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Testes com cena oriental

Por: sneffetsd  

Em: 14/10/2007 01:47

Olá pessoal do forum, estou aqui transendo um dos meus primeiros testes com mental ray na parte de iluminação e aproveitei a cena oriental das news para começar os testes. Gostaria ai de dicas para iniciantes em mental ray na parte de iluminação :D
Fala aí Deivid... Cara, a luz difusa (aquela que é proveniente da iluminação indireta) gera sombras menos definidas... Quais as luzes que você está usando? É importante para simular a luz do dia (difusa) controlar os parâmetros da sombra, para torná-la mais "soft". Aqui tem o link para o tutorial sobre o básico de iluminação no 3ds max. São conceitos utilizados em larga escala independentemente do renderizador escolhido. Bom, além desse detalhe, acho que a luz do sol poderia ser mais intensa, e com uma tonalidade levemente amarelada... aguardo os ajustes! abraços
Doe medula óssea! Doe vida!
Obrigado pela ajuda! Estou usando apenas uma MR Spot Light para simular o sol. Bom, neste ultimo render apareceu uma mancha amarelada(na parte inferior esquerda e na parte exterior da janela - que ja estava no primeiro up.) Espero mais dicas, sugestôes, comentarios ou criticas.
Deivid, seu render já está com outro aspecto. Mas vai ficar mais legal ainda se você adicionar uma free area dentro da sala... Não precisa deicar a MR spot com sombra tão difusa... deixa mais marcada mesmo, pois a luz do sol é marcada. As sombras softs serão geradas pela free area... Com duas luzes neste ambiente já dá pra fazer uma iluminação bem convincente! falou!
Doe medula óssea! Doe vida!
E sobre aquela mancha amarelada que apareceu no meu render?
Da onde provém essa luz verde?? a cena está texturizada por fora também? Se o piso fosse reflexivo eu diria que era reflexo, mas acho que não é o caso. Note que esta mancha aparece também no primeiro render, só que mais sutil. Quando vc aumentou a intensidade da luz, a mancha ficou mais perceptivel... estranho!
Doe medula óssea! Doe vida!
Bom, conserteza não pode ser da unica luz que existe na cena pois eu troquei a luz dela para branco e renderizei para testar e as manchas continuam la. Depois que coloquei a luz free area apareceu outras manchas no render, pretas agora.
nusssaaaa.....!!!!!! você habilitou GI??? quais as configurações?
Doe medula óssea! Doe vida!
Habilitei sim, o problema é configurar, MR é muito dificil. Ja Fiz o pedido do curso de MR aqui da 3D1. Espero que aprenda com ele.
concerteza vc aprenda sim... mas sobre essas manchas, tenta trocar pra scanline e depois trocar pra mentalray novamente (só pra "rezetar" as configurações do seu render), dá uma mechidinha nele e renderiza pra ver se tira as manchas... às vezes a gente acaba mechendo onde não deve e não consegue ajeitar depois porque não lembra onde foi que futucou pra deixar o render bixado, entende? abcs

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