Oi Abílio, tudo bem?
Desculpe a imensa demora para responder.
Estes recursos de realismo na Viewport do 3ds max foram sendo implantados aos poucos durante os últimos anos.
A partir do Max 2021 aceita iluminar com ambiente HDR e oferece efeito de Bloom, mas não possui todos os recursos do Eevee.
Os efeitos da Viewport do Max funcionam em Real-Time, mas alguns são progressivos e dependem de um certo tempo até suavizar, como o Ambient Occlusion por exemplo, mas você não precisa dele, pode fazer o Bake de AO e da própria iluminação igual faria no Unreal, incluindo Caustics, GI e tudo mais.
Entretanto, é possível renderizar através da Viewport esperando suavizar cada Frame, não é uma renderização em tempo real de verdade se não fizer os Bakes, mas é muito veloz.