Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Luciano   Birigui-SP - SP
Rafaelbn   Recife - PE
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Neoferd   Brasil - SP
JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT

ANCG - Associação Nacional de Computadorização Gráfica

Por: erculesc  

Em: 11/01/2010 17:32

OTIMAAAA idéia... contem comigo tbm... Dyego André dos Santos - Itajai/SC
Olá moçada! pauloreis2000, agradeço se puder fazer o blog, obrigado. dyegoandre, bem vindo ao time! Aguardo vossos e-mail. Sucesso!!
Bom dia, boa tarde e boa noite a todos!!! :D Amigos, confesso que não via a hora de chegar o final de semana para poder colocar minhas palavras de atenção a este tópico. Primeiramente, gostaria de dar os parabéns para o Erculesc pela iniciativa. E também agradecer a todos que aqui já fizeram desta proposta uma missão. Aliás, uma proposta ousada, mas que diz respeito a um futuro promissor nesta área. Sou formado em administração, com mestrado em estratégia e competitividade (adm) pela Unisinos. Recentemente, sai da empresa da familia como muitos já sabem. Para trabalhar a noite ministrando aulas de produção em um centro universitário da minha região. E assim, trabalhar durante o dia com CG (neste mundo sou Auto-didata). Também estou sentindo dificuldades, uma vez que todo leigo que precisa de uma maquete por exemplo, acha caro e acabam optando pelo preço baixo das "crianças"que recém descobriram este mundo. E é por isso que gostaria de dizer que estou abraçando esta causa junto a vocês. Sim estou junto aqui, papo sério. Quanto a questão, ASSOCIAÇÃO x SINDICATO: Bom, eu não deixei de ler uma linha dessas 4 páginas do tópico. Minha opinião sobre isto. É que o entendimento relativo ao profissonais de CG é o primeiro passo. Ou seja existe uma ordem natural das coisas. Muitas outras profissões hoje registradas no ministério do trabalho já percorreram este caminho. Aliás, praticamente todas. Me parece que para haver um sindicato, antes precisa ter uma classe trabalhadora. Precisamos formar a profissão antes. O que me parece razoável a criação primeiro de uma associação. Através da associação também será possível iniciar um processo de balização dos preços e salários. Deixando para o sindicato apenas a tarefa de continuar e implementar este processo quando este for criado. Para isto acontecer, acho que deveríamos ter um domínio e não um blog. Onde, os profissionais seriam cadastrados e informados em que pé está a situaçao. Neste site, ao meu entender deveria ter uma tabela de preços tanto para profissionais autônomos quanto para classe assalariada. Uma vez eu cadastrado neste site, teria pelo menos uma referência para meus clientes. "Olha, não estou cobrando caro. Basta consultar os valores e deveres desta profissão no site "www.xxxx.ORG.br". Os profissionais cadastrados no site, deveriam passar por um crivo onde seriam levados a uma determinada categoria. O que me preocupa, é como nivelar toda esta galera. O que me vem a cabeça no primeiro momento seria uma tabela que junto aos valores teria 2 a 3 niveis de tempo. Por exemplo: makete externa 280m² - R$800,00 reais / 2 semas .... R$1200,00 reais / 3 dias (apenas 1 exemplo) Se por um lado, aquele que trabalha mais ganha menos. Por outro lado garante a atuação dos mais experientes com um valor maior. Separando as "crianças" dos "homens". Neste caso, os não-profissionais que acharem pouco. Que deixem nós profissionais trabalhar. Bom vou ficando por aqui. Temos um enorme caminho pela frente. Ricardo Mansilha - Santa Maria - RS

www.trace3d.com.br
de pleno acordo, Mansilha.. Quanto ao blog, seria apenas para organizar o conteudo, num primeiro momento. Somente sou meio avesso ao uso de metros quadrados para maquete (talvez como referencia, para nos balizarmos), mas entendi o que quiz dizer... Estamos indo! Um bom fim de semana pra todos e cuidado com as articulções... To com tendinite no pulso...Rsss. Acho que uma associação pode gerar um sindicato mas continuar a existir, tratando inclusive destes assuntos correlatos... L.E.R, Ergonometria, intercambios, etc...
tb nao deixei de ler uma linha se quer desse topico...trabalho a pouco tempo na com CG e tb tenho dificuldade na hora de cobrar... acho q a sugestao do mansilha seria um bom começo para separar as "crianças" dos "homens" sim. pô seria ideial deixar esse topico la na pagina inicial hein, a galera ja ia notar logo de cara... contem comigo, to dentro! Claudio Rodnei Barbosa Junior - SP
Grande Marcos, Quanto ao blog: - como forma de enriquecer as idéias.. ok, estou de acodo também. Quanto a questão metros quadrados: - Não vejo outra saída. No caso das maketes externas apenas. Sei que 280 m² não diz nada, uma vez que exista complexidade diferente de projetos. No entanto, uma tabela por hora seria suicídio. Uma vez que leigos ganhariam mais que profissionais...huehuehu... sei que tambem não é bem assim. - Uma idéia seria balizar por baixo.... 280 m² valendo-se para um projeto dos mais simples. Uma casa moderna, telhados escondidos em platibanda e sem desnível de terreno. Sei lá, cobraria em torno de 800 reais, umas 2 imagens, a somar quantas imagens a mais serão necessários. Apartir desta idéia cada profissional iria medir a complexidade a somar no custo do projeto. Muitas curvas, Desníveis exagerados, calçamentos com mais de 1 revestimento e assim por diante. Temos qeu ter em mente que o CG em si deveria ser desmembrado em áreas. Imagens e animações. Carros, Bonecos e maquetes. Assim por diante. N categorias. É acho que vai dar trabalho. Ja a questão da segurança do trabalho: Fica pra depois, amarrando ao sindicato. Neste caso irá funcionar para os assalariados. Ao exigir insalubridade aos futuros patrões e local de trabalho adequado no caso da Ergonomia. Então... mãos a obra né, fazer o que? Mansilha

www.trace3d.com.br
Ai galera me ocorreu uma idéia. Indo contra ao que disse anteriormente. Se quizermos pensar em valor/hora. O qeu poderiamos fazer é correr atrás dos profissionais que já estão ancorados no mercado e com experiência em CG. A hora deles ta valendo. Eu por exemplo sei que levo umas 30 horas (full-time) para erguer um carrinho de média dificuldade completo... sei la outra ideia!!!!!!!!!!! Valeu Coruja...vamo que vamo...abraço!

