Fala renankogut, td blz cara?
Tenho mais uma sugestão para a sua imagem (levando em conta que vc disse que está usando para praticar modelagem), vc poderia modelar uma calculadora tbm ^^, ainda mais por causa do livro de física do lado do caderno.
Uma coisa que eu não entendi é o que seria a iluminação "suja" ao qual vc se referiu? Vc está praticando iluminação com Mental Ray? (Se for, eu tbm estou estudando MR ^^, tá díficil... mas, os resultados que se pode obter me motivam a cointinuar os estudos ^^), com relação a sombra, tenta usar uma mr area omni, com sombra ray traced e aumentando o radius em Area Light Parameters... no berço-cama que eu fiz deu um resultado até que legal, dá uma sacada no link abaixo.
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22210&highlight=
Bom, é isso aí cara... um abraço!!!
Site sendo reformulado!!!