Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
erculesc: ai cara!! tudo bem?? gostei muito do que vc escreveu, seu interesse pelo tema foi muito salutar e muito importante.Hoje em dia como em qualquer profissão, vc pode criar um Sindicato, ou um Conselho ( que pode ser Federal ou Estadual) ou uma Associação ( que tem haver com a nossa categoria) e que é bem interessante.
A mer ver a Associação seria bem interessante para o Sindicato, porque como foi explicado anteriormente promoveria cursos, palestras, debates, simpósios, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
Elas devem cuidar de reciclar os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais tendo como objetivo atualizá-los diante de uma sociedade que exige cada vez mais qualidade, especialização, excelência e competência.
Também oferecem apoio ao profissional que é proprietário de um serviço, com ferramentas de gestão que melhorem a performance de suas atividades.
A Associação é ótima para a categoria de profissionais 3d, mas sinceramente falando, eu acho melhor o Sindicato, porque o grande problema da categoria dos profissionais de Computação Gráfica (C.G) é realmente o piso salarial.
A missão principal é lutar pela "melhoria" das condições de trabalho, da "remuneração" dos profissionais, das "relações" entre proprietários de empresas privadas, públicas e colaboradores, e à defesa da classe, entre outras atividades.
Eles têm como atribuição específica verificar jornada ideal de trabalho do profissional, que é muito explorado hoje em dia, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.
Essa função do Sindicato para nossa REALIDADE hoje dos profissionais de C.G é a que mais estamos precisando, porque fala e regulamenta no tocante a parte salarial, que é o que mais estamos precisando, de apoio a categoria e principalmente VALORIZAÇÃO da nossa profissão, sabendo COBRAR O PREÇO JUSTO pelo serviço adequado e sabendo fazer valer os nossos DIREITOS E DEVERES.
Essa idéia de que as entidades que não tem um sindicato podem ser representadas legalmente por associações é só uma furada a meu ver, não sei se é porque tenho raiva de advogado, que a maioria das vezes faz é roubar, é só um pretexto ou uma desculpa esfarrapada para não formarmos um Sindicato e ficarmos apoiados somente em uma única ASSOCIAÇÃO.
Essa ASSOCIAÇÃO só cuidará de promover eventos, palestras, simpósios, workshops, mesas redondas, cursos de extensão mas o problema nosso da padronização e standardização do nosso salário pré-fixado permanece uma incógnita até hoje.
Do que adianta a pessoa ter vários e vários cursos de C.G se ela não tem nem um orgão regulamentador de salário que valorize a sua profissão e lhe dê o devido RESPEITO e o devido CRÉDITO pelo trabalho??
Podem contar comigo, mas eu sou a favor 100% dos Sindicatos e não das Associações, estas últimas só poderiam revigorar depois da montagem dos Sindicatos por parte dos profissionais de 3d, e de C.G que precisam ser amparados urgentemente em todo o Brasil.
Olhem, me desculpem sinceramente, mas acho que a Associação não é a nossa melhor opção e sim a criação de um Sindicato, orgão este que nos defenda e padronize o nosso piso salarial e principalmente a nossa jornada de trabalho que é tão massiva hoje em dia e tão pouco remunerada no tocante a parte financeira.
Podem contar com mais um na lista, Danilo Vieira Sarmento de Teresina-PI.Mas o meu voto é para a criação do SINDICATO.
Abraços pôvo!!