"PiledotNET"]Muito bom este tópico :) O que eu sempre tive dúvidas é na parte de programação da engine, sempre tive a vontade de saber como um projeto destes é organizado - o jogo inteiro é programado em um arquivo só e depois compilado ou são vários pedaços de programação que no final são compilados em um exe - e quantas linhas ocupa uma engine legal. Alguém aqui já viu aquele jogo Elasto Mania? Ele é bem simples, utiliza gráficos 2D. Quantas linhas aproximadamente será que um jogo deste ocupa?[/quote:9165fea80b] Oi super Felipe! Bom qualquer jogo vai utilizar muito mais do q um arquivo.. Normalmente tem o arquivo principal.. onde está o "int Main" ou "WinMain" do C++... E ele tem uma porção de cabeçários (que é o mesmo q importar outros arquivos pra ele). Por isso programar em equipe é muito fácil.. Se eu sou resonsável pelo enredo do jogo, uso uma função "escurecer tela" que não existe, e é voce que tá fazendo, posso usar numa boa.. só deixo comentado pra poder compilar numa boa, assim q voce terminar eu só adiciono no cabeçário os eu arquivo.. Ou faço chamadas dentro de classes.. Classes funcionam assim.. Você tem um objeto por exemplo "carro" ele possue.. cor, largura.. e várias outras coisas.. Eu poderia fazer uma classe "carro".. e dizer que ferrari é da classe carro, e nao precisaria reescrever funções como vira pra direita, vira pra esquerda, por que já foi escrita a classe na primeira vez, apenas atribui a um novo objeto, voce pode inserir classes de outros arquivos do cabeçário.. E é justamente essa a diferença entre C e C++... São exatamente a mesma linguagem porém C++ usa classes.. E tem uns cabeçários q foram melhorador no c++ mas no resto é isso... Ah.. Elastomania é legal sim.. quando eu tinha eu lembrava onde era feito, acho q é delphi né? Um jogo que fiz uma vez possuia cerca de 4 mil linhas.. Mas possuia sistema de Script de NPCs, enfim carregava muitos arquivos de fora como imagens, levels etc.. mas só a lógica eram cerca de 4 mil linhas já com minha Engine. [quote:9165fea80b]wow!! vlw Amon-Ra!! Muito boa essa explicação Ja que vi que voces percebe muito de programação, depois de programar qualquer coisa em C ou C++, qual compilador que voce aconselha? E um bom engine? que nao seja muito dificil [/quote:9165fea80b] valeu! Hoje em dia as pessoas aconselham o C#, pois a Microsoft botou toda pilha nele.. O c++ tem o DEvC++ que é free e é muito bom, mas o Visual Studio da Microsoft na minha opiniao é o melhor, junto com o Borland C++, (mas q tem umas diferenças leves, a principal é a adaptação). O C# aconselho o Visual Studio da Microsoft tmb, Engine tem muitas brasileiras boas, e poucas free.. das pagas adoro a Torque, por que te permite criar o jogo jogando.. Voce programa tudo numa janela dentro do jogo.. ou seja, vc tá com uma arma na mao já, e quer programar novas funções vc vai editando toda ela e ja vai vendo como ta ficando em tempo real, pq a plataforma é em C++ mas a construção do jogo é por scripts. Tem suportes a gui (janelas desenhadas), enfim é muito completa e tá 99 dólares (ou tava na minha época de programador). Aconselho sempre cada 1 achar seu caminho, se quer aprender rapido.. Vai pro DElphi, se quer boa capacidade vai pro C++, se gosta da sintaxe do c++ e quer mais facilidade vai pro C#. Ainda tem o JAva que ´eo mais rapido em calculos matemáticos, mas é um estress obrigar as pessoas ter o Virtual machine instalado.. Enfim, cada 1 na sua praia ;) [quote:9165fea80b disse: Bah, tenho que descordar de que modelar é mais dificil que programar, definitivamente... Cara, para vc começar a brincar existem uma serie de engines prontas na internet, baixe um compilador tipo o visual studio c++, e baixe o SDK do directX e comece a fazer testes. Serao anos de estudo ate conseguir fazer uma boa engine, e os modelos, isso é rapido de fazer. Abraço!hehehe.. as mesmas impressões q eu tinha quando já carregava arquivos 3DS, o X do directx e outros em programas, mas nunca tinha visto o 3D studio, achei coisa de louco... PEgar os exemplos do sdk e se basear neles realmente é pedir demais.. lance é no c++ aprender e dominar bem a API WIN32, só entao brincar com a própria api e arriscar umas bolinhas batendo na tela, então adicionar o cabeçário do directX e a lib d3d.. pra entao começar a brincar com coisas simples no d3d, como uma imagem girando ou coisas assim.. ainda tenque aprender conectividade TCP/IP pra jogos em rede, bom.. dominando essas coisas ja da muita liberdade pra fazer algo grande.. não é dificil, só nao é do dia pra noite, eu diria que é Do ano pro outro hehehe =) pra ficar bom mesmo do ano pros outro(S) hehehehe valeu
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.
Total de membros registrados: 143143
Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.
Usuário(s) on-line na última hora: 271
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .