Hehehe, olha faz 1 ano que eu to morando aqui em Florianópolis... e vou te dizer é uma beleza, hehehe
Quanto questão da argila, eu gostava muito de trabalhar com ela, mas é muito problemático, pois é uma material muito limitado. Por ex. se vc for trabalhar com formas pequenas é complicado pois a argila tem um ponto de úmidade correto para ser modelada, quando ela seca um pouco começa e ficar quebradiça. Outro problema é conseguir fazer emendas em formas pequenas, se vc estiver fazendo um personagem por ex e ele for muito pequeno o maior problemas vai ser com os membros.
Portanto pra maquetes a argila não é nada legal, sem falar no peso.
Na faculdade eu usava muito espuma florar para fazer mock up, é um material muito fácil de esculpur, porem tem que ter muito cuidado pois ele se esfarela muito fácil. E depois de pronto para que ele mantenha a forma é um pouco mais chatinho, eu desenvolvi algumas técnicas pra isso.
Outro material que é usado em larga escala para mock up, inclusive industrialmente é a massa clay, morando em Sampa fica bem mais fácil de encontrar isso.