Sala-Estar-Andamento

Por: Joao  

Em: 13/08/2013 23:32

Ae pessoal,
pra ver como to indo no pos.
É a mesma imagem de cima.
João, boa tarde,

Me desculpe se estou respondendo somente agora, mas... é nòix, tô aqui pá dá moral ao seu trabalho artístico - cada vez mais evoluído!

Fiquei esta úlima semana pegado numas paradas aqui, mas vamos lá, ok?

Irmão, li todo o tópico, onde incluo todos os colegas que contribuíram com suas críticas e observações, sempre pertinentes e bem colocadas.

Não tenho, ainda, grande chão ou experiência para ladear com os comentários dos colegas, porém... sobra-me bom senso, sensatez para perceber o contorno artístico proposto por você e seu trabalho.

Vi que foi dado um acento necessário ao Photons Map e sua configuração, de modo a equalizar a cor das paredes, especialmente nas quinas - edges - ou encontro das paredes com o teto, nas tais \"manchas pretas\" indesejáveis. Indesejáveis se você determina o tipo de luz ou iluminação a ser adotada, além do ingresso da luz externa.

Quando a este, me sinto impelido a deixar um outro tipo de comentário.

O artista, no caso você, deve especificar que tipo de luz fará entrada no interior da cena; digo: qual o tipo de luz natural, seu horário, portanto, será adotada nesta cena.

Por exemplo, eu estava estudando agora, mas parei para responder seu tópico, onde estava sendo faltoso. Notei que a luz externa estava diminuindo e, portanto, prejudicando a leitura. O que fiz? Aumentei a luz do meu quarto, de modo a compensar - já a esta hora do poente -, a falta de luz natural - logo, solar.

Observo, também, que há uma uniformidade de luz refletida nas paredes e no teto. No entanto, na sala, onde, a incidência é muito menor, as sombras se ajustam no interior da cena.

Entendeu onde quero chegar, João? Alguns podem achar bobeira, mas não é, não! Para eu dizer se sua cena está bem ou mal iluninada, eu preciso ter - principalmente de sua parte - as \"referências temporais\" da cena ou mais ou menos o tipo de incidência de luz natural, solar, que ingressará no interior da cena concebida por você.

Achei fabulosa a evolução do seu trabalho nas várias mostragens de render, João. Nesta última e mais recente imagem, noto que melhorou enormemente a qualidade do seu Photons Map, sim.

Sei que posso parecer chato para alguns, mas uma luz desta que faz entrada na sala da sua cena, só pode se dar em torno do nascente ou poente, embora ambos apresentem qualidades distintas de irradiação e, consequentemqnte, de iluminação - eu posso falar isso de cadeira! kkk.

Uma irradiação solar vinda de cima, como que no zênite, mesmo que intensa, não provoca este efeito. Logo, irmão, você é quem pode determinar se a irradição solar, portanto, de luz natural é ascendente ou declinante.

Me perdoe se me alonguei e divaguei em torno deste ponto, mas considero ele importante.

Fica claro, portanto, que você está, como disse em outra ocasião, em fase de transição; avançando para um novo estágio de aperfeiçoamento técnico. Este seu tópico e a evolução da qualidade e de toda a pesquisa não me fazem pensar o contrário.

SUPER PARABÉNS!!!
Abração fraterno,

MB
[:)]

P.S.: Quanto ao seu comentário lá atrás... João, estamos mais imersos no cristianismo e em todo o seu sagrado simbolismo, do que uma baleia no grande ocenano. Todos somos, em algum grau, instântaneos de um cristão em formação. Assim, também, evolui o seu trabalho artístico, João.
Caraca veio na boa, to embasbacado aqui com sua explanacao Marcelo.
Li atentamente e compreeendi perfeitamente. Me abriu muuuito a mente sobre essa questao de luz, isso porque nao tenho nenhum conhecimento tecnico, tudo que sei é o que observo nas imagens dos colegas o resto eu faço na \"unha\" mesmo, entao so posso lhe agradecer por isso.
Quanto a excelencia da sua explanacao nao me é novidade pois ja conheço seu talento nessa area, estou citando isso pois admiro demais um belo texto.

Obrigado pela força!

Muito obrigado meu amigo e uma grande abraço!

Obs.: realmente estamos no caminho, como Jonas na praia que ainda indeciso estava no caminho do aprendizado da vida, ou como o grande rei Davi que se dispos de corpo e alma ao aprendizado do bem e a caminho da luz eterna. A vontade de Deus sempre prevalece ainda que percorramos caminhos estranhos.
Parabéns pelo trabalho!!!!!!
cada vez melhor nos estudos, brother.
Muito obrigado pela força GeorgeFleming!
Desculpa a demora em responder.
Opa muito joia new, valeu mesmo!
Parabéns Joao, tá evoluindo rápido!!

Abraço
Ricardo Perussi Parruca Page: facebook.com/MultiPixelBR Profile: facebook.com/RicardoPerussi3D
Valeu Primo, muito obrigado pela força!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717080.

Total de membros registrados: 143041

Últimos membros registrados: DILSINHO, Luca Coelho, AirZumaCoolCore3455, Coolizi4565, juninnxt, Coolizi567, Epicooler355, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 1334

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.