como uma empresa de design ganha dinheiro ??

Por: Marinhu  

Em: 05/05/2010 19:08

Tava olhando o site de Universidade Tecnologica Federal do Paraná (antigo cefet) onde me formei em Tecnologia em Construção de Edificios e tava vendo os cursos de "Design" e atribuições Atribuições do Tecnólogo em Artes Gráficas Modalidade Projeto Gráfico: Pioneiro em sua área de atuação, o Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas, com ênfase no Projeto Gráfico, Pré-Impressão e Planejamento da Produção Gráfica, se propõe a preencher uma lacuna existente nos cursos superiores da área, formando profissionais de nível superior especializados para atender à crescente demanda do mercado gráfico, editorial, de agências e escritórios de design gráfico. Tem como diretriz acompanhar as novas tecnologias da área gráfica bem como estar em sintonia com as empresas. Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas tem como objetivo formar um profissional para atuar na indústria gráfica, qualificando-o para desenvolver trabalhos gráficos, bem como definir, acompanhar e administrar os processos de produção (impressão, encadernação, composição, editoração, tratamento de imagens), atuar como autônomo ou ainda como empreendedor, sendo capaz de interagir frente às dinâmicas sociais e à evolução tecnológica. Competências · Ser capaz de reconhecer que os projetos de design gráfico devem ser compatíveis com o mercado, público alvo e com os processos produtivos; · Promover o design gráfico entendendo-o como um processo centrado nos seres humanos e no seu contexto sócio-cultural; · Conhecer a história dos movimentos artísticos e das artes gráficas, apontar seus reflexos na sociedade e direcionar os projetos de forma a comunicar-se com o público alvo; · Ter capacidade de representação bidimensional e tridimensional, utilizando instrumentos de desenho; · Dominar técnicas de representação à mão livre para desenvolvimento e apresentação do projeto; · Dominar técnicas de ilustração para aplicação em projetos gráficos; · Dominar a utilização de técnicas de produção e processamento fotográfico para a aplicação em projetos e produção gráfica; · Dominar a utilização de aplicativos computacionais como ferramenta para trabalhos de editoração de textos, tratamento de imagens, criação em ambientes vetoriais e multimídia para apresentações; · Conhecer as características dos materiais utilizados na produção gráfica e seus processos de obtenção e transformação; · Conhecer as características dos processos de produção gráfica, da pré-impressão ao acabamento; · Ter noções de custos e orçamentos na produção gráfica para a viabilização de projetos; · Ser capaz de gerenciar um projeto de design gráfico desde a identificação de oportunidade de mercado até a sua produção, utilizando conceitos de marketing, administração, gestão, qualidade e empreendedorismo. Atribuições do Tecnólogo em Móveis Modalidade Projeto de Móveis: Inovador em sua área de atuação, o Curso Superior de Tecnologia em Móveis, com ênfase no Projeto de Móveis, tem como proposta formar profissionais de nível superior especializados em atender à demanda do mercado moveleiro. Tem como diretriz acompanhar as novas tecnologias da área moveleira bem como estar em sintonia com as empresas. Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em Móveis tem como objetivo formar um profissional para atuar na indústria moveleira, qualificando-o na área de desenvolvimento de produtos e sistemas de produtos para a indústria de móveis, podendo ocupar cargos ligados ao ramo, atuar como autônomo ou ainda como empreendedor, sendo capaz de desempenhar as atividades de desenho técnico em desenho de móveis, desenvolver projetos e acompanhar sua produção, bem como elaborar desenhos técnicos e confecção de modelos e protótipos e desenvolver novas concepções para o móvel brasileiro e interagir frente às dinâmicas sociais e à evolução tecnológica. Competências · Dominar as normas técnicas de representação de desenho aplicadas ao desenho de móveis; · Dominar métodos construtivos de perspectivas de móveis e interiores; · Ter capacidade de representação bidimensional e tridimensional, utilizando instrumentos de desenho; · Conhecer a história dos movimentos artísticos e do mobiliário, apontar seus reflexos na sociedade e direcionar os projetos de forma a comunicar-se com o público alvo; · Dominar técnicas de representação à mão livre para desenvolvimento e apresentação do projeto; · Conhecer dispositivos de montagem para móveis utilizados na indústria moveleira; · Ter noções de leitura de projetos arquitetônicos; · Dominar a utilização