Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
galreg2002: oi galreg2002! tudo bem? Entendo perfeitamente a sua posição e compartilho em gênero, número e grau com a sua posição e seus pensamentos.
Eu e você temos praticamente o mesmo ano de cadastro no site 3d1, então as mesmas pessoas que você recebeu ajuda, foram com certeza as mesmas que me deram ajuda também.
É bem como o nosso amigo e colaborador "rogerio simoes" falou: As pessoas vem e vão a todo momento e isso não tem como evitar. O fórum da 3d1, por melhor que seja, não tem como "prender" a pessoa aqui para participar da arte de Computação Gráfica e nem é isso que o site deseja, tenho certeza.
A participação aqui é por livre e espontânea vontade, e que bom que seja realmente assim. Lembro muito bem de colaboradores maravilhosos que o site tinha, como o "Mucio", "EvilWata" ( japonês ), "Ramon Zancannaro", "Caio Lamas", "murcegao", "Amon-Ra", "Biohard", kleber3d, "Glauco Longhi", "Marcelo Fonseca"...enfim são tantos participantes que fizeram parte em algum dado momento da história da 3d1, que realmente sentimos muita falta dessas pessoas.
Acredito que o formato fórum não é nem que esteja obsoleto, apesar de saber que a "moda" desde a criação mesmo do facebook, instagram, são esses os novos formatos de redes sociais que as pessoas gostam de participar/ interagir, mas acredito que o formato fórum possa ser fundido, somado, adicionado ao formato rede social.
Tanto é que o site 3d1 tem a sua própria "fan page" que mostra os trabalhos de todos os artistas gráficos que participam daqui e que ajudam o site. ^^
Agora uma das perguntas que não me canso de fazer é: O que aconteceu para que esses artistas gráficos que participavam do site antigamente sumissem assim? Com certeza absoluta esse desaparecimento não foi algo repentino, da noite pro dia, foi algo gradativo que aconteceu aos poucos.
** Faz parte da natureza humana e é intrínseco a ela, não se prender a algo para sempre. Acredito que somos todos dinâmicos e estamos todos em constante mudança, em constante buscas de melhorias em tudo para nossa vida.
Muitos artistas realmente deixaram a 3d1, e artistas gráficos que faziam muitos tutoriais e verdade seja dita, ajudavam muito o site.
Mas o site teve alguns problemas com discussões de participantes no passado e era chato que isso acontecesse.
A própria administração da 3d1, dizia que era melhor o site com poucos participantes, mas que os mesmos interagissem em matéria de Computação Gráfica, do que ter muitos participantes e ninguém que contribuísse em quase nada com o site.
Mas realmente muitas dessas pessoas que aqui participavam, deixaram de trabalhar nesta área 3d, por falta de mercado na sua cidade, ou por não terem projetos 3d que garantissem o sustento suas e de suas famílias e acabaram mudando de ramo mesmo.
Outras pessoas continuam trabalhando nesta área de Computação Gráfica, produzem muito e com muita qualidade também, porém hoje não ajudam mais o site. E realmente atitudes como essa não dá para compreender, depois de tudo o que o site 3d1 fez por nós, por todos nós.
Portanto acho e é uma opinião minha, que faltou um comprometimento maior de alguns desses artistas gráficos para com o site 3d1, pois sou da época deles e ainda estou aqui.
Nunca desisti de participar da 3d1, pois aqui me sinto em "casa". Quase tudo o que aprendi de 3d foi aqui e portanto nada melhor de participar aqui ativamente sempre que posso para ajudar aos leitores novatos.
Só não participo mais ativamente do fórum, pois curso Eng.Civil e a faculdade toma praticamente todo o meu tempo, pois até final de semana tenho que estudar na grande maioria das vezes.
Os raros tempos que me sobram atualmente, tento participar do site 3d1 e ver o que posso fazer de melhor para ajudar o máximo de leitores possíveis.
=====================================================================
Mas você tem total razão em sua argumentação galreg2002 e sinto o mesmo que você, pode ter certeza.
Mas com certeza o site não precisa de muitos participantes só pra dizer que estatisticamente é o maior fórum 3d do Brasil. Conhecendo bem a administração da 3d1, me arrisco até a dizer que eles preferem mais "qualidade" do que "quantidade".
Acho que pro site 3d1 é mais importante ter poucos participantes que ajudem muito e que contribuam muito com o site, do que ter muitos participantes inertes, apopléticos e paralisados, só pra encher mais o servidor.
** Seu post foi um tanto saudosista...kkkkkkkkkk
Belo post.
Parabéns.
Abraços e sucesso!