J.F. Veríssimo.: Oi Veríssimo! Tudo bem? Primeiramente meus Parabéns pelos seus trabalhos e por todas as boas imagens que você sempre posta aqui no site 3D1.
=============================================================================
Ótima modelagem, bons materiais, boa texturização, boa iluminação e bom render. A meu ver você trabalha muito bem, só precisa tomar cuidado com algumas coisas...
Por exemplo, noto em suas imagems que você "gosta" sempre de estourar o fundo da iluminação com efeito glare do sol, só que muitas vezes isso feito de forma artificial, acaba é tirando o realismo da sua imagem.
Quando você for fazer esse efeito glare do sol no fundo das suas imagens, tome cuidado pra eles não "matarem" a forma dos objetos 3D que estão altos e em contato mais próximo a esse estouro de luz.
Outra coisa que observo bem nos seus trabalhos, é que você usa muita imagem de pessoas ( billboards ) 2D, só que pra isso você tem que tomar cuidado com as projeções corretas das sombras e com a iluminação dessas pessoas, principalmente quando for inserí-las pelo Photoshop.
** Só uma sugestão á você: Por que você não coloca essas pessoas 2D direto nos softwares 3d mesmo? Basta criar um simples plane no 3ds Max, colocar o plane em pé e com altura mais ou menos de 1,75 m ( padrão de altura de uma pessoa no Brasil ), e depois você aplica a imagem .jpg da pessoa no plane, e depois a imagem do canal alpha da pessoa 2D no canal "opacity" do seu plane.
Pode fazer uma cópia do diffuse pro reflection para pessoa ter um leve brilho e depois uma cópia do diffuse pro bump, para a pessoa 2D ter um pouco de volume.
O próprio 3ds Max já coloca a sombra das pessoas correta para você em 3D, sem ficar se preocupando em fazer isso no Photoshop ou em outro software de edição de imagem.
** Se não quiser colocar pessoas 2D na sua imagem, pode colocar pessoas em 3d mesmo. A empresa axyzdesign tem ótimos modelos de pessoas 3d ( poucas pessoas podem ser baixadas de graça nesse site da empresa ) que podem ser colocadas diretamnente em 3D nas suas cenas.
Como a maioria dos artistas gráficos não gosta de colocar pessoas 3D nos seus trabalhos, pois a maioria diz que tira o "realismo" do mesmo, principalmente se estiverem em close ( bem próximas a lente da câmera 3D ), você pode colocá-las distantes da sua cena 3D pra que não sejam vistas de perto, ok?
Outra solução a você seria utilizar models 3D de pessoas escaneadas, já que atualmente muitas empresas da área de tecnologia de ponta, já fazem o scanner de pessoas, gerando modelos bem realistas de pessoas 3d.
Tenta dá uma procurada na internet por: "ArchViz People Scanned", você poderá encontrar algumas coisas legais.
O próprio 3ds Max 2018 ou superior, já tem a opção de criar pessoas pela ferramenta de crowd ( multidão ) de pessoas, em que o próprio programa já cria uma multidão de pessoas 3d pra você automaticamente, já com um fluxo de caminhada definido e já prontos pra animação ( caminharem em torno de um shape de linhas )...
Não é à toa que muitos filmes hollywoodianos usam pessoas 3d do An(i)ma plugin da Axyzdesign que são realistas e outras empresas usam simulações em "crowd" ( multidões ) com o plugin "Golaem Crowd" 6.1.2" do Maya 2017 ou superior.
Tirando esses pequenos detalhes que citei anteriormente, seu trabalho é bem legal mesmo.
============================================================================
Parabéns pelo seu trabalho e pelas suas imagens.
Abraços e sucesso!
__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...