Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
tagtm   Rio de Janeiro - RJ
APO   Rio de janeiro. - RJ

Portfólios Ver Mais

rafaneto   são paulo - SP
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Carreira no 3D

Por: brunolopes  

Em: 21/03/2010 23:05

Só pra ilustrar, depois que eu sai (nem tranquei a matricula, vazei), fiquei sabendo que teriam aula de normal map e tal, e usariam o Mudbox, q aconteceu??? o Prof. (da Autodesk) teve que viajar pra fazer 1 curso de mudbox...Pô, nao seria melhor eu ter ido fazer o curso do que pagar 1 baba pra ficar com as migalhas de alguém??? A não ser nos grandes centros vei, nao existe pessoal capacitado, nao adianta... Melies online na veia!!
cara comecei estudando o tutorial do max em 2000, e sou totalmente auto de data, nunca fiz nenhum curso, faz 2 anos que trabalho apenas nisso, da para ganhar uma boa grana mas tem que por a pasta embaixo do braço e sair atraz de serviço, no começo eh f... mas depois vai aparecendo bastante coisa, estou trabalhando no ramo de maqueles eletronicas mas já trabalhei no desenvolvimento de embalagens tb, e ainda não posso dizer que estou estável ainda pois tem meses que dá e tem meses que não.
doggone, vai de pessoa pra pessoa, sempre. eu faço facul de 3D pq com facul você dá um passo a frente de milhares, nao quis dizer que a facul vai me fazer bom, mas o meu professor é bem sensato e supera expectativas
Rolling around at the speed of sound
so por curiosidade , qula facul eh essa q tu faz , onde é?
só te digo uma coisa.. a escola nao faz o aluno.. o aluno faz o aluno :D
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
Olá pessoal. Sem querer causar mais polêmica sobre a faculdade e o diploma, me permitam um comentário. É lógico que cada um é cada um, cada empresa é uma empresa, mas vou falar sobre a minha experiência e sobre o que eu já vi acontecer várias vezes no mercado em geral enquanto eu estava do lado de quem contrata. Eu como gerente do setor, quando tinha que contratar alguém pra empresa, obrigatoriamente tinha que optar por alguém com diploma. A seleção era feita pelos melhores trabalhos de quem tinha diploma. E porque isso? Porque em uma empresa quem contrata tem a responsabilidade de selecionar um profissional capacitado. E capacitação do profissional na visão da empresa é a soma de tudo, e a formação acadêmica é levada em conta. Outro fator é o seguinte, a quantidade de candidatos mais graduados, inclusive com pós, mestrado, doutorado, etc, é muito grande, então geralmente descartam-se os menos graduados. Eu não estou dizendo que sem faculdade a pessoa nunca vai ser contratada, mas muitas vezes o que acontece é o seguinte, se aparece alguém que realmente se destaca, mas não é formada, e a empresa vê que vale a pena contratá-la, provavelmente esse cara muito bom, vai ter um cargo de assistente, vai ganhar menos que o chefe, que pode nem ser tão bom quanto ele. Então eu acho que a o assunto faculdade vai além do ser boa, ruim, ensinar ou não. O negócio é entrar assim que der, terminar o mais rápido possível e pegar o diploma. Lembrem que eu estou falando no geral, sobre o que eu já vi acontecer muito. É lógico que exceções existem e todo mundo vai ter o exemplo de uma. Mas acreditem, é melhor tentar garantir a melhor condição do que tentar a sorte. Se você é o melhor, tem muitas chances, mas se você é o melhor e tem graduação e títulos, aí é imbatível.
"gabrielmuller" disse: doggone, vai de pessoa pra pessoa, sempre. eu faço facul de 3D pq com facul você dá um passo a frente de milhares, nao quis dizer que a facul vai me fazer bom, mas o meu professor é bem sensato e supera expectativas
De maneira nenhuma quis desmerecer profissional nenhum Gabriel, alias, se ele está lá fez por merecer. Eu sou louco pra fazer faculdade, mas nao é por isso que vou desperdiçar meu precioso tempo. Já fiz muitos cursos rapidos na área, gastei pouco e lucrei mto. Só to dando 1 toque pra ele, pq facul nenhuma sai por menos que 50000 mangos, e msm assim o retorno nao é garantido, agora 1 curso tb nao eh garantido, mas com 1000 vc faz 1 e dos bons. Mas aconselho a estudar, independente da forma, faça como achar melhor. Abraços!!
