Tava olhando o site de Universidade Tecnologica Federal do Paraná (antigo cefet) onde me formei em Tecnologia em Construção de Edificios e tava vendo os cursos de "Design" e atribuições
Atribuições do Tecnólogo em Artes Gráficas
Modalidade Projeto Gráfico:
Pioneiro em sua área de atuação, o Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas, com ênfase no Projeto Gráfico, Pré-Impressão e Planejamento da Produção Gráfica, se propõe a preencher uma lacuna existente nos cursos superiores da área, formando profissionais de nível superior especializados para atender à crescente demanda do mercado gráfico, editorial, de agências e escritórios de design gráfico. Tem como diretriz acompanhar as novas tecnologias da área gráfica bem como estar em sintonia com as empresas.
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas tem como objetivo formar um profissional para atuar na indústria gráfica, qualificando-o para desenvolver trabalhos gráficos, bem como definir, acompanhar e administrar os processos de produção (impressão, encadernação, composição, editoração, tratamento de imagens), atuar como autônomo ou ainda como empreendedor, sendo capaz de interagir frente às dinâmicas sociais e à evolução tecnológica.
Competências
· Ser capaz de reconhecer que os projetos de design gráfico devem ser compatíveis com o mercado, público alvo e com os processos produtivos;
· Promover o design gráfico entendendo-o como um processo centrado nos seres humanos e no seu contexto sócio-cultural;
· Conhecer a história dos movimentos artísticos e das artes gráficas, apontar seus reflexos na sociedade e direcionar os projetos de forma a comunicar-se com o público alvo;
· Ter capacidade de representação bidimensional e tridimensional, utilizando instrumentos de desenho;
· Dominar técnicas de representação à mão livre para desenvolvimento e apresentação do projeto;
· Dominar técnicas de ilustração para aplicação em projetos gráficos;
· Dominar a utilização de técnicas de produção e processamento fotográfico para a aplicação em projetos e produção gráfica;
· Dominar a utilização de aplicativos computacionais como ferramenta para trabalhos de editoração de textos, tratamento de imagens, criação em ambientes vetoriais e multimídia para apresentações;
· Conhecer as características dos materiais utilizados na produção gráfica e seus processos de obtenção e transformação;
· Conhecer as características dos processos de produção gráfica, da pré-impressão ao acabamento;
· Ter noções de custos e orçamentos na produção gráfica para a viabilização de projetos;
· Ser capaz de gerenciar um projeto de design gráfico desde a identificação de oportunidade de mercado até a sua produção, utilizando conceitos de marketing, administração, gestão, qualidade e empreendedorismo.
Atribuições do Tecnólogo em Móveis
Modalidade Projeto de Móveis:
Inovador em sua área de atuação, o Curso Superior de Tecnologia em Móveis, com ênfase no Projeto de Móveis, tem como proposta formar profissionais de nível superior especializados em atender à demanda do mercado moveleiro. Tem como diretriz acompanhar as novas tecnologias da área moveleira bem como estar em sintonia com as empresas.
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Móveis tem como objetivo formar um profissional para atuar na indústria moveleira, qualificando-o na área de desenvolvimento de produtos e sistemas de produtos para a indústria de móveis, podendo ocupar cargos ligados ao ramo, atuar como autônomo ou ainda como empreendedor, sendo capaz de desempenhar as atividades de desenho técnico em desenho de móveis, desenvolver projetos e acompanhar sua produção, bem como elaborar desenhos técnicos e confecção de modelos e protótipos e desenvolver novas concepções para o móvel brasileiro e interagir frente às dinâmicas sociais e à evolução tecnológica.
Competências
· Dominar as normas técnicas de representação de desenho aplicadas ao desenho de móveis;
· Dominar métodos construtivos de perspectivas de móveis e interiores;
· Ter capacidade de representação bidimensional e tridimensional, utilizando instrumentos de desenho;
· Conhecer a história dos movimentos artísticos e do mobiliário, apontar seus reflexos na sociedade e direcionar os projetos de forma a comunicar-se com o público alvo;
· Dominar técnicas de representação à mão livre para desenvolvimento e apresentação do projeto;
· Conhecer dispositivos de montagem para móveis utilizados na indústria moveleira;
· Ter noções de leitura de projetos arquitetônicos;
· Dominar a utilização de aplicativos computacionais como ferramenta para trabalho;
· Ser capaz de acompanhar, supervisionar e administrar os processos de produção da indústria moveleira;
· Conhecer as características dos materiais utilizados na indústria moveleira, seus processos de obtenção, transformação e processos de produção de móveis;
· Ter noções de custos e orçamentos relacionados à indústria moveleira;
· Ser capaz de reconhecer que os projetos devem ser compatíveis com o mercado, público alvo e com os processos produtivos;
· Promover o design de móveis, entendendo-o como um processo centrado nos seres humanos e no seu contexto sócio-cultural;
· Dominar técnicas de elaboração de modelos (mock-up, pré-modelo, modelo de apresentação, modelo funcional e maquete);
· Planejar e elaborar projetos de móveis.
(fonte: http://www.cefetpr.br/deptos/dadin/cursos.htm#artes)