Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bruno Santi 3D   Londrina-Parana - PR
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
EvandroGP   Paraná - PR
APO   Rio de janeiro. - RJ
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC

Portfólios Ver Mais

Vynycius   Petrópolis
cfgondim   Ceará - CE
Iraq   BRASIL
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC

Receita de Bolo - Preços das Imagens em 3D no Brasil

Por: Mindeye  

Em: 28/02/2011 13:17

Tem meu apoio, até porque precisamos organizar nossa classe! Uma tabela de valores (estipulados) seria um bom inicio! Penso tambem que esta tabela serviria como um argumento na hora de formular uma proposta na prestação dos serviços. Quanto ao sindicato eu acho que ainda não existe?! Bom, pelo menos na pesquisa que fiz não achei nada! Acho que a profissão de CG ainda não é regulamentada no Brasil? (corrija-me caso esteja enganado) Este é um assunto (sindicato e regulamentação) que futuramente poderiamos por em pauta, mas por enquanto vamos nos concentrar neste topico, ok! Abraço a todos.
a idéia é boa..... mas criar um sindicato não é assim não.. já teve um tópico muito bom aki sobre isso.. chegaram a definir inclusive o regimento do sindicato... só que empacou na burocracia do governo... não me lembro direito o motivo.. mas acabou invibializando.... talvez se presquisar no forum encontre.. e eu achar posto aki p/ vcs lerem... (acho que ainda tenho uma cópia de uma prévia do regimento.. vou procurar)
olha só.. o tópico eu achei... qdo chegar em casa eu vejo se tenho a cópia do regimento... mas o autor do tópico deve ter p/ enviar se for o caso... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=58582&highlight=sindicato
Parou pq o cara que iniciou o tópico e tava correndo atras disso foi impedido pq não era formado em design ou qualquer area haver com computação gráfica , acho que era esse o desfecho da novela. Mas essa idéia dele é boa, tendo trabalhos de referencia pra saber quanto cobrar é uma boa. Então é SIM
Sindicato??? Sério??? Blz... só acho que o certo seria abrir um outro tópico para falar disso, pois vai ser um processo bastante burocrático, e com certeza, vai levar muuuito mais tempo pra realizar. Agora se começar a discutir isso nesse tópico acho que vai empacadar essa idéia, pois todos vão vir com idéias para discutir outro assunto. Agora quem tiver interesse de correr atrás de sindicato, eu sugiro algo bem simples: Entra em contato com a Associação dos Designer Gráficos (ADG), ou com a Associação Brasileira dos Designer de Interiores (ABD), ou Associação Nacional de Designer (AND), pede pra falar com o presidente, e pergunta como foi que eles criaram as suas associações, que rumo se deve tomar, quanto tempo levou, etc. Mas não tirem o foco de uma idéia simples, com algo que vai ser muito mais complicado. Obrigado
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
a ideia de preços é boa. cria uma base... realmente é interessante, mas em alguns casos.. grandes centros como São Paulo , BH . Porto Alegre. e etc.. pode gerar uma concorrência... pois 2 caras postam a proposta e talz.. e 1 3º vê a parada. q cadastrou apenas pra fazer falcatruas... vai lá e renegocia a bagaça.. é complicado postar trampos... acho q o que convém.. e apenas postar valores. sem empreendimentos.. afinal se vc coloca 1 fachada de um prédio... da construtora X. daqui a pouco aquilo está no outdoor. e o zé ruela. vai lá e vai te querer passar a perna... lógico, algumas construtoras.. preferem confiança... e vai que alguma construtora pode agir de má fé... eu não confio no homem... já postei alguns trabalhos aqui, e espero postar outros... aprovo a iniciativa.. mas creio que deveria ser uma classe privada e só membros sei lá de q tipo, para haver um filtro nisso... coisa bem particular aí talvez funcione.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Wagner, respeito a tua opnião. Agora ter medo da concorrência é complicado. Eu realmente não entendi direito a sua resposta quando você disse "pois 2 caras postam a proposta e talz.. e 1 3º vê a parada. q cadastrou apenas pra fazer falcatruas... vai lá e renegocia a bagaça.." Você ta achando que vc cai postar o valor pro seu cliente aki no fórum??? Se for isso, acho que vc não entendeu a proposta apresentada. E no quesito CONCORRÊNCIA... Sim, provavelmente vai aumentar, porém, uma concorrência mais justa, evitando a desvalorização dos profissionais da área. Ai eu acho que parte de cada um ter um pouco de Fé no seu próprio taco.
