Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sandro   Itararé-SP - AC
Gui Silva   cotia - SP
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Marco Rocha   Corrêas, Petrópolis, RJ - RJ
Ismael de jesus   Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

vjalmeida   salvador - AC
bronoo   Taubaté
lucas   são paulo
Lui   Curitiba

Receita de Bolo - Preços das Imagens em 3D no Brasil

Por: Mindeye  

Em: 28/02/2011 13:17

Bela discussão. Wagner o problema não são os sacanas que derrubam os preços pra ficar com o projeto, são os ignorantes(eu) que não sabem quanto cobrar e acabam prostituindo o mercado por pura desinformação.
Mindeye Marcio Garcia destrap Mindeye, concordo com vc... no que disse aí sim brother.... e atualmente num pego mais os "xabus" não.. é dureza cara. só dor de cabeça.... e o cara quer q fica modificando e acha q já pagou os R$50,00.. e quer q vc trabalhe no projeto dele o ano todo .. brincadeira.... Marcio cara.. isso é brother,,, máquina é caro... custa muita grana.... e imagina vc trabalha... e precisa comprar mais memoria. ou uma placa de video, pra entregar um grande projeto... onde tu vai achar R$1.500,00 pelo menos para o investimento??? o cara q cobra barato... vai estar sempre um passo atrás... deveria aprender ... vai ver os caras ainda tem um P4. 2.4 com 4gb de memo, e max 9 ainda.... ( o max 0 é bom demais) só q o cara num usa recurso nem nada.. e subjulga o trabalho.. hoje tem o Revit e sketchup. q fazem 3ds mais "rapidamente" só que o cara vai lá e coloca aquelas texturas 50x50. e acha q tá fazendo 3d. coloca uma luz mais ou menos.. e pronto. tá lindo... brincadeira.... ele nunca ouviu falar no mental ray, vray.... ou dispositivos de iluminação.... q até mesmo revit oferece.... e acha q pode entrar no mercado... destrap.... eu já fui um destes. mas a cada evolução do meu trabalho. eu regulava meu preço... a cada trabalho que apresentava melhor... eu mudava... cheguei a cobrar por uma perspectiva R$700,00, 2 blocos iguais.... isso foi trash... e o trampo não ficou muito legal.... não sei se estou muito por fora ainda, mas atualmente.. pra 2 blocos iguais... e com térreo e talz... uma boa imagem... não daqueles empreendimentos enormes.. não cobro menos q R$1.500,00... ah não ser q sejam bloquinhos simples. aí num tem jeito tb. agora se for uma parada q to vendo lá .. tem 3 blocos... uma implantação enorme.. grades e vidros. e tudo vai aparecer... aí tem q subir um pouco... criar uma tabela. já tem a do Tiagodmed.. mas vc num pode pegar 2 prédios de baixo padrão .. bem barato. e cobrar caro... pois num vai te dar tanto trabalho.. e nem um projeto complexo cobrar barato.. pois o tempo é fogo.. agora tem aqueles projetos highlander.... o cara quer pra anteontem. e vc corre. e trabalha, e em um curto tempo ganha uma boa grana... e o cliente sai satisfetissimo,, mas 3d. e preço. cada caso é um caso.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Apoio e concordo com o Mindeye, quero entrar no mercado de trabalho na área de CG e/ou jogos digitais, mas nunca trabalhei na área e não conheço pessoas que trabalham também, pesquisei bastante sobre valores, mas não achei para as áreas de CG e Jogos digitais, se algum cliente por ventura vier me contratar não tenho a mínima idéia de quanto cobrar. Tenho certeza que essa iniciativa poderá ajudar muita gente. Concordo também com o Wagner Souza, sempre tem uma ovelha negra na área, então faço minhas as palavras dele: "aprovo a iniciativa.. mas creio que deveria ser uma classe privada e só membros sei lá de q tipo, para haver um filtro nisso... coisa bem particular aí talvez funcione." Parabéns pela idéia Mindeye e espero que der certo.
O Alquimista3D http://alquimia3d88.blogspot.com.br
Parabéns Marcio Garcia, faço de suas minhas palavras....porque essa "molekada" de tutorial não da mais pra guentar !!!
