Tudo bem Danilo?
Eu fiquei contente de ter uma resposta positiva assim de cara, não que eu ja tenha tido respostas negativas aqui no 3d1. Nem de longe. É que a gente no fundo quer impressionar as pessoas com nossos resultados. É a vaidade do ser humano... Aposto que vc entende o que estou dizendo.
Quanto a saber criar os materiais, eu concordo plenamente com você. Eu como mencionei, modelo em autocad, e existem programas que ajudam muito em arquitetura à exemplo do arqui 3d, que eu considero muito bom para cadistas de arquitetura e projetistas em geral. É aquilo mesmo que você falou, por mais que o programa te ofereça recursos, sempre...mas sempre mesmo, tem aquela hora que vc precisa saber se virar sem ele. Eu por exemplo, uso o arqui 3d só para as esquadrias e telhado eventualmente. Mas sempre preciso modificar algo depois, e aí é que a porca torce o rabo... tem vêzes que não dá pra reverter uma operação ou você esta numa máquina que só tem o cad, em outra versão ou qualquer coisa assim. Aí ou você sabe ou se ferra. Imagina ir entregar um trabalho no escritório do seu cliente e precisar fazer uma mudança na hora. Aí ele diz que não tem o arqui 3d ou seja qual for o programa. Eu já estou programando faztempo de comprar o curso de mental ray da 3d1, mas sempre tem um imprevisto e eu acabo gastando o dinheiro. A gente que tem família pra sustentar sofre um pouco com essas coisas né... Mas agora eu fiquei muito animado com o resultado dessa imagem que fiz e vou comprar o mais rápido possível. Meus planos são tentar ganhar a vida com maquetes e o que acho que está faltando é a qualidade da imagem que só agora eu estou conseguindo. Depois eu quero aprender modelagem de personagens e animação. Eu tenho um sonho de ter meu escritório de CG ainda. Estou com 40 anos agora e cara, eu te digo... nunca desde meus 25 anos eu senti que estava tão perto de conseguir chegar nisso. Não sei se dá pra você ver as imagens que eu já postei aqui, mas se der vc vai entender o que digo. O salto na qualidade dessa vez foi grande ( na minha modesta opinião de aprendiz é claro ), e aprendendo a criar materiais e luzes com qualidade eu vou me dar muito bem nessa área, tenho certeza. Vou postar de novo uma maquete que eu já fiz, porém com o Cinema 4 D e Final Render, mas dessa vêz eu vou usar só o max e o mental ray. Olha eu já fiz umas prévias da cena externa e gostei muito do que vi. Claro que pra chegar no nível da rapaziada daqui ainda tem chão, mas eu chego lá. Não vejo o dia de receber de vocês um comentário do tipo " carinha você conseguiu, é isso aí mesmo ".
Até lá meu amigo virtual, eu vou estudar muito. Pra mim isso é um prazer sem igual.
E por falar nisso eu disse isso para um amigo meu que também está começando em 3D... tipo que não tem coisamelhor que conseguir um render legal. Meu... foi só risada, ele é muito safo e já de cara me respondeu:
Sei não. Ou vc não tá transando direito ou eu não tô renderizando direito, sei lá...
Imagina a cena.
Olha um abraço e até a próxima ok?