Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
lima121   são luis -maranhão - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Hauris   Ceará - CE
3ddesignmatheus   rio de janeiro
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP

Posto de Gasolina ( 3ds Max 2018 + PS CC 2018 )...

Por: Danilo  

Em: 28/06/2020 13:51

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Primeiramente meus Parabéns pelo seu ótimo tutorial na página principal do site 3d1, da modelagem daquele móvel em madeira com um furo com formato parecido de uma "boca"....

Ficou excelente o seu modelo, ótima modelagem, fantástica iluminação, materiais caprichosos e maravilhoso render, você é um grande artista gráfico e sou fã de todos os seus trabalhos, cada um melhor e mais inspirador que o outro...

====================================================================

Realmente em minhas cenas 3d, gosto de usar de vez em quando, mas nem sempre o conjunto HDRI + V-ray sun, porque gosto particularmente dessas marcações com luz do sol inclinadas que a v-ray sun gera na imagem.

Mas com certeza concordo 100% contigo que é bem melhor mesmo usar somente a HDRI, e tentar ajustar a iluminação de toda cena 3d com base mesmo numa foto de referência ( para tentar "imitar" o mais próximo possível a iluminação da nossa referência com o do nosso trabalho 3d )...

Sempre fiz como você também, iluminando somente com HDRI e ajustando a iluminação com um material cinza bem leve ( quase que chegando na tonalidade branca ), colocando esse material cinza no recurso de material "override" do render V-Ray. E ajusto a minha iluminação por lá também... ^^

Tem muitos outros trabalhos meus que utilizo somente 1 HDRI e o resultado com certeza fica muito bom mesmo, mas não tem aquelas marcações da luz do sol que gosto particularmente e que são geradas pela v-ray sun, por isso utilizo ela algumas vezes em meus trabalhos 3d... rsrs

Particularmente agora nos meus últimos trabalhos depois desse do posto de gasolina, estou utilizando outras técnicas diferentes que estou achando bem interessante mesmo, que é usar o conjunto da HDRI + direct light ( no lugar da v-ray sun ) para o sol, porque a direct light controla melhor a cor do sol do que a v-ray sun...

Essa técnica que descrevi acima é usada pelo grande artista gráfico Bertrand Benoit, que inclusive acho ele um dos melhores artistas gráficos do mundo.

**OBS.: No site do grande Ronen Bekerman, o próprio Bertrand Benoit's usa o conjunto da HDRI + direct light, alterando a cor da "direct light" para uma cor que ele quer que simule a sua cena, uma cor mais alaranjada bem de leve mesmo para simular o pôr-do-sol, ou uma cor bem mais rosada de leve pra simular a abóbada celeste que o artista gráfico deseja para a sua imagem, depois o próprio Bernoit fala que mudou a iluminação, mas segundo ele esse é o caminho que ele geralmente usa... 

** Acho que no final das contas tudo vai depender mesmo do "olhar" do artista gráfico para a cena particular dele, qual a intenção "real" de iluminação que ele quer passar pra imagem dele ou simplesmente tentar reproduzir uma iluminação por uma imagem de referência que estejamos estudando e tentando reproduzí-la...

** Aproveito a oportunidade aqui para deixar dois links que acho de extrema importância e bastante "agregadores" sobre a nossa área de CG ( na área de ArchViz ), que são:

1.0- THE PHOTOGRAPHIC LOOK ( Bertrand Benoit )

2.0- Making of GH House “Norwegian lake shore” by Bertrand Benoit

====================================================================

O primeiro link acima é excelente e descreve um belo texto do grande Bertrand Benoit sobre a forma como ele ensina um pouco o seu "olhar pessoal" fotográfico sobre as cenas 3d de C.G, realmente é super interessante e ajuda a nós todos...

O segundo link é um making of da GH House também do Bertrand Benoit, em que ele passa várias dicas de concept art, modelagem, iluminação, materiais, paisagem ( entorno do 3d ), vegetação 3d com o uso do X-Frog ( que ficam bem pesadas mesmo )... kkkkkkkk e tem que transformá-las todas em "proxy" e passa algumas dicas de renders fnais....rsrs

O 2a. e último link que mandei é muito bom mesmo e ajuda bastante a entender um pouco como os grandes mestres da área de CG trabalham, como o Bertrand Benoit e o Grant Warwick, que são as minhas 2 maiores referências mundiais na nossa área...

====================================================================

Muito obrigado pelas dicas e pela ótima participação, Fernando!

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...



Resultados da pesquisa

Resultados da Web





Danilo repara que o 2 link do Bertrand é de 2010, é como lhe digo hoje em dia com a qualidade das hdri você tem boas sombras com certeza.
Acredite que hoje ele cria as suas cenas o mais próximo da realidade que pode, claro que se usam alguns truques como os fotógrafos usam quando vão fotografar interiores por exemplo, acrescentam luzes para gerar uns highlights, usam objectos escuros para ganhar sombras, etc, mas a não ser que o objectivo não seja o realismo e sim uma imagem mais artistica tente sempre fazer como se fosse na realidade, o mesmo se passa com a intensidade das luzes, vejo gente a utilizar valores extremamente irreais nas luzes, tipo cenas diurnas com as luzes externas acesas e bem visiveis, isso é impossível de acontecer na vida real e ainda por cima luzes com valores muito altos são causadoras de muitos problemas no render.
Eu acho o canal do Adán Martin o melhor lugar para aprender a trabalhar correctamente, se o foco for archviz e interior, acho a forma de ele trabalhar a mais correcta e que se adaptou melhor com a minha forma de trabalhar também
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Também gosto muito mesmo do canal do Adán Martín, sigo ele e vejo boa parte dos tutoriais dele, acho também um super artista gráfico, com certeza também...

