Olá David! Tudo bem?
Achei estranho aparecerem essas manchas, porque eu testei essa cena lá no escritório e ficou tudo certinho. Quando aparecem problemas dessa natureza e você não conseguir resolver com algumas tentativas, trabalhe na forma de ir excluindo as possibilidades. Essa mancha no meu ver é causada por rebatimento de GI de algum material estranho. Então,arrasta um material cinza padrão para o canal do override material na ficha processing do mentalray. Assim, todos os materiais da cena receberão o material cinza padrão. Renderize e veja se o problema continua. Se resolver, é porque algum material da cena está causando isso. Se não resolver, é por que esse problema pode estar sendo gerado pela setagem de render. Daí seria interessante vc postar ela pra gente poder te ajudar melhor.
abraço!