Oi ac2022, tudo bem?
Eu também iniciei em 3D com o 3D Studio R4 for DOS em 1996, pouco tempo depois migrei para o 3D Studio Max 1 que tinha acabado de sair.
Entendo perfeitamente a sua necessidade de migrar para o Cinema4D, principalmente se trabalha com Motion Graphics ou similar, pois a Autodesk fez de tudo para o 3ds max perder este mercado, o objetivo deles é que os usuários migrassem para o Maya, mas migraram para o Cinema4D, que é produzido por uma empresa decente e que não sacaneia os usuários, bem feito para a Autodesk.
Para mim a gota d'água foi em 2015 quando resolveram implantar o Subscription sem dar opção para os usuários e fazendo os custos com o Soft subir absurdamente, muitos abandonaram o Max nesta época, eu passei a meter o pau no programa e depois foi só ladeira abaixo.
Realmente seria maravilhoso se eles mudassem a estratégia monopolista, desrespeitosa e até vigarista que tiveram com os usuários nos últimos 20 anos, mas se levar em conta o nível da equipe que gerencia e trabalha no 3ds max atualmente, é mais fácil apostar que não vai chegar no final desta década.
É só comparar com o trabalho que tinha o Marc Petit, a atenciosidade do Ken Pimentel com os usuários nas redes, respondendo diversos fóruns pessoalmente, o Eddie Perlberg como Product Manager, hoje eles nem promovem mais o programa, não fazem vídeos nem nada porque não tem o que mostrar, abandonaram de vez, é uma pena.
Abração e tudo de bom.
André Vieira