Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Kassio Massa   São Paulo - SP
RaffaPrado   Hortolândia - SP
AlessandroC   São Paulo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

marcopalma   florianópolis-sc
ljunior   Belo Horizonte - MG
Magiste   São Paulo - SP

Carrinho fiat 500 - Minha primeira modelagem de um carro

Por: estebanXRK  

Em: 03/02/2007 18:32

Oi Leandro, Renan, Bom antes que nada obrigado, é bom saber que tem gente seguindo o trabalho pois isso da muita força para continuar. Acho que respeito do que vc´s estavam falando, é um pouco das duas coisas, o tuto é bom para te dar dicas, idéias de como se pode resolver algum problema especifico, mais tem coisas que cada um resolve do seu jeito. Por exemplo, no tutorial, ele não utiliza poly, agora eu gosto mais de trabalhar com poly, mais qual é a técnica certa e qual a errada ?, acho que não tem técnica certa ou errada, depende de que com que vc se sente mais a vontade. Igual esse é o primeiro carro que estou fazendo, assim tenho muitos problemas por resolver. O que eu faço é seguir os gráficos e vou lendo um pouco de como o autor resolve, assim, se vejo que não consigo do jeito que ele fala, tento do meu, e ai vou apanhando e aprendendo ao mesmo tempo. A porta, por exemplo, fiz e desfiz varias vezes. Leandro, seria legal se vc achar o teu trabalho, assim podemos trocar idéias, tomara vc ache ele. Renan, bom acho que o problema é que vc começo com um carro muito caro !!!!, he he. Fora de brincadeira, esse tuto esta em: http://67.15.36.49/team/Tutorials/fiat500/fiat500.asp
huahuauhahu carro muito caro ^^ É nada, comecei com um New Beatle porque a maioria da galera só modela carros quadradões, e o New não tem nenhuma linha reta, mais ou menos... Esse Fiat 500 aí tá indo bem, na hora de fazer os detalhes, vai ser um pouco difícil mas vai ficar dahora :D O meu New tava errado, porque eu não sabia que dava pra separar a porta pra fazer os vincos, mas agora já estou arrumando ele, e depois posto um up. :)
Calma pô! To aprendendo ainda ^__^
td bom esteban??? entao...eu dei uma procurada rápida e não achei meu carro, mas irei buscar em todos meus dvds de backup e qdo eu achar eu vou terminar ele. De qualquer forma eu estou usando meu tempo livre em outro projeto q acabei de postar aqui no forum. Depois busque um tópico sobre rockman x4. mas de qualquer forma vai postando e fazendo perguntas q eu e o pessoal do forum iremos ajudar a ti. qto a sua pergunta anterior.... antigamente o max só tinha modelagem por nurbs e mesh. A modelagem por poly veio mais tarde e por isso q tem alguns tutoriais mais antigos q são em mesh. Da para seguir em poly tranquilamente esse tutorial. A diferença entre poly e mesh é a maneira como vc visualiza a malha, sendo q em poly vc visualiza ela em quadrados e em mesh em triangulos. Na verdade toda a malha é em triangulos, mas como fica mais dificil a modelagem por triangulos então o sistema poly esconde a hipotenusa ente dois triangulos e vc edita só o quadrado. Vc irá perceber melhor q existem triangulos escondidos qdo começara a modelar organicos, onde as vezes vc acaba criando um vértice com 5 edges ou um polígono de 5 lados. Isso vc sempre deve evitar, mas as vezes acontece e qdo acontecer vc verá a suavização da malha meio estranha. outra coisa....se não me engano nesse tutorial ele usa mesh smooth para suavizar, mas se quiser pode usar o turbo smooth q é bem mais rápido q o mesh smooth, apesar de q o mesh smooth tem um recurso legal para visualizar a malha em nurms q o trubo smooth não possui. espero ter esclarecido isso para ti