Sim. Talvez precise conversar com um advogado se quiser levar isso adiante. Não sei até onde a lei permite acordos entre entidades que estabeleçam valores padrão pra prestação de serviços sem isso se enquadrar na definição de cartel. Quanto a lance de regulamentação, profissonal de CG se enquadraria como Designer Gráfico, e essa não é uma profissão regulamentada, tem uma longa história isso inclusive. Um argumento que ouço sempre é que uma regulamentação serviria pra separar o joio do trigo, os "Micreiros" dos designers diplomados. Só que a maioria dos clientes tá mais é "misturando Activia com Johnnie Walker" pra essa distinção... Mas de qualquer forma, gostaria mesmo de ver uma tabela assim. Seria bom pra ter uma noção do valor do trabalho. Se quiserem algo de mais amplitude que isso, teria que haver um diálogo com outros fórums tb.
"SIM"
Modelagem e Render
http://www.wix.com/estudiopeb/home
Caro amigo Leandro, a principio esta tabela seria apenas um referencial para quem trabalha ou esta iniciando na area de CG tivesse um referencial de valores. Pois o alinhamento de preços neste seguimento é algo impossivel de ser praticado, a realidade de mercado nas diversas regiões do pais e estados são totalmente desiguais. Confesso que estou iniciando neste seguimento, o meu principal ganha pão ainda é o desenho industrial (sou projetista mecânico), mas minha paixão é a CG, i quero viver somente de CG! Então de alguns anos pra ca, venho investindo neste seguimento e graças a Deus e muito esforço, comecei ter um retorninho, só que para me tornar um profissional copetente nesta area, tenho que, alem de prestar um ótimo serviço e cumprir com os prazos, preciso tambem praticar preços justos. Para isto preciso de um referencial, e este referencial não consigo encontrar! Então venho cobrando pelo serviço prestado baseado no desenho mecânico, ou seja, cobro por hora trabalhada. De acordo com meus custos (fixos ou não) e independente da complexidade do trabalho, estipulei um valor de R$ 30,00 a hora trabalhada, pois se for um trabalho mais simples vou levar menos horas para realizar, consequentemente um valor menor, ser for algo mais complexo vou levar mais horas para executar, paralelamente o valor aumenta junto com estas horas a mais trabalhadas. Então é este o valor que venho praticando, esta correto? Ta alto? Ta baixo? Não sei? Pois não tenho parametro para me basear, então por isto julgo ser de suma importancia esta tabela. Um abraço a todos.
Marcio Garcia.... cara e como vc já sabe qto vai demorar??? ou vc passa o valor depois pro cliente... cobrar por hora é relativamente bom.... ah não ser o cara q mega ultra experiente e sabe exatamente qto tempo irá gastar. porém... se tu pega um trabalho e desenvolte correndo... este preço por hora vai pro espaço. pois se entregar uma interna. rápida, com blocos mesmo feita numa noite... tipo 6h... dá R$180,00, e num vale a noite de sono perdida.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Então Wagner...de acordo com a complexidade do projeto (estou falando de maquete) consigo sim, estipular um tempo para conclusão do trabalho! Mas este tempo não esta embutido alterações que o contratante do serviço venha propor posteriormente, ja teve casos de arquitetos que alterarão tanto o projeto, que no final a maquete serviu como uma ferramenta de estudo! Então baseado no que passam cobro "X", mais se tiver alteração é "X+Y", entendeu?! Aqui na minha região (Ribeirão Preto, S.P.) dificilmente um cliente contrata seu trabalho sem um valor estipulado, e acho que é assim na maioria dos lugares?! Primeiro te mostram o projeto e logo em seguida perguntam, "quanto vai ficar???" Então encima de um estudo previo do projeto, faço uma estimativa de tempo de acordo com a complexidade do mesmo, ai passo o orçamento, é assim que faço! I olha que até agora só falamos de maquete! Agora imagina se pintar um trabalho por exemplo, na qual tem que se criar um personagem, ai que vou ficar perdido mesmo!!! Pois o quanto custa modelar, texturizar, fazer rig, animar, editar, fazer pos finalização, etc, etc.. Como faço para estipular o valor referente a este trabalho??? Então volto ao texto que escrevi acima, eu não sei se estou cobrando o correto? Derrepente, estou me prostituindo sem saber!!! Pois não tenho parametro, por este motivo me envolvi neste assunto.
Saca só essa tabelinha do blog 3D Vicio http://3dvicio.blogspot.com/, achei super interessante http://www.4shared.com/get/bmitgVvT/calculadora_orcamentos_3ds_v4.html

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 706, sendo nenhum membro e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.