Juliano
Eu tenho uma experiência parecida com a sua, mas é com desenho artístico e pintura de quadros. Aqui na minha cidade não se compra um quadro original eles procuram em revistas de decoração e pedem para você reproduzir igualzinho e como não me sujeitava a isso eu não vendia nada, larguei de mão, de repente um dia eu volto. Outra coisa com ilustração de livros, tem uma pequena editora aqui que fiz alguns trabalhos mas depois de um tempo eu fui dividir o valor que recebia pelo tempo que levava cada desenho e dava menos que um salário mínimo se trabalhasse 40 horas por semana. Também não faço mais. Eu trabalho como desenhista arquitetônico num escritório a 23 anos não ganho muito (em torno de R$ 2.000,00 mensais), mas tenho o meu canto com meu som, tv e bastante liberdade e flexibilidade de horário. Até faço alguma perspectiva pro patrão quando sobra tempo, mas sem estresse. A filha do patrão é minha cliente e faço desenho arquitetônico perspectivas para ela fora do expediente e cobro separado, lógico. De noite faço desenho para outros arquitetos e engenheiros aqui da região, alguns pedem perspectiva também. As vezes todos querem coisa ao mesmo tempo e tenho que me virar pois daqui a uns tempos quero ficar só no freela, pois é possível que meu chefe se aposente daqui a uns anos. Eu até nem tenho muito tempo para estudar 3d e vou aprendendo nos próprios trabalhos que pego para fazer, mas meu sonho é fazer um curta. Bom... todo esse papo foi para tentar lhe dissuadir a desistir do 3d. Tenha seu emprego que vai te garantir um rendimento básico mensal, mas vá também tendo contato com empresas e profissionais por aí, seu trabalho é ótimo e não deve ser desperdiçado. Embora pela internet se possa prestar serviço para o outro lado do planeta, o pessoal ainda prefere fazer perspectiva com pessoas da região, para que se possa ter um teth a teth pessoalmente de vez em quando.
Abraço