================================================================================

Foi até um vacilo da minha parte.... kkkkkkkkkk, que esqueci de citar o grande Adán Martín dentro um dos melhores artistas gráficos mundiais da nossa área de ArchVIZ, junto com o Bertrand Benoit e o Grant Warwick...

** Concordo mesmo com você com relação as cenas de interiores durante o dia ter muitas luzes artificiais acesas mesmo, mostrando o flare e o glare das luzes artificias sem necessidade mesmo, durante o dia, a não ser que fosse a noite... rsrs

Um canal que gosto bastante de ver os vídeos dele também, é o do Ander Alencar ( artista gráfico de SP ), lá ele fala que é muito importante na hora de iluminar cenas de interiores, que você sempre deixe em um dia bem ensolarado, o lado externo da edificação bem mais iluminado do que a parte interna ( que durante o dia está com as luzes apagadas )...

** Ele fala também que se fosse em um dia nublado, por exemplo, é importante que o artista tente fazer o "balanceamento" gradual da iluminação, para que o lado de fora não fique muito estourado e o lado de dentro não fique muito escuro, para que gere um contraste mais "tênue" entre o lado externo e interno da edificação.

O nosso mercado da área de ArchViz realmente "vende" mais imagens com uma iluminação com tudo claro e homogêneo na parte interna, o que acaba tirando a meu ver, o realismo da cena 3D.

Realmente esse contraste entre muito claro do lado de fora, e um pouco "escuro" ( mantendo um nível regular obviamente de iluminação natural ) do lado de dentro do ambiente, é exatamente mesmo essa "naturalidade" do jogo de iluminação que deixa a cena bem real mesmo... ^^

Mais uma vez gostaria de te agradecer a participação, Fernando.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...


Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Max.: oi Max! Tudo bem? Obrigado pela sua participação e pelo seu comentário, bem legal essa parte dos LUT's do Corona render terem sido copiados dos LUT's do mestre Adán Martín, confesso a você que não sabia... rsrs

=============================================================================

** Ainda não usei os HDRI's do Adán Martín, mas já usei os da Neomotion ( que o mestre Jeff Patton gosta bastante de usar ) e gosto também dos da HDRI haven.

Vou até procurar depois os HDRI's do Adán Martín, obrigado pela indicação... 

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
A imagem com vista aérea, gostei!

O danilo tem uma especialidade em renderizações com muita saturação.

Agora aquela textura do asfalto tá maior feiosa. Insere outra aí, Danilo. Tem umas gratuítas maior da hora e free (ou capitão gancho). HAHAHA!
Eu já cheguei a conclusão que tu posta imagens assim porque gosta delas assim mesmo é seu estilo mesmo e pronto não tem nada de errado nelas ,ficaram bem bonitas


Também já andei percebendo que é gosto pessoal.
Show Danilo!
De um modo geral, gostei muito da modelagem!!!
Tooop!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

New.: oi New! Tudo bem? Obrigado pelo comentário, que bom que gostou do resultado do meu trabalho, já faz um tempo "curto" que fiz ele, mas mudei algumas coisas, estou usando atualmente materiais mais da linha "substance" para evitar problemas de repetição.

=====================================================================

** Com relação a imagens saturadas é um estilo mesmo pessoal... rsrs e particularmente gosto mais de imagens que puxem para um tom mais "saturado" do que com cores mais "desbotadas".

Essa textura de asfalto que usei tinha a resolução muito grande para fazer essas ruas principais da cidade e acabei meio que aplicando modificador "uvw map" nela, diminui bem mais o tamanho dela, mas quando fiz o render final, vi que mesmo assim ela tinha ficado meio "grande" e resolvi deixar assim mesmo, pois já tinha feito o render final.

Pode deixar que nos próximos trabalhos irei diminuir bem mais a resolução dela ou usar outra textura de asfalto bem mais realista.

Obrigado pelo comentário e pela participação.

Abraços e sucesso!

=====================================================================

Alexandro.: oi Alexandro! Tudo bem? É isso mesmo, concordo com 100% do que você disse, você captou muito bem a mensagem que geralmente deixo nas "entrelinhas" em todos os meus trabalhos... rsrs, e essa aumento "proposital" da saturação faz parte do meu trabalho.

Obrigado pelo comentário e pela participação.

Abraços e sucesso!

=====================================================================

Weverson Meriqueti.: 
oi Weverson! Tudo bem? Obrigado pelo comentário, que bom que gostou do resultado final do meu trabalho, a modelagem do posto de gasolina e das construções ao redor apesar de bem simples ( em termos de modelagem ), deram um certo trabalho.

Esqueci algumas coisas como a iluminação interna do posto de gasolina que alguns colegas e artistas gráficos comentaram aqui, mas anotei todas as dicas que me deram para incorporar nos meus futuros trabalhos. 

Porém era um trabalho não tão detalhado, por isso passei por cima de algumas coisas...

Obrigado pelo comentário e pela participação.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Max Idalgo:
Cara, o Adan martin realmente é um monstro ( já assisti todos os videos kk ), e se sabe que até alguns dos Luts incorporados nativamente no Corona são alguns dos dele? E os HDRI dele também são bons, mas eu uso o que tiver, neomotion, HDRI Heavem e tal, depende do que quero, não vejo muito diferença não. Eu uso photoshop ainda, mas vi vc usar tanto pluguin que dei até uma exagerada kk
nem perde seu tempo tentando explicar pra alguém que ta a 20 anos no cenário mas não aprendeu nada só pega a pipoca e ri comigo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 380, sendo 1 membro(s) e 379 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.