de aplicativos computacionais como ferramenta para trabalho; · Ser capaz de acompanhar, supervisionar e administrar os processos de produção da indústria moveleira; · Conhecer as características dos materiais utilizados na indústria moveleira, seus processos de obtenção, transformação e processos de produção de móveis; · Ter noções de custos e orçamentos relacionados à indústria moveleira; · Ser capaz de reconhecer que os projetos devem ser compatíveis com o mercado, público alvo e com os processos produtivos; · Promover o design de móveis, entendendo-o como um processo centrado nos seres humanos e no seu contexto sócio-cultural; · Dominar técnicas de elaboração de modelos (mock-up, pré-modelo, modelo de apresentação, modelo funcional e maquete); · Planejar e elaborar projetos de móveis. (fonte: http://www.cefetpr.br/deptos/dadin/cursos.htm#artes)
[quote:1c78d6cd23]mas não venha me dizer que eu não posso fazer o que eu faço só pq não tenho o diploma...[/quote:1c78d6cd23] é exatamente por isso que é necessário uma oficialização da profissão de Designer como é a de engenharia, direito, medicina, etc... vc pode claramente fazer o que faz, mas não se intitule como Designer mas como operador de software ou estudante de design, mas não designer, sim sou xiita com minha profissão, foi por uma grande quantidade de pessoas como eu que mtas profissões se regulamentaram, pq essas pessoas se juntaram e pressionaram para existir a regulamentação.
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
outra eu nunca me intitulei designer, mas com certeza o meu escritório faz design e tem pessoas qualificadas para fazer isso...
Então Tudisco, mas no seu diploma está escrito Designer? Já é oficial?
Sarandini
esse negócio de título é complicado.. passo pelo mesmo dilema na minha área.... qquer um pode ser analista, desenvolvedor, programador.. basta conhecer um ou duas linguagens de programação que pronto.. disputa a mesma vaga no mercado que eu que tenho 4 anos de facul e 10 anos de carteira assinada.. srrs sei que aprender sozinho não é p/ qquer um.. precisa de muita dedicação, disciplina e força de vontade.. sem falar na persistência... ams se houvesse um orgão regulador (como CREA, OAB) por exemplo.. mesmo que o auto-ditata tivesse o mesmo conhecimento (know how, feeling, etc) do que eu, não poderia atuar na minha área (não poderia tirar meu emprego) se não tivesse pelo menos a carteirinha da categoria (como o CRC, CRM CREA, etc)... e para ter direito à fazer a prova p/ ter essa carteira... é pré-requisito ter o diploma. Hj em dia... ter um diploma (na minha opinião pessoal).. não é diferencial de nada.. é sim.. um pré-requisito.. uma obrigação... vc chega p/ o entrevistador e fala.. sou formado... ele vai te responder.. tá e daí?... tenho uma lista de 50 tb formados.. o que vc tem à mais p/ oferecer? (aí entra tb o talento, as técnicas que vc desenvolveu com base na sua experiencia, seu know how adquirido em trabalhos anteriores e tals...) então.. ter um diploma é necessário sim... há muito tempo já fala-se em regulamentar a profissão do analista de sistemas (ainda não saiu do papel.. é verdade).. mas deve acontecer cedo ou tarde.. acredito que nas outras áreas tb.. com o design por exemplo... então acho que devemos estar preparados p/ o que pode acontecer em um furuto não tão distante... já pensou.. vc se esforça.. estuda... adquire conhecimento, nome e tudo... daí.. ali na frente eles regulamentam a profissão e vc só pode atuar se tiver a carteirinha da profissão... vc vai chegar no sindicado e no orgão regulador e dizer.. poxa eu trabalho nisso há décadas... eu sei mais do que qquer recém formado... ele vai olhar p/ vc e dizer.. tá.. mas vc não tem diploma, não pode ter a carteirinha, faça uma faculdade que a gente conversa.... acho que é possível antecipar-se e fazer a faculdade, conhecimento nunca é demais... eu recomendo fortemente fazer uma facul... e até mais quem sabe (especialização, mestrado ou mba, e por aí vai) isso tb é investir na sua imagem profissional, enriquecer o seu curriculo.. e é muito válido sim. respeito muito os auto didatas.. meu professor de linguagem C/C++ não era analista nem desenvolvedor e nem programador.. ele era arquiteto.. com mais de 15 anos de experiencia em programação.. acho que nunca conheci alguém que manje mais de c/c++ como ele.. aprendi muito.... mas ainda acho que p/ ser um analista tem que ter diploma na área... por isso concordo com o que o tudisco diz.. rsrs só gostaria de pedir p/ manterem o bom nível da discussão.. tem coisa muito boa nesse tópico.. seria uma pena que fosse trancado. abraço.