"Mindeye" disse: Wagner, respeito a tua opnião. Agora ter medo da concorrência é complicado. Eu realmente não entendi direito a sua resposta quando você disse "pois 2 caras postam a proposta e talz.. e 1 3º vê a parada. q cadastrou apenas pra fazer falcatruas... vai lá e renegocia a bagaça.." Você ta achando que vc cai postar o valor pro seu cliente aki no fórum??? Se for isso, acho que vc não entendeu a proposta apresentada. E no quesito CONCORRÊNCIA... Sim, provavelmente vai aumentar, porém, uma concorrência mais justa, evitando a desvalorização dos profissionais da área. Ai eu acho que parte de cada um ter um pouco de Fé no seu próprio taco.
brother,, eu não tenho medo de concorrência.. o que na verdade eu quis dizer.. é que existem pessoas que não são dignas nem mesmo do trabalho que prestam... eu vc.. e muitos outros terão preços equiparados.. porem sempre tem 1 ou outro. que é sacana e derruba os preços pra ficar com o projeto... (geralmente faz um trabalho bem meia boca e o cliente fica feliz ainda) eu já perdi um trampo porque cobrei o justo e teve outra pessoa q cobrou eu sei lá qto, porque o cliente era mão de vaca pacas... e tava todo feliz, e o predinho dele estava flutuando... não tinha nem uma encenação de fundo... não tinha sombra.. nem nada.... é sempre assim,, 10 querendo fazer o melhor e justo e melhorando o mercado, mas tem sempre uma ovelha negra desvalorizando o trabalho... e isso por aí tem muitoss.. concorrência legal é boa sim.... o problema são as pessoas desleais.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Concordo plenamente contigo! Porém, se o cliente quer pagar barato por um projeto sem qualidade, o problema é dele. Com certeza ele não terá o retorno esperado do mercado. Agora se o profissional, que faz um trabalho com uma qualidade mediana também quiser cobrar um preço abaixo do que é no mercado, ele também vai perceber com o tempo, que o seu lucro vai estar em desvantagem em relação aos seus custos operacionais... Ou ele inverte a situação, ou ele "quebra as pernas". Agora, sinceramente,... No exemplo que você citou do cliente que ficou feliz com seu prédio flutuando... eu nem esquentaria a cabeça... Eu penso, que certas coisas não agregam nada de bom para a sua vida profissional e pessoal... e você ainda pode ter escapado de uma enrascada... pois se o cliente é tão mão de vaca, imagina se o projeto começa a ter refações... Você acha que ele vai querer pagar, ou pagar um valor plausível pelo retrabalho??? Acredita no seu talento! no seu portfolio!!! Deixa esses "xabus" pra quem acha que tá fazendo um bom negócio... Só assim, depois de passar por esses "perrenques", é que o profissional percebe que o buraco é mais embaixo... Abraço
Concordo com o Mindeye, "profissionais" que trabalham com o valor abaixo do mercado não se estabelece, a principio o cara pode até pegar alguns trabalhos, mais quando cai na real e vê que esta trabalhando de graça e tenta alinhar os valores com o mercado, o cara se queima! A pratica de dumping não funciona! O que me assusta nesta area não é o profissional desleal, e sim uma "molekada" que tem por ai se julgando "Artista de CG", é ai que mora o perigo! Pois o "caboco" faz meia duzia de tutorial (não tenho nada contra tutoriais, aprendi muito com eles!) baixa um software de um "olho só" e sai por ai oferecendo seus trabalhos a preço de banana! (as vezes não cobram nada!) E o cidadão que tem familha para sustentar, investe em maquina, estudo, software, abri firma e paga impostos... é obrigado a conviver com este inconveniente concorrente, e ver o mesmo tirar parte do seu ganha pão, é de KH!!!! Por isto acho que antes de mais nada, tem que ter a regulamentação do profissional de CG, ou seja, o profissional teria que ter ao menos um curso tecnico (reconhecido pelo MEC) e ser filiado a um sindicato ou associação para exercer a profissão, mas enquanto isto não acontece, nem sei se vai??? Vamos criar uma tabela referencial de valores, ja é um inicio. Abraço a todos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1004, sendo 2 membro(s) e 1002 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Young03Uzziah.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.