Pessoal, esta cortina não é nada mais que um material standard com mapa de opacidade, pode portanto ser criado em qqer renderizador!
Eis a textura base:
Eu baixei da net e dei um trato no phoptoshop, aumentando brilho e contraste, de forma que o branco fique bem branco, e o preto bem preto, para que o mapa de opacidade fique bem definido.
Depois, compus o material da seguinte forma:
Em 1 , devemos habilitar a opção double sided, caso contrário o mapa de opacidade só funcionará para um dos lados, ou seja, o sol não irá reconhecer um dos lados da cortina.
Em 2, você pode definir uma cor para a cortina, lembrem-se que a imagem preto e branco será usada no canal oppacity, nos dando a liberdade de escolher uma cor para o diffuse. Eu botei um verde bem de leve nesta cena.
Em 3, temos o canal opacityu, com o bitmap aplicado. Vocês podem ignora este valor (80), porque o que está controlando a opacidade é o bitmap aplicado.
Imagem 2:
Na imagem dois, aparecem as opções para edição do bitmap, a mais importante para nós é a opção tiling, que vai ajustar a repetição da textura no objeto. Eu repeti 3 vezes nos sentidos U e V, mas isso vai variar de acordo com o tamanho do mapa utilizado, e da cortina.
E.... é só! qqer curiosidade sobre qualquer outro aspecto da imagem (iluminação, um material específico) terei o maior prazer em falar sobre, fiquem à vontade.
Um grande abraço!