faz 2 anos é DESIGN...
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
Opa, Concordo chthome. A minha pergunta foi mais pra entender mesmo mas não tive resposta. Mas na minha opinião, só pode restringir um título se existe um diploma com esse título. No meu caso, sou Engenheiro de Telecomunicações. Porém esse título é uma convenção aceita pelo mercado. Se alguém quiser ser chato e dizer: "Não, você não é isso pois esse título não é aceito pelo MEC", vou ter que concordar. O meu título perante ao MEC é: Engenheiro eletricista modalidade eletrônica com ênfase em telecomunicações. Por isso acho uma bobeira ficar falando que alguém não pode se intitular designer por não ter curso superior. O dia que isso for verdade, vão postar aqui e pronto! Está resolvido! Só lembrando que não sei se já é usado, pois perguntei mas ninguém respondeu. Abraço,
Sarandini
Sarandini, vou ficar devendo pra ti por enquanto o que esta escrito no diploma, pq por alguns problemas que tive com a faculdade e trabalho, na epoca q me formei trabalhava em uma empresa q me sugou mto.. e não pude ir na colação de grau, isso complicou minha vida mto pra pegar meu diploma, q só foi ficar pronto na semana passada depois de 5 anos de formado... burrocracia Fda... acredito que ainda essa semana eu passe la na universidade pra pegar meu diploma e t falo exatamente como esta descrita a formação.
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tudo eh muito bonito, mas como ficam os arquitetos que fazem logos, que entregam o serviço sem nem ao menos fazer um manual da marca, já vi desenhista de cad que fazendo projetos, designers fazendo projetos arquitetônicos, e todos são formados, vcs bacharéis deveriam ir a traz de quem se formou em um trabalho mas faz o de outro. acho errado por exemplo eu fazer uma fachada de um projeto arquitetônico só pq eu posso fazer uma imagem bonitinha... mas já vi isso acontecer e depois um arquiteto assinar o projeto, já imaginaram ai eu pergunto????? Será que no mercado o único diferencial que o bacharel tem é o diploma?!? Acho sempre aprendi bastante neste site, mas esta discussão só acrescentou que se vc quiser ganhar um dinheiro com um escritório tem que ser bom no que vc faz, pois o cliente esta pouco se lixando com o seu titulo, e pelo que eu tenho notado, o preço está deixando de ser um fator importante também... o cliente quer coisa boa !!!!!!! já se vc for procurar um emprego, ai sim geralmente isso eh um pré requisito e passa a ser importante para o mercado....
Olá pessoal. Estive acompanhando o tópico e realmente a discussão sobre esse tipo de assunto apresenta diversas e interessantes opiniões. Gostaria de colaborar com o relato de um comentário interessante que eu ouvi há um tempo atrás, e que mostra o outro lado da moeda. Eu estava conversando com um cliente que é luthier, nascido em família de músicos, desde pequeno queria tocar violão e viola, apendeu a tocar a se apaixonou pelos instrumentos. Desde 1994 se dedicou a aprender a arte de construir estes instrumentos. Hoje ele constrói bons instrumentos mas diz que tem muito que continuar aprendendo. Então um dia eu estava conversando com ele e disse que achava muito legal agora existir o curso de luteria, como aqui na UFPR por exemplo. Daí ele fez o seguinte comentário: Pois é, veja como são as coisas, eu estou há 16 anos aprendendo isso, hoje o cara faz um curso desse de 6 semestres e também vira luthier... É um outro ponto de vista, e muito interessante.

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