Quarto_branco

Por: Joao  

Em: 08/08/2013 19:00

Vendo sua cena aí, tá faltando um melhor sombreamento, esse brilho aí tá muito forte de forma que, pratica,mente, toda a cena ficou embaçada. Seria como se fosse aplicado um filtro levemente branco na imagem.

mostra aí as configurações de GI, FG e luzes que está usando?

Outra coisa: voltando no AO, vc pode desmarcar o EXACT AO e deixar a cor mais clara. Assim o tempo de render será menor e o AO não ficará muito forte. Aí tu aumente o MAX DISTANCE para 100cm para ficar bem expandido e não somente ns frestas e cantos. Já em casos onde há materiais auto iluminado, aí sim, o melhor é manter como EXACT AO mesmo.
Segue um up com as configs que usei.
New olhei todos os tutoriais e tentei aplicar, mas nao sei o que acontece o AO sai fraquinho. Ta acontecendo o seguinte se deixo as skyportal habilitada some as sombras e o AO, por isso nesse ultimo render desabilitei elas e coloquei uma MR area Omni com baixo valor e com a opcao ambient only marcada so pra dar uma clareada. Dai aconteceu o seguinte com a config do render em baixa fica escuro em alta clareia tudo, so que nao tenho jeito de testar em alta tenho que testar em baixa e controlar essa coisa. O render demora dimais esse ultimo levou 14 horas hehehe.
To criando outro cenario bem menor por conta do tempo de render, assim vai dar pra testar melhor.
Haaa, tirei as cortinas senao nao ia renderizar rsrsrs.
João, bom dia,

Caraca, além de um trabalho complexo e artístico, os comentários são excelentes aulas.

Minha intuição e senso de observação me diz para ter atenção com a luz sobre a luz que está incidindo sobre a colcha.

Acho que falta muito pouco para você passar para um estágio novo no estudo de renderização, João.

Amanhã, vou reler tudo.

Mas te parabeniza pela constante evolução e acelerado aperfeiçomento.

SUPER PARABÉNS!
Abração fraterno,

MB
[:)]
Marcelo,
Acho que tem razao na sua observacao, a luz mr area omni que coloquei no meio da sala somou com a luz da luminaria e deixou mais iluminada que o necessario, pode ser... é o problema que citei, com baixa config fica escura em alta clareia mais do que o esperado e testar nessa maquina aqui ta complicado.

Obrigado pela força irmao e o elogio!
Boas joão tudo bem?
Vou dar uma dica se me permite, não utilize luzes a não ser as photométricas com o mental ray, a unica luz standard que pode utilizar e só em ocasiões especiais é a skylight, mas não nesse seu estudo.
Eu retiraria todas as luzes dessa cena e deixava só a daylight que é mais do que suficiente para iluminar esse espaço ai, teste assim e só depois passe para as luzes do candeeiro.
Se precisar de ajuda para configurar essa cena fala ai que é na boa, tenho estado ocupado mas sobra sempre uns minutos para ajudar eheh.

Abraço
Segue um up com as sugestoes do Freenando e as configuracoes se precisar de mais informacoes é so falar.
A terceira é o render a segunda tentei ajustar o gamma no PS.

New a primeira mostra bem a diferença do AO.

Comentem e critiquem ae pessoal!
Pessoal coloquei o valor de 10 cm na imagem da esquerda, na verdade esse é o valor que quero colocar no proximo teste, o valor que coloquei foi de 25 cm.
Haeow, João!

Como o Freenando disse, mantenha somente o DAYLIGHT e retire todas as outras luzes. A única luz que vc poderá usar caso necessário, além do DAYLIGHT, são as SKY PORTALs nas aberturas.

outra coisa: se for usar SKYLIGHT vc deve desabilitar a MR SKY do DAYLIGHT, pois ambas fazem praticamente a mesma coisa (iluminação do céu). A diferença é que a MR SKY possui um sombreamento melhor. no próprio DAYLIGHT vc pode trocar a MR SKY pela SKYLIGHT.

No caso do AO vc configura o MAX DISTANCE dele conforme o tamanho dos objetos. Para as paredes eu costumo deixar entre 100 a 150cm (a mesma coisa para o piso ou chão). Nas portas entre 50 a 80cm (nos móveis também costumo deixar nos mesmos valores). Mas se tu achar meio chato ficar definindo valores diferentes para cada material, deixe em um valor único, talvez uns 100cm (que é um valor entre os valores das portas e paredes). Use o Script SHADER UTILITIES para definir de uma só vez o AO em todos os materiais.

No caso do EXACT AO o sombreamento é melhor e mais ameno, porém o tempo de renderização é maior. O sombreamento do AO deve ser mais fraquinho mesmo quando a pretensão é uma imagem fotorrealista, pois numa situação real não há aquele sombreamento forte como vejo em muitas imagens. O que vc pode fazer para diminuir no tempo de render é desabilitar o EXACT AO e em SHADOW COLOR mudar para um cinza mais claro (entre 0,5 a 0,8).

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 436

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.