Muito legal Esteban, está no caminho. Agora vem a parte mais trabalhosa e gratificante da modelagem: Detalhamento, ver uma carroceria bruta tomando formato é algo fenomenal ( acho que falo isso porque gosto muito de carros ). Concordo plenamente com o amigo Leandro, modelar seguindo tutoriais é bom, mas quando tentamos resolver os problemas sozinhos, testando várias formas e procedimentos, aprendemos muitas vezes mais ( porém é um processo demorado e doloroso ). Quando modelei meu primeiro carro, peguei alguns vídeos tutoriais para faze-lo, meu trabalho era imitar o que o cara do vídeo fazia..... não tive saco para aguentar muito tempo, então comecei a fazer o seguinte: Dava uma olhada no começo e no fim da vídeo aula, observava todas as mudanças e tentava faze-las sozinho, depois via a aula. Posso dizer que aprendi 200% do que aprendia só vendo. é uma sugestão, tem que ter um tempo um pouco maior para desenvolve-lo, mas vale a pena, vai aumentar muito seu conhecimento no software alem de você poder desenvolver um método próprio de trabalho. Vai fundo com seu modelo que está muito bom, só tenho uma dúvida: O capô dele é assim mesmo? não me lembro direito, me deu um impacto visual grande... Talvez por ser um modelo mais antigo... Até mais.
"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". (Gandhi)
E ai amigo Gallo !!!, Bom antes que nada obrigado pelas dicas, comentários, e pela força, pois o 3D as vezes nos deixa desanimados quando não conseguimos resolver certos problemas, mais quando alguém nos da aquela palavra de animo, aquela pequena dica, isso que parece tão simples, é a energia que precisamos para não desistir. Estou sempre com pouco tempo pois meu trabalho não me da fôlego, mas não vou desistir do 3D ate um dia conseguir fazer dele minha principal fonte de sustento. No que respeita da modelagem do fiatinho, realmente estou fazendo com vc falou, utilizo o tuto como guia, leio como o autor resolve o problema, e ai tento fazer do meu jeito, como vc falou, estou demorando muuuuuito mais, ao ponto de que tem partes que já fiz e desfiz muitas vezes, mas com certeza estou aprendendo muito mais. No que respeita do capô do Fiatinho, fiz algumas melhoras, estou postando elas, assim como uma foto de um Fiat 500. Vou tentar que fique o mais parecido possível, mais bom, como é o meu primeiro carro, é muito provável que não fique tão parecido como eu gostaria. Abraço.
o capô do carro está com canto vivo (quina, chanfro), e no modelo original está suavisado (chanfro arredondado). se vc ja está como o mesh smooth ou turbo smooth aplicado e com o nº de interações certo, verifique de as linhas perto desse canto vivo estão mto próxima..... qdo uma maha suavisada tem linhas (edges) mto próximos ela tende a ficar mais quadrada (cantos retos com angulos próximos a 90º).
Abração Té+
Opa Leandro, tudo blz ? Certíssima tua observação !!!, e muito obrigado pelas aclarações e dicas. Fiz umas alterações no capô, esta ai o resultado. Abraço
Bom, comecei com os detalhes, esse logo da frente me deu um trabalho do cão (pra não dizer outra coisa que começa com “c” também , he he!!!), mais bom saiu isso ai, o bom é que após tanto apanhar vou aprendendo coisas novas, e isso sempre é motivador.
Oi Pessoal, Mais uma do Fiat 500. Esta dando trabalho, mas apanhando, apanhando aos poucos vai ficando.
Agora com pneus

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707717.

Total de membros registrados: 135322

Últimos membros registrados: vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981, leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari.

Usuário(s) on-line na última hora: 687, sendo 26 membro(s) e 661 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Pedro Juliato, Abilio, clastac, Le_Andro, Carla Franco, claro_lima, Gabriel.C, vsanbrva, Carlos E. Nogueira, Lucas Reis, Thiago Couto, pmmng, Ronaldo Junior, gola31, marcoscgart, Henrique Ribeiro, Paulo Rodrigues Lima, Nuno, Alex Bastos , Joao Barreto, mastermax, Willmitnick, Reinaldo Silva, SERPA, Hot, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.