Boa tarde Extra3d, tudo bem?
Suas imagens e sua evolução realmente foram muito boas, parabéns pelos estudos.
Mas, particularmente eu prefiro a penúltima imagem, sem o uso de Photomatix, isso porque esse azulado não me parece muito bom e deixou a cena mais artificial.
No geral, a cena está boa.
A meu ver, você pode tentar melhorar nos seguintes aspectos para melhorá-la:
Modelagem:
- Portas e janelas: deixar a escala mais próxima da real.
- Folhas das árvores: deixar elas um pouco menores.
- O trinco da porta me parece estar muito baixo; geralmente o padrão para maçanetas é 1,1m do chão.
- Telhado, você pode melhorá-lo acrescentando os frisos, usando bump ou displace.
Texturas:
As texturas aplicadas à cena estão boas, e como ela possui um aspecto artístico, acrescentar sujeira, falhas por umidade e rabiscos ajuda a aumentar o realismo da cena. Nesse aspecto está muito bem texturizado, parabéns!
A meu ver, os seguintes detalhes poderiam ser melhorados ainda mais:
- Vegetação: O verde está muito forte, tirando o realismo da cena. Procure nesse caso, usar mapas de folhas reais com canais de opacidade e bump para conseguir melhor realismo.
- Grama: está muito pontuda e muito verde. Você pode resolver o problema acrescentando um mapa de gramado real e diminuindo os pixels das extrusões do displace, isso deixará a grama melhor.
- Carro: O carro está pecando nas texturas dos vidros, rodas e faróis. Apenas configure a cor e os outros detalhes no próprio material editor que já conseguirá bons resultados.
- Telhado: Ele possui três manchas estranhas. Bom é conseguir fazer uma textura especial para ele, criando melhores ranhuras e sujeiras de uma forma mais geral.
- Portas e janelas: Apenas fazer algumas melhoras na textura de madeira, tirando um pouco de sua reflexão e deixar os vidros ligeiramente mais escuros, pois eles estão parecendo muito leitosos.
Iluminação:
A meu ver, a iluminação está pecando em dois pontos:
- Luz solar principal: Nesse aspecto basta apenas você melhorar um pouco a intensidade da mesma e também remover o efeito glow que se encontra no canto da imagem, pois este não com condiz a posição do sol.
- Luz secundaria atmosférica: Nessa ultima imagem a luz atmosférica está muito azul, tirando muito realismo da cena. Você pode melhorar esse tipo de iluminação principalmente com imagens .hdr
Render:
Para melhorar ainda mais o render você precisa apenas configurar a iluminação da cena com um pouco mais de realismo. Você consegue boas noções olhando fotografias do mundo real e prestando bastante atenção no comportamento físico da luz, e fazendo testes com o seu renderizador para obter o máximo que ele oferece.
Com o tempo, nos acostumamos tanto com o mundo 3D que tudo que nós vemos na vida real, vemos também em 3D (No começo até incomoda um pouco...), mas por um lado isso é bom, pois temos idéias até quando passeamos na rua.
Creio que melhorando esses aspectos, conseguirá obter uma imagem ainda melhor. ;)
Bons estudos!
Abraços.
Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br