Opa! O tópico tá bombando! E só pra tumultuar um pouco mais vou deixar a minha opinião...rs. Acho que como disseram anteriormente, se você puder financiar um bom estudo, corra atras dessas escolas que o pessoal indicou, além é claro da Vancouver University que é top! Acho que uma boa faculdade fora do Brasil ou um bom curso no Brasil valem muito a pena. Apenas não indico as faculdades de games. Nesses anos que trabalho com tempo real, contratei muitos profissionais e estudantes de quase todos os cursos de games e afins, inclusive de certas universidades consideradas tops no país. Conclusão: Nenhum deles tinha a mínima noção de como se fazia um jogo, não importa o ano que estavam cursando. Poucos que trabalhavam em empresas com isso realmente sabiam do que se tratava. Por isso parei de contratar pessoas dessas universidades e foquei em artistas. Pessoas que desenhavam bem, ou esculpiam, pintavam e dei um treinamento de 3D. Essa não é a decisão mais barata mas com certeza foi a melhor a longo prazo. Passei muita raiva com aspirantes a "game designers" que achavam que iriam sair da faculdade e conseguiriam uma vaga exatamente com esse título!...uahauhauha. Achavam que tinham conhecimento pra comandar uma equipe sem serem especialistas em nada e muito menos ter uma boa idéia do todo, ou seja, um bando de mimados pelos pais, professores e amigos. O meu conselho é: Faça um bom curso. Você sempre pode aprender sozinho mas um bom curso te ajuda a pular etapas de dúvidas conceituais. Não precisa ser faculdade, mas acho que ter um diploma de curso superior é fundamental para um bom desenvolvimento lógico e disciplinar. Foque no começo da sua carreira! Escolha programar ou modelar, animar etc...e faça isso bem! Aos poucos vá estudando as outras áreas para se tornar um profissional completo. Se escolher um curso superior no Brasil, faça um com no mínimo 5 turmas formadas e com conteúdo sólido, como desenho industrial ou outros de design. Só pra vc ter uma idéia, eu sou engenheiro de telecomunicações e apesar de nunca ter feito um curso de 3D (mais por falta de tempo do que de vontade) entendo bem sobre level e caracter design e o processo 3D pra games em geral, sendo que palestrei em diversas universidades pelo país. Só quero dizer que depende muito mais de você do que dos cursos que possa fazer, mas é claro que sempre ajudam. Um grande abraço e boa sorte!!!
Sarandini
Olá Sarandini, concordo contigo. Eu acho que como nessa área se aprende mais na prática e com cursos específicos, se a pessoa for fazer uma faculdade, vale mais fazer um curso menos restrito, faz design, engenharia, administração, ter um diploma reconhecido e se dedicar ao que gosta de fazer de verdade. Eu acho que este tópico tem alguma informação interessante também, que acaba tendo a ver com o assunto http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57833
infelizmente no brasil... diploma vale mais q conhecimento... um pedreiro. sem segundo grau.. sabe contruir melhor uma casa doq um engenheiro formado... claro q ai entram resposabilidades e td mais. mas eu conheço mta gente boa no 3d. q nao fez faculdade nenhuma... que dao de 1000 a 0. nums formados.... conselho... faça a facul doq vc mais gosta... nao interessa noq vc vai trabalhar dpois... tendo diploma. no brasil vc ta susse..;
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711053.

Total de membros registrados: 138523

Últimos membros registrados: JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026, Mvyeira , luciano pr, Davis123.

Usuário(s) on-line na última hora: 1316, sendo 4 membro(s) e 1312 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: psoriol, LumiLeanAvis Prix, holtenodro, JointCare11.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.