www.trace3d.com.br
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Ai pessoal, Parabéns novamente por este excelente tópico, como falei anteriormente em minhas mensagens é muito inovador, louvável e enriquecedor esse assunto está sendo debatido e discutido via toda comunidade 3d1. A idéia do nosso amigo e colaborador "mansilha" é ótima no tocante a cobrar preços de maquete pela metragem do projeto de Arquitetura, digo isso com toda convicção pois é o melhor negócio, a melhor forma de cobrar um Projeto de Arquitetura e Urbanismo é pela metragem, e ainda tem as metragens diferenciadas: por exemplo: o valor R$ da metragem de um Projeto de Arquitetura de Interiores não é o mesmo valor R$ cobrado em um projeto de Arquitetura de edificações, como não é o mesmo de Urbanismo, a escala de valores financeiros vai crescendo exponencialmente à medida que aumenta a complexidade do desenvolvimento do projeto, o que é perfeitamente normal. Venho a escrever a toda essa comunidade de Computação gráfica- 3d1 para ajudar nesse excelente tópico criado pelo nosso amigo e colaborador "erculesc": estou disponibilizando a vcs todos uma tabela de preços que recebi da CGART que regulamente e crava os valores pré-fixados de um profissional de Computação Gráfica. Esta tabela foi-me enviada via e-mail por um amigo que frequenta o fórum de Computação gráfica da CGART, ok?? acho bastante importante e salutar colocar essa tabela a disposição de todos vcs para que possamos ter uma IDÉIA mais ou menos de como cobrar esses valores, tomando por base de cálculo essa tabela que mencionei anteriormente. A seguir envio algumas imagens dessa tabela de preços que recebi de um amigo que frequenta a CGART. Repito que essa tabela não tem a finalidade/ objetivo de regulamentar 100% os nossos valores, mas esta deverá sem sombra de dúvida nos ajudar, guiar-nos a através dela fazermos uma TABELA NOSSA tomando por base todos os tópicos dessa tabela que vos apresertarlhi-eis. Espero que ajude bastante gente. É IMPORTANTE TAMBÉM FAZERMOS UM CONTRATO DE RISCO , POIS SE O CLIENTE POR VENTURA DESISTIR DE FAZER UM MAQUETE OU ALGO PARECIDO, NÓS RECEBAMOS PELO SUPOSTO TEMPO PERDIDO QUE TIVEMOS AO ELABORAR ESSA MAQUETE QUE NÃO SERÁ MAIS CONCLUÍDA. Abraços pôvo!! __________________________ [i:46b924055d]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:46b924055d]
Muito bom este texto!!! Danilo, a experiência dos veteranos só vai nos fazer crescer... Ia responder ao texto do Mansilha mas me desviei um pouco... Tenho pouca experiencia em 3d por não poder me dedicar integralmente e poradmirar trabalhos tão bons que vejo constantemente aqui. Esta estória do metro quadrado como base, eu uso como um parametro para meus calculos, mas não digo pro cliente... Pq? Pq engenheiros e arquitetos têem uma maquininha de calcular na cabeça e isso sempre acaba derrubando nossa argumentação, penso eu. Passei a cruzar ionformações... Faço um calculo por hora de trabalho (to cobrando mal, se seguir esta tabela!) R$ 50,00 por hora... Depois comparo por quanto sairia por metro quadrado (tenho experiencia com projetos), nem todos aqui têem.. Uma coisa que observei na área de projetos e pode ajudar a formar um critério, é que um projetista, no Brasil ao menos, ganha muito mal. No meu casio, como cenógrafo, comecei a desenvolver projetos para um arquiteto e logo vieram outros, atrás do cadista! Sem menosprezar, mas cadista é a P... Não só pra mim mas pra qualquer projetista que se preze! O arquiteto sempre vai fazer calculos lógicos, no intuito de minimizar a importancia do profisssional, portanto, creio que nada mais útil do que o critério de metros quadrados para eles... sempre terão um argumento para te derrubar... Daí passei a argumentar como artísta, com critérios subjetivos, ou técnicos, mas de natureza desconhecida ao arquiteto, como, rsolução, dpi, etc... É só por isso que não acho este critério muito bom, mas, se acharmos uma forma de calcular em m², mesmo que não deixando isso tranparecer, tb vale a pena. Mesmo para projetistas é um critério duvidoso... Quanto cobrar por um galpão de 2.000,00 m²... E uma casa de R$ 400,00 m², cheia de detalhes? Sugiro como parametro de comparação, mas não como critério para composição de valor... Mas tá muito bom este tópico, vamos mudar esta relação com os clientes... Acho que tb deve haver uma parte do nosso trabalho que não deve ser exposto ao público (leia-se: clientes). Quero , desde já resaltar que não tenho tanta experiência em 3D, falo mais de minha base como cenógrafo. abs e bom fim de semana!
Olá moçada! Desculpa de demorar a entrar no tópico, mas minha profissão requer algumas viagens. Vamos lá organizar as idéias: mansilha: Que bom que vc entendeu, o Blog vai ser apenas para abrir a comunidade e discutir a formação da Associação, quando estiver certo compraremos o domínio e faremos um site. Este é o primeiro passo, após Montaremos o estatuto, com isso poderemos Lutar para que a profissão seja regulamentada. O terceiro passo será a criação do sindicato e por ultimo (talvez quando já formos avós rsrsrsr) Montar um Conselho Federal. Porém a primeiro passo já esta dado, a reunião aqui de varias pessoas com o mesmo objetivo. danilo_icf; excelente artigo, mas agora temos que focar na abertura da associação, quando ela for aberta com toda certeza vamos discutir as melhores formas de definir o preço dos trabalhos, que poderão ser de varias maneira: Por hora, trabalho, metros quadrados, piso salarial, etc. Então também entraremos na discussão sobre ergonomia, jornada de trabalho etc. Vamos discutindo aqui os assuntos enquanto o Blog não esta pronto. Agora que pelo jeito é consenso montarmos primeiro uma associação, precisamos definir os objetivos da associação. Vou colocar alguns e espero a apreciação de todos com mais sugestões: 1 - Trabalhar pela regulamentação da profissão; (para que seja legalizada a profissão) 2 - Trabalhar para conseguir condições humanas de trabalho para o profissional; (Jornada de trabalho, ergonomia, etc.) 3 - Trabalhar por equiparação salarial justa e adequação de valores cobrado pelos profissionais autônomos; (tabelas de salários por níveis de conhecimento, Tabelas de valores para autônomos) 4 - Trabalhar em pró do desenvolvimento profissional dos associados; (Palestras, cursos, workshopping, etc) 5 - Trabalhar para Promover a integração nacional dos profissionais. (Encontros anuais ou semestrais para trocar informações e acertar os rumos da associação) Mais sugestões? PS: Preciso que enviem seus e-mail para o meu, assim podemos nos comunicar melhor: enviem para [email protected] )

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1243, sendo 6 membro(s) e 1237 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Roberto Movanni, Negreiroscg, billypaul, Starter, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.