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Vray vai evoluir?

Por: byboca  

Em: 20/01/2021 11:44

Olá galera
Meus clientes estão me pedindo passeios virtuais, como é muito demorado no vray eu dei uma fuçada no twinemotion.  Fiz uma cena rápida com um arquivo que já tinha modelado e renderizei 30 segundos, um passeio na metade externa da casa.  Para minha surpresa demorou menos de 5 minutos em full hd.  Coisa que no vray demoraria dias.  A qualidade de uma cena em movimento o pessoal nem repara tanto, mas no vray ficaria melhor.  Aí estou chegando num impasse de que renderizarei as imagens estáticas com vray e farei passeios no twinemotion, me dando ao trabalho de configurar duas vezes.  A pergunta que tenho seria essa pra vocês que de repente estão mais ligado na evolução do vray:  Existe uma chance do vray se tornar um renderizador em tempo real, tipo renderiza com sombras, luzes, reflexos, etc todo o arquivo e a gente só colocaria as câmeras e tiraria as imagens instantaneamente?  Ou é só um sonho meu?  Agradeço qualquer opinião.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Byboca.: oi Byboca! Tudo bem? Sobre a sua pergunta, ainda não uso o Twinmotion que é da Epic Games, porém com relação ao render V-Ray, se você tiver uma ótima placa de vídeo, pode baixar o Lavina's Project da Chaos Group.

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Caso você tenha uma ótima placa de vídeo com um bom processador, você pode estar tentando usar o Chaos Vantage ( que é o antigo Lavina's Project da Chaos Group ). O antigo Lavina's project era um projeto interno da Chaos Group ( mesma desenvolvedora dos render's: V-Ray + Corona ) que, pelo menos na época tinha como único objetivo pesquisar e explorar as novas tecnologias das placas linha RTX da N-Vidia, tentando descobrir suas capacidades e de certa forma limitações...

O lavina era uma engine baseada em DXR, feita especialmente para os mais novos e modernos hardwares do mercado mundial e tinha segundo eles uma particularidade interessante. Eles prometiam puro "raytrace" em tempo real que comportava cenas 3d gigantestas...

Durante acho que a Sigraph de 2019 ( salvo não me engano ) que foi em Vancouver ( Canadá ), "Vlado" demonstrou do que esse Lavina's Project era capaz e comentou sobre as próximas gerações de placas de vídeos potentes que seriam ainda melhores...

** Com o Chaos Vantage você exporta toda sua cena 3d ( render V-Ray ) para .vrscene ( basta clicar com o botão direito do mouse na cena 3d e escolher essa opção ) e abre toda a cena 3d no "Chaos Vantage". Ainda não testei ele porque minha placa de vídeo é muito fraca e só renderiza por CPU, então nem que eu quisesse ( pelo menos por enquanto ), não poderia usar o Chaos Vantage... kkkkkkkkkkkk

No site da Chaos Group, eles prometem cenas 3d ( dentro do Chaos Vantage ) com 100% de raytrace, mas há vários artistas gráficos que contestam essa informação e alguns dizem que não é 100% raytrace, eles prometem animações simples e rápida...

Prometem também um "Live link" em que todas as suas alterações na cena original do 3ds Max 2020 ou superior, se refletem automaticamente no Chaos Vantage, muito parecido mesmo com o Live Link entre Revit e Lumion...

** Aqui está o site com informações sobre o "Chaos Vantage".: Apresentando Chaos Vantage (anteriormente Project Lavina)

** Aqui está o site com os documentos da Chaos Group sobre o "Chaos Vantage".:  Chaos Vantage works with .vrscene files exported from V-Ray Next and above

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** OBS.: Você pode estar tentando usar algum browser de internet também para fazer passeios virtuais ou VR ( realidade virtual ), hoje já tem vários serviços on line de VR, só precisa de uma conexão boa de internet, e salvar a cena no formato 360 graus no 3ds Max 2020 ou superior.

Olha esse site aqui --->> Metareal stage- Make floorplans& 3d Virtual tours with 360 photos

Procura dar uma estudada também no Unreal, para você começar a mostrar seus projetos ( pelo menos a parte de passeio virtual ) ou realidade virtual dentro do Unreal. 

Só precisa fazer o unwrapp no 3ds Max 2020 corretamente de todos os objetos que for levar pro Unreal + bake da iluminação depois. Dê preferência a criar os materiais todos dentro do material editor do Unreal do que levar os materiais do 3ds Max 2020 pra ele... 

Atualmente o Chaos Vantage trabalha com o 3ds Max, Revit, Rhino 3D, Maya e o Modo ( The Foundry ) que antigamente era da Luxology...

Espero ter ajudado de alguma forma, portanto caso você tenha uma placa de vídeo potente da Nvidia ( GTX moderna ou uma RTX que infelizmente ainda é muito cara ), você pode ter uma boa experiência com o Chaos Vantage.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...








 

 

Obrigado, Danilo.  Acho que esse chaos vantage pode ser o que procuro.  Vou me aprofundar mais então.
Até
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Byboca.: oi Byboca! Tudo bem? Posso te dar um conselho e uma sugestão? Se eu puder gostaria de te dizer para você começar a estudar o Unreal ou a Unity, porque tudo está indicando que o futuro da animação, VR, realidade aumentada e passeios virtuais serão todos feitos pelas "engines" de jogos...

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Pelas pesquisas que ando fazendo pela internet tá crescendo muito mesmo o número de empresas que fazem passeios virtuais e VR no Unreal, porque as possibilidades são incríveis de se modificar cores, texturas dos objetos, acender ou apagar uma luz dentro do ambiente por programação no Unreal ( se não me engano acho que em "blueprint" )...

O mestre André Vieira está fazendo um curso de Unreal e ele já vêm estudando há muito tempo o programa e com certeza o curso dele virá com muita coisa mesmo para estudar de Unreal, deve ser tão detalhado ou mais ainda do que o curso que ele gravou na época de modelagem e Mental Ray pro 3ds Max... kkkkkkkkkk

** Tenta instalar o Unreal na sua máquina e começa estudando ele, tenho certeza que com os vários tutoriais que tem por aí, você irá se sair muito bem.

Eu já acho o Twinmotion ( Epic Games ) muito limitado, eu se fosse você partiria logo para estudar o Unreal, tem cenas dele na net (marketplace) para fazer download com realismo absurdo, e melhor ainda.: você vai caminhando direto pelo projeto com tudo como se fosse real time... ^^

Mas tenta ver também o Chaos Vantage, infelizmente como te falei minha placa de vídeo é fraca e nem consigo instalar e nem usar ele, por isso não sei te dizer como é na prática o "Chaos Vantage" da Chaos Group.

Caso você tenha conseguido instalar ele na sua máquina e puder voltar aqui pra descrever como foi sua experiência ao usar ele.

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Acho que iria ajudar não só a mim mas a muitos outros leitores do site 3d1, ok? Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Byboca, tudo bem?

Entendo perfeitamente a sua questão e tem diversas opções que resolvem o problema, inclusive o Chaos Vantage, antigo Project Lavina, como o Danilo indicou.

Tudo depende do quanto quer gastar, se quer ou não estudar outro Soft e o que pretende fazer.

O Chaos Vantage é uma boa opção se tem um equipamento com placa de vídeo RTX, assim, poderá salvar a cena no Max como Vrscene, abrir no Chaos Vantage e ver tudo com Ray Tracing Real-Time.
Não é Real-Time de verdade, leva alguns segundos para suavizar dependendo da cena e do equipamento, mas é veloz, permite navegar pela cena com colisões, gerar imagens e animações.

Aqui estão alguns links para você saber mais sobre o Chaos Vantage:

https://3d1.com.br/noticia/71447

https://3d1.com.br/noticia/71489

https://3d1.com.br/noticia/71511

https://3d1.com.br/noticia/71515

Porém, com um equipamento deste você consegue renderizar com Ray Tracing Real-Time em qualquer lugar e existem diversos programas pagos e gratuitos que oferecem ótimos resultados mais rápido do que o Chaos Vantage.
Por exemplo o D5 Render, que é praticamente o renderizador do Unreal Engine sem programação e voltado para gerar imagens e animações para arquitetura.

Aqui estão alguns links para você saber mais sobre o D5 Render:

https://3d1.com.br/noticia/70230

https://3d1.com.br/noticia/70356

https://3d1.com.br/noticia/70470

https://3d1.com.br/noticia/70922

https://3d1.com.br/noticia/71200

https://3d1.com.br/noticia/71511

Se você não quiser ficar apenas em imagem e animação e quiser também oferecer maquete interativa e realidade virtual para os seus clientes, pode partir direto para o Unreal, onde tem todas as opções que existem, pode renderizar em Real-Time de verdade, em híbrido de Raster com Ray Tracing, só com Ray Tracing, gerar imagens e animações em alta resolução com Render Passes e tudo mais, além de interatividade, VR, AR, MR, etc...

Ainda tem a opção do V-Ray para Unreal, que é a forma mais prática de transferir o projeto entre o Max e o Unreal sem ter que aprender quase nada de Unreal, no caso de pretender gerar apenas imagens e animações sem interatividade.
Assim, é só exportar em Vrscene a partir do Max, igual faria com o Chaos Vantage, mas vai importar no Unreal, onde poderá visualizar e renderizar em Real-Time ou com o Ray Tracing do V-Ray.
Neste caso também pode modificar a cena no Unreal, salvar em Vrscene e abrir de volta no Max, é a única opção que oferece este intercâmbio de mão dupla.

Aqui estão alguns links para você saber mais sobre o V-Ray para Unreal:

https://3d1.com.br/tutoriais/utilidades/artigos/v-ray-para-o-unreal

https://3d1.com.br/noticia/66918

https://3d1.com.br/noticia/68565

https://3d1.com.br/noticia/66991

Se não quiser mudar muito o Workflow, é só esperar mais alguns meses e verá a evolução do V-Ray no próprio Max com o V-Ray Vision.
Uma aplicação que está acompanhando o V-Ray nas versões para o Rhino e Sketchup para renderização Real-Time de verdade igual dos Engines de Games como o Unreal, não tem a mesma qualidade do Unreal, mas é excelente.

Você pode ver um exemplo dele no Webinar sobre o V-Ray 5 para o Rhino que publiquei hoje nas notícias, está neste link: https://3d1.com.br/noticia/71564

Além disso, uma das melhorias da próxima versão do V-Ray será o realismo do material VRayMtl na Viewport do 3ds max, que já oferece diversos recursos para visualização Real-Time como AO, reflexos, GI de ambiente HDRI, Bloom, DOF, entre outros.
Portanto, com uma visualização realista do VRayMtl na Viewport você poderá renderizar animações em Real-Time com boa qualidade baseada na vista da Viewport.

Você pode ver um exemplo neste link: https://3d1.com.br/noticia/71429

Existem ainda muitas outras opções, todas depende de estudar um novo programa sem V-Ray como o Lumion, o próprio Twinmotion, Enscape, Marmoset, KeyShot, AMD ProRender, que oferece renderização híbrida com rasterização, Blender com a Viewport Eevee, entre várias outras.

Mas creio que para o seu objetivo o mais fácil será esperar sair o V-Ray Vision para o 3ds max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Já faz tempo que me pedem, tento explicar que configurar o passeio é muito fácil no max com vray, mas demora muito o tempo de render.  Muitos clientes podem pensar que é desculpinha de incompetente, pois muitos não são muito ligados em como funciona o 3d.  Estou com a versão free do twinemotion e por enquanto vou me virar com ele mesmo, pois é absurdamente fácil de mexer.  E de repente se eu caprichar pode ser que faça imagens bem próxima das que faço em vray, levando em conta que as minhas imagens de vray não são aqueeele realismo (kkk).
Obrigado por dedicarem seu tempo e me ajudarem nas minhas dúvidas.
Bom final de semana.
Oi Byboca, tudo bem?

É normal os clientes acharem que 3D é fácil, antigamente era muito pior, pois achavam que o computador fazia sozinho e a gente só ficava olhando para ver se estava tudo certo. rsrsrsrsrs

Uma coisa que você pode oferecer para quem deseja animação é pagar o Renderfarm, você faz uma cotação, coloca um pouco em cima para pagar a sua internet e manda a conta, se o cliente quiser pagar o custo da renderização, está tranquilo e você não vai ter que aturar Render.

Você pode ter certeza que eu entendo perfeitamente a sua recusa em renderizar animação no Max, pois passei 10 anos aturando Render de animação e atualmente não faço por dinheiro nenhum do mundo, prefiro catar latinha. rsrsrsrsrs

Se a próxima versão do V-Ray tiver o V-Ray Vision, você poderá animar normalmente no Max e renderizar em Real-Time de verdade, mas obviamente com uma qualidade inferior, porém, como você mesmo disse na primeira mensagem, muitos clientes não querem visual realista, querem apenas sentir o projeto, visualizar volumetricamente, então, melhor ainda se for navegando na tela igual um jogo ou usando VR como o Twinmotion permite.

Ou seja, o V-Ray Vision chegou meio tarde, porque pela facilidade para levar para o Twinmotion e visualizar com qualidade razoável imediatamente, até em VR e renderizar animações em Real-Time, pode realmente não valer a pena ter que configurar luzes e materiais no V-Ray do Max.

No final o Max acaba servindo apenas para preparar a cena para outros Softs como eu venho falando que vai acontecer há pelo menos 4 anos, o reinado de mais de 20 anos do Max acabou e ele não perdeu para outro Soft 3D, ele perdeu para um Engine de Game, é incrível, mas merecido!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá
Novamente grato por seu tempo de me ajudarem. Me adaptei muito bem ao 3ds max e modelo razoavelmente rápido com ele.  Infelizmente (ou felizmente) não tenho tido muito tempo para estudar outro soft de modelagem no momento, até já pensei no blender, mas até eu chegar na habilidade que tenho com o max acho que demora um tempo precioso.  Mas vou tentar me organizar melhor.  Abraço.
Oi Byboca, tudo bem?

Justamente por você estar tão habituado com o Max e V-Ray que eu acho que vale a pena esperar mais um pouco para ver se realmente vão adicionar o Vision na versão para o 3ds max.
Eu sinceramente achei estranho lançarem primeiro nas versões para SketchUp e Rhino, mas acho quase impossível não lançarem para o Max.
Assim, você não terá que mudar nada no seu Workflow e conhecendo pouco de animação no Max já faz tudo que precisa para arquitetura.
A próxima versão do V-Ray deve sair em breve.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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