Oi pessoal tudo bem? Ouvi falar deste fato de uso indevido de imagens por um amigo e por extrema curiosidade resolvi acessar para dar um olhadinha, desde já quero lembrar que não li todas as páginas mas pelo pouco que li notei a indignação de todos os colaboradores e usuários do fórum com este fato. Se falou em processo, agressão e etc, mas vale lembrar que inúmeros motivos fora do nosso conhecer ou compreender pode ter levado essa pessoa a fazer isto, pelo meu ponto de vista se ele precisa de belas imagens ou esse grande trabalho do Sandro para exemplificar o que el faz, teria entrando em contato com o autor e pedido autorização, eu mesmo já pedi pra um usuário do fórum me arrumar a urna eletrônica que ele teria feito, no final eu acabei nem usando como gostaria por ter o serviço cancelado, mas ele me enviou numa boa a imagem, isso é algo de colaboração. Também é importante frizar que todo trabalho é trabalho então se o autor cobrar algo dentro do possível para a pessoa para conceder as imagens perfeito. Neste caso a medida inicial é comunicar o usuário para que ele retire do ar as eventuais imagens e exclareça o fato ao proprietário apenas. Vocês já imaginaram se todas as empresas processassem a todos os internautas que usam imagens no site como links e etc, como estaria o país, eu concordo que é crime, é errado e que não demos fazer isto mesmo, mas que antes de medidas drásticas vamos dar uma oportunidade de mudar isso. No ano de 2000 eu criei um site logo que saiu a "IG" e se não me angano chama TV IG, era um site para falar de TV, conteúdo da TV no Brasil já que eu curto muito TV. O site na verdade não era para vender algo, ou denegrir a imagem da "IG", só levava esse nome porque eu tinha interesse de mostrar um trabalho na forma de sugestão para a empresa, mas um dia recebi uma carta imensa contendo muitas páginas dizendo que se eu não retirasse o site do ar poderia ser processado judicialmente, então naquele dia eu tive uma oportunidade de mudar, imaginam se eu tivesse levado uma ação judicial, como eu iria pagar isso, ou sei lá... Então a melhor maneira é comunicar o usuário antes e se ele persistir aí sim tomar ações diferentes. Bem mudando de assunto, eu tava falando com um amigo o seguinte, já que hoje a 3d1 é um sociedade de amigos que visa ensinar, entertenir, etc, porquê não criarmos ainda mais e valorizarmos através de idêntificações os usuários, refiro a criação de um cartão numerado para identificar usuários e profissionais da computação gráfica, de forma que quando apresentarmos um trabalho, currículo e etc, levaremos juntos o selo da 3d1 que especifica que o profissional está veiculado a um portal de qualidade em conhecimento. Essa idéia precisa ser amadurecida ainda, mas o lado bom disso é que iremos expandir a marca "3d1" e seus trabalhos a muitas pessoas, evitando fraudes no conteúdo do site e fazendo com que o André acabe tendo que dificultar na visualização dos tutoriais e etc. Precisamos pensar em algo para ajudar e não atrapalhar, tais técnicas para evitarem uso indevido e etc, podem dificultar o acesso, aprendizado e tantas outras coisas no futuro. Bem essa foi a minha opinião. André, eu não fiz claro, mas já pensei de álguma forma divulgar o site da 3D1 no GC final das produções da produtora aqui, abaixo do meu nome e atividade dentro da empresa. Esse cartão que sugeri seria mais para apresentação, valorização do usuário, além claro de autorizar a estarmos no grupo 3D1 e usarmos a marca, divulgar. Como disse temos que amadurecer as idéias. Obrigado pessoal...
Paulo Cézar Júnior
TV Você