Então Wagner...de acordo com a complexidade do projeto (estou falando de maquete) consigo sim, estipular um tempo para conclusão do trabalho! Mas este tempo não esta embutido alterações que o contratante do serviço venha propor posteriormente, ja teve casos de arquitetos que alterarão tanto o projeto, que no final a maquete serviu como uma ferramenta de estudo! Então baseado no que passam cobro "X", mais se tiver alteração é "X+Y", entendeu?!
Aqui na minha região (Ribeirão Preto, S.P.) dificilmente um cliente contrata seu trabalho sem um valor estipulado, e acho que é assim na maioria dos lugares?! Primeiro te mostram o projeto e logo em seguida perguntam, "quanto vai ficar???" Então encima de um estudo previo do projeto, faço uma estimativa de tempo de acordo com a complexidade do mesmo, ai passo o orçamento, é assim que faço!
I olha que até agora só falamos de maquete! Agora imagina se pintar um trabalho por exemplo, na qual tem que se criar um personagem, ai que vou ficar perdido mesmo!!!
Pois o quanto custa modelar, texturizar, fazer rig, animar, editar, fazer pos finalização, etc, etc.. Como faço para estipular o valor referente a este trabalho???
Então volto ao texto que escrevi acima, eu não sei se estou cobrando o correto? Derrepente, estou me prostituindo sem saber!!! Pois não tenho parametro, por este motivo me envolvi neste assunto.