas restringe muito profissionalmente. é disso que precisamos. De critérios, regulamentação que nos proteja quanto aos direitos, base salarial, aposentadoria, etc...
Marco, se a pessoa aprendeu tudo atravez da internet, já tem uma vida profissional ativa e relativamente estável (freelance), e que em um determinado momento decide tornar suas atividades o mais legítimas possíveis, como fazer um processo de capacitação profissional deste indivíduo? uma preocupação que eu tenho é que a organização legal da nossa classe se transforme eventualmente por meio trâmites burocráticos em um mecanismo de exclusão profissional.
Vodka, the best alternative fuel ever!
como toda profissao vai exigir formação... eu acho q ou arquitetos ou designer deveriam poder exercer essa profissão só... como ja disseram... o software nao faz o artista.. o estudo faz... eu nao acho q diploma faça valer alguma coisa... mas infelizmente sem diploma é má visto no mercado :D
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
Olha, não vejo deta forma. eu aprendi muito do que sei sobre 3D na internet, sinto falta de um melhor direcionmento e orientação. Vc acha que uma salada de tutoriais, alguns muito bons, mas cada um com uma orientação e estilo, vão dar uma base sólida ao profissional? Vão haver sempre lacunas, duvidas. Não acho que o diploma seja tudo, mas existem conhecimnentos que são primordiais. Imagina se um arquiteto contrata um cadista (argh!!!), que sabe usar o autocad muito bem mas não entende de projeto? Vai ser uma tragédia ou uma aporrinhação. Antes do software vem a base profissional. estas regras sim são importantes. Como compor uma logomarca? é só juntar uma fonte bonita com um icone, fazer uma composição e pronto? Acha que é só isso? tem muitos conceitos e estudos por trás disso. A associação somente serve para tentar criar parametros poara nortear o profissional e salvaguardar seus direitos. Mas antes precisa existir o profissional, aquele que entende tudo que tem haver com aquela determinada profissão. Eu ainda estudo 3D, não me sinto ainda um profissional, mas posso atuar pq tenho uma base sólida de arte, cenografia e publicidade e procuro dar os passos que estão ao meu alcance. Muitas vezes passo trabalhos para os quais não estou apto ainda ou nunca estarei. É clarto que regulamnetação pode tb significar burocracia, se for feita ppor quem não entende ou determina de cima pra baixo, como fazem os politicos, mas se nós mesmos fizermos acho que vai ser melhor, né?
Temo que esse tipo de coisa vire "panelinha"!! Mas se funcionar igual para todos, com formação superior, técnicos e auto didatas, então eu acho uma boa. OBS: Como já disse em um outro topico, mão trabalho em CG apenas faço dor diverção, sou apaixonado por animação e FX.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Parabéns erculesc pela iniciativa e a todos os interessados. Sou formado em comunicação social (Radio e TV) e tb nao temos um conselho regulador como Crea, por exemplo. Desculpe mas recém cheguei ao Brasil e nao consegui ler todo esse tópico que vc criou erculesc. MOro hoje em Belo Horizonte e podem contar comigo pro que der e vier. Sou artista 3D generalista e estou me especializando em Animação de Personagens através de uma escola online de SP. Abraxx a todos e até já! Bruno.
https://kratoscomunicacao.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 505, sendo 9 membro(s) e 496 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Junior, ale.bs1, Duda, Pedro Juliato, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.