Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
dpi3d   Recife - PE
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
EvandroGP   Paraná - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
Marinner   Olinda-PE - AC
Pedro Nobre   Rio Claro - São Paulo

Críticas, sugestões e dicas de quanto cobrar

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 02/09/2008 14:25

Boa Eugênio, também estou aguardando, mais com uma certa preocupação, pois terei que me mudar para Flóripa no começo do ano que vem, minha esposa vai ser transferida... tenho medo do que vou enfrentar por ai na questão de maquetes...
Opa Eugênio, isso aí me interessa hein! Estou entrando de verdade no mercado de maquetes só agora, depois de ensaiar por muito tempo e estou com aquela preocupação que todo mundo sente quando troca de profissão... mas também estou empolgado, apesar de saber que vou enfrentar algumas situações meio chatas. Isso é normal em toda profissão. Não existe trabalho que seja "só alegria", senão, não seria considerado trabalho. Mas alguns sofrem mais e outros sofrem menos. Vou aguardar esta matéria e vou até imprimir ela se quer saber, aí vou poder olhar quando estiver tranquilo em casa. Um abraço!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
erro...
parabéns Marcelo, gostei das humanizações.
Esse lance de tabelar preços eu acho meio complicado, pq cada artista tem um prazo e um valor e tb pega trabalhos muito distintos!! Aqui onde trabalho naõ temos valores certos e sim apenas valores médios para tomarmos como base em cada projeto!! Aqui não cobramos a quantidade de imagens que vamos enviar ao cliente, nem a resolução que as imagens precisam ser feitas!! Analizamos o projeto e o valor é cobrado sempre de acordo com a complexidade e a qualidade necessária na entrega!! As animações aqui tb costumam sair por preços bem abaixo dos preços do sul do país, diferenciando o valor por segundo de acordo com os elementos dentro das cenas!! Separamos tudo, desde carros em movimento, pessoas paradas ou animadas, plantas que balançam ao vento, etc!! Tudo vai influenciar no valor do segundo animado!! Tb achei os prazos de entrega meio extensos!! Aqui o maior prazo que pegamos foi de 2 semanas, com animação incluida!! Temos alguns trabalhos que foram entregues com 3 dias após a entrega dos materiais de referência!! Fizemos o modelo e o ambiente no primeiro dia!! No segundo dia o cliente veio para escolher texturas, cerâmicas e cores!! No terceiro dia as imagens estavam todas renderizadas e entregues!! Mas geralmente nossos prazos são de 15 dias pra menos!!
Elinewton de Souza
Character Designer e Ilustrador
Condordo com vários problemas que podem surgir em tabelas preços e serviços, é claro que vão surgir esse tipo de coisa. Mas o que acontece é que se eu pegar um serviço em sua cidade, e eu te pergunto quanto setá sendo praticado em média seus serviços, e voê me dá uma resposta vaga de mais 10% sobre o seu serviço, ou menor para eu não ganhar muito, você sairá perdendo das duas formas. Pois eu pegando o serviço por mais, dependendo da minha negociação, em si já perdeu mercado, e se eu sem critério nenhum, baseado somente no meu esforço e gana de ganhar dinheiro jogar um preço 50% mais barato somente "para entrar no mercado", você também e eu perdemos duplamente.Pois seus anos de luta para chegar ao valor que hoje consegue praticar, eu joguei pelo ralo, cobrando um valor minimo, e eu jamais vou conseguir dobrar esse valor, e se você não baixar seus preços, em pouco tempo sairá deste mercado, ou um dia que nos encontrarmos, teremos uma conversa nada amigável, rsrsrsrs. O exemplo é tipico, e já aconteceu comigo, e com vários amigos meus.Se o seu mercado está seguro , parabéns, mas eu desconheço cliente fiel, não encontrei ainda. A proposta é tabelar alguns serviços num "piso" mínimo, o teto é o céu. Mas se eu souber que seu serviço está na casa dos r$3000, eu não irei cobrar r$1000, achando que estou fazendo um ótimo negócio, assim estarei protegendo nosso preço. O que temos que parar para entender é que estamos tropeçando uns nos outros, por causa de valor, tabelar alguns serviços especificos, não significa ter que ser esse valor "forever".Tem os descontos, tem a simpatia por seus cliente com seu serviço, então o novato terá que apresentar algo a mais para ganhar o seu cliente, e se assim o fizer, você terá que correr atrás para acompanhar a evolução. A intenção é organizar esses valores, pois eu já estou me cansando de lutar com os novatos, gosto deles, mas cometem muitos erros primários, então o negócio é se unir à eles, ou morrer na praia. Eu já tive a chance de passar serviço para novatos, mas já estava tão "p" da vida por ter perdido serviços para eles, que simplesmente, não passei, e deixei meu cliente a ver navios.Hoje me arrependo disso.
Equinonez, Cara, agora tu resumiu tudo!!! Perfeito este teu último post!!! A idéia de tabelar valores deve ser encarada como referencial, assim como acontece na venda de automóveis: todos nós sabemos quanto um modelo A custa no mercado, sabemos até que pode variar o valor em função de impostos estaduais, fretes, etc... mas sempre temos uma noção do valor, seja aqui no RS ou em SP ou AM, o preço varia, mas não astronomicamente. Agora, colocando no mercado da CG, já vi trabalhos muito parecidos com diferenças extremas: um por R$100,00 e outro por R$1000,00!!! E agora, explicar onde tamanha diferença?? Impostos, estrutura, região?? Não, falta de orientação; um soube calcular seus custos, mas o outro deu um tiro no escuro. Eu estou ajustando uma tabela que utilizo para fazer meus preços, baseada na média do CUB nacional, horas de trabalho, índice de complexidade, prazo estimado do cliente e custos do escritório. Abraço.
É por aí que a coisa deve andar. Dessa idéia vão surgir outras, melhores, mais elaboradas, o negócio é enfrentar o problema, pois ele está crescendo dia após dia. Não adianta ignorar, ele está aí, eu estou sofrendo consequências em ter feito vista grossa em relação à ele, e hoje é ele que me preocupa. Vamos organizar nossa casa, para depois sair para caçar.
Oi gente! Blz! A discussão sobre preço e profissionalismo é sempre salutar. Espero que não pare por aqui!! Quanto as imagens que eu postei neste tópico creio que posso concluir que R$4500,00 seria um orçamento mínimo razoável. Gostaria da opinião de vcs para este outro trabalho. É uma animação de uns 2 anos atrás. Por favor vejam e opinem o quanto este trabalho deveria custar. http://www.graffista.eng.br/filmes/filme-cinesystem.mpg
Parabéns pelos trampos ai Marcelo, muito bons!
V-Ray 1.5 User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 734, sendo 11 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, gago, Eng Damasceno, Starter.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.