Receita de Bolo - Preços das Imagens em 3D no Brasil

Por: Mindeye  

Em: 28/02/2011 13:17

Galera, Eu vejo todos no fórum numa discussão de valores que nunca tem fim. E a premissa da regulamentação da área, é algo que não podemos contar que vá acontecer em curto prazo. Há tempos, eu tenho pensado no que estou escrevendo agora, e devido às circunstâncias e a fim de tentar prover um ano de maiores conquistas a todos profissionais da área de 3D, principalmente aqueles que participam do fórum, eu gostaria de sugerir a seguinte ideia, contanto que não fossem violadas as regras gerais do fórum, e dos direitos autorais das imagens. A ideia é criar um “valor base” para as imagens 3D, e assim desenvolver um mercado mais justo e competitivo e mais oportunidades para todos. Como isso funcionaria??? - Vamos criar uma comissão dentro do fórum, com um número limitado de pessoas (acho que no máximo 10). Essas pessoas vão estipular um "valor base" para cada tipo de imagem, e essas imagens vão ficar em um tópico fixo até o final do ano. No ano seguinte, cria-se uma nova comissão para estipular valores para o ano seguinte. Quero deixar claro que a ideia, não é criar "SALÁRIOS", mas sim, dentre tantos fatores, principalmente acabar com a exploração. - Como seria a eleição da comissão? Todos participantes do fórum maiores de 18 anos poderiam se candidatar, para isso, eles devem postar de forma bem simplificada sua experiência profissional na área, atuação no mercado, além é claro de estarem dispostos a expor pelo menos 1 imagem para ser julgada e ter seu trabalho com um valor estipulado pela futura comissão. Para não deixar virar bagunça, e realmente fazer isso virar realidade. É imprescindível, estipular prazos, tanto para eleição, como para elaboração dos valores, por exemplo: Vamos ter 1 mês para todos se candidatarem, fechado esse prazo, teremos 1 semana, para todos votarem, e encerrada a votação, a comissão terá 1 mês para divulgar as imagens e seus valores. É muito importante, que a comissão seja formada por pessoas de vários níveis e não somente os “masters” do 3D, para que a comissão tenha a “voz” de todos e possam discutir fatores que outros talvez desconheçam. Os valores estipulados serão para nível nacional? SIM! Por quê? Imaginem a seguinte situação: Uma fachada de uma casa na Bahia o profissional cobra R$ 300,00 e a mesma em São Paulo é R$ 800,00. A partir do momento que o profissional da Bahia passar para seu cliente o valor de R$ 800,00, o seu cliente vai buscar outro profissional. Se todos os profissionais da Bahia seguirem a mesma “base”, provavelmente o cliente vai começar a analisar o portfolio de cada um para escolher o melhor, ou quem vai oferecer a melhor negociação, prazos, etc. Se o cliente quiser buscar um profissional em SP, vai se deparar com a mesma situação. A diferença, e o que eu acho mais sensato, é que ele volte a escolher o profissional da Bahia, por quê? Principalmente, pela proximidade, em que muitas vezes, ele vai poder dar um atendimento diferenciado até mesmo estar presente ao seu cliente. Mais uma vez, quero deixar claro, que a ideia não é criar SALÁRIOS, mas sim valores que servirão de base para os profissionais negociarem com seus clientes. Voltando as tarefas da comissão:... Eu sugiro algumas categorias de imagens para serem analisadas: - Residência Externa; - Residência Interna; - Fachadas de prédios; - Projetos completos de prédios (Fachada, área de lazer, área interna (academias, salão de festa,etc) e mais imagem de sala e quarto) - Projetos Cenográficos (stands) - Projetos Cenográficos (ambientação) - Ilustração (produto, personagem). Não adianta, nesse momento, querer fazer algo muito detalhado, cheio regras, fórmulas, etc. Acredito que devemos começar com algo o mais simples possível. Se tudo der certo, com certeza o tópico vai evoluir gradativamente em todos os seus aspectos. Portanto, simplificando toda a ideia acima, é o seguinte: - Todos usuários do fórum acima de 18 anos poderiam participar; - Podem postar mais de uma imagem, desde que aceite que essa imagem seja julgada pela comissão, ciente que será dado um “valor de base” para ela e categorizada em nível BÁSICO/INTERMEDIÁRIO OU AVANÇADO. - Os termos definidos para avaliação serão criados pela comissão e não pelos usuários; - Os níveis de imagens serão classificados em: 3D Básico / 3D Intermediário / 3D Avançado. Para cada categoria de imagem (residência interna, externa, fachada de prédio, etc), sempre terá esses 3 níveis e seu “valor base” correspondente. Exemplo: 3D Básico R$ 400,00 à R$ 800,00 – 3D Intermediário R$ 800,00 à R$ 1.500,00 – 3D Avançado superior a R$ 1.500,00. - Os participantes da comissão, deverão ter tempo e seriedade para concluir o projeto. Uma vez postado as imagens e seus valores, encerra-se o projeto podendo ele atender opiniões, criticas e sugestões dos usuários, a fim de melhorar o tópico no próximo ano. Passando tudo o que foi adquirido aos próximos membros da comissão. - No tópico final terá somente uma imagem por nível para cada categoria, afim de não transformar o tópico em uma galeria, e fechado para postagem. Servirá somente como consulta. Talvez ajude, talvez piore... eu não sei. Posso estar completamente enganado, e todos acharem essa ideia um lixo... Mas eu acredito, que não agora, mas daqui a alguns anos, poderemos estar vendo o resultado disso. Gostaria de pedir encarecidamente aos colegas do fórum, para responder a esse tópico, somente com “SIM” quem achar que é válido ou “NÃO” quem achar que não vai dar certo, afim de não transformar o tópico em outra novela de discussão de valores, etc. Acredito que em pouco tempo, os moderadores terão uma visão mais ampla e poderão nos auxiliar e nos dizer se é possível concretizar isso aqui no fórum. Obrigado a todos que chegaram até aqui. Pablo - Rendervia
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
define um valor para animação também, quanto custa cada segundo, nos 3 níveis...
Sem dúvida... Isso vai depender da quantidade de material que tiver no fórum e se seus autores autorizarem fazer isso.
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
Gostei da ideia. Me parece bem estruturada e pode dar uma boa ajuda para todos que têm dúvidas... além de ter um valor base para mostrar a clientes criado por profissionais de um fórum conceituado da área da um apoio na hora de cobrar o valor justo.
Muito boa a ideia, realmente vai acabar com a exploração na area...
Se nos projetistas fosse-mos mais unidos, quem sairia ganhando seria nos mesmo. Uma iniciativa como essa pode sim nos ajudar bastante. Obs.: Devido a diversificação de valores entre regiões. Poderia-mos fazer uma tabela padrão, e cada estado acrescentaria um percentual a cada valor. Porque se não deveremos criar N valores pois cada regiao tem uma estimativa de preço. Mesmo que uma ideia ou outra seja milaborante, vamos dar seguimento nesse objetivo. Grato !!!
O limite do homem é a sua falta de interesse em conquistar as coisas.
excelente ideia, dooou todo o apoio para isso seguir para frente
Portifólio: www.felipecluk.com
“sim”
sim gostei muito da idéia!!!
Respeito é bom e mantém os dentes no lugar.
sim, com certeza essa é uma ótima idéia!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1082, sendo nenhum membro e 1082 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.