E ae, Galreg.. Cara eu também to começando com o 3D e ainda to aprendendo como funciona o programa. Eu diria pra voce dar uma olhada na luz que voce usou, parece que é um spot ou algo assim, que ta iluminando atrás da TB e os sofás. Eu to achando que isso ta deixando a cena muito clara, ja que voce falou em uma cena a noite. Da uma olhada na intensidade das luzes que voce usou eu acredito que tenha mais de uma fonte pela projeção das sombras. Tenta mudar a fonte de luz talvez colocar um Omni com intensidade menor e um skylight bem suave, leve mesmo sabe so pra nao ficar muito escura algumas partes da cena... Sei lá como eu disse eu também to começando agora, mas se eu fosse fazer alguma alteracao eu tentaria primeiro isso. Outra coisa, normalmente as cenas internas sao iluminadas com váááárias omnis, nao poucas vezes mais de 15 ou 20 omnis iluminando especificamente cada objeto com intensidades maiores ou menores, ams pelo que eu notei nos grupos de estudo aqui do site da 3D1 esses valores de cada Omni sao realmente baixos eventualmente ficando no 0,05 emt torno disso. Sendo assim eu acredito qeu voce poderia tambpem usar mais luzes com valores muito menores que os usados para dar um tom mais proximo ao que voce pretende. Se nao me engano no tutorial (ou num post aqui do forum de grupo rpa estudar iluminação) de Iluminação Global aqui do 3D1 é mencionado que omnis com valores negativos retiram luminosidade da cena, sei lá acho que tentar usar esses artificios podem ser muito ueis para voce. Também diria pra voce tentar usar o UVW MAP nas suas texturas. Nao sei se voce sabe o funcionamento disso mas caso nao saiba é so escolher o objeto ir nos modificadores e colocar no UVW MAP la voce diz a forma do teu objeto se for baseado em um BOX coloca BOX se for plane coloca plane e assim segue dai voce seta os valores dos eixos no U V e W até a textura melhor se enquadrar no objeto em questão. Tenta fazer isso com o hack da tv e com os demais objetos, achoq eu voce vai achar interessante isso.. Bom, foi somente uma sugestão de iniciante, posso ter falado muita bobagem, mas é aqui onde meu conhecimento alcança ainda... Espero ter ajudado. Valew....
\"And quote the Raven Nevermore...\"