Fala pessoal da 3d1!!
Obrigado pelas dicas, criticas e elogios! Elas são sempre de grande ajuda!
danilo_icf, estou colocando aqui um mini-tutorial do que eu fiz pra conseguir o material do cigarro, espero que fique entendivel. :-P
Algumas observações, esse é meu primeiro tutorial, então já peço desculpas por erros que com certeza devem aparecer, e eu não sei como colocar as imagens embaixo das frases, por isso todas as imagens foram para o começo do tutorial. Tentei coloca-las de modo a irem seguindo a ordem do tutorial.
Caso tenha ficado algo muito confuso, é só me avisarem que eu tento explicar novamente! Espero que gostem e que seja útil pra alguém.
Abraço para todos!
==========|| Mini tutorial: Criando um cigarro ||===============
1º - Criei uma forma básica de um cilindro, e apliquei um "Unwrap-UVW" nele.
2º - Com a malha do objeto em mãos, eu criei uma textura simples de cigarro. É bem fácil, a parte de baixo do cigarro é amarronzada, com manchas claras, e o corpo branco, com algumas listras azuis.
3º - Depois, nas pontas do cigarro, eu fui trabalhando com fotos de cinzas, brasas e papeis queimados. É bem simples, as imagens você consegue pela internet em bancos de imagens, ou mecanismos de busca como o google imagens.
4º - Da imagem das cinzas e brasas, eu criei um mapa Bump, simplesmente duplicando a imagem, passando-a pra preto-e-branco e ajustando seu brilho e contraste.
5º - em cima do mapa bump, eu criei um mapa Displacement, usando filtros como o "cutout" encontrado vários programas de edição de imagens, eu deixei o mapa bump um pouco mais rude e definido.
6º - usando a imagem colorida das cinzas, eu criei um mapa para o canal self-illumination, tentei deixar as áreas onde haviam brasas, mas visíveis, e onde não havia, com tons de degrade de preto-e-branco.
7º - o material que eu usei no max, foi um standart, com
specular level = 0
glossines = 10
self-illumination = 100 + mapa
difuse = 100 + mapa
bump = 50 + mapa
displacement = -20 + mapa
8º - Depois de pronto, o render final, com iluminação ajustada, fica parecido com o que eu já postei aqui no fórum!