Valeu pessoal...Airton e Renan, obrigado pelos comentários, Tb curto muito o trabalho de vcs...
E Kaue, o lance do tapete eu faço o seguinte, uso um box fino bem subdividido, e faço as bordas dele bem cheias e arredondadas como se fosse a costura, pra ficar meio irregular de propósito, e a foto de um tapete por completo e chapado como textura, nesse caso tem um bump suave com um bom mapeamento tb...mas oq dá um bom destaque é na pós produção qdo seleciono somente o tapete e aplico um sharp (nitidez) maior somente pra ele, ai aquela sombra do sofá real, eu faço uma seleção com mascaras no PS, respeitando as difusões e as áreas mais densas das sombras e controlo a densidade nas curvas, esses detalhes ajudam muito no equilíbrio da foto real com o virtual....e lembrando os conselhos do André, se vc manjar bem de composição com os elements do max, pode fazer misérias, como por exemplo renderizar uma poltrona e aplicar sobre a foto de um tapete real se estiver com dificuldades do mesmo...oq vale é dar atenção para a iluminação...
Vou separar um tempo pra pegar as fotos de estudio do sofá e montar um pequeno tutorial de como fiz pra compor a cena...
Grande abraço e obrigado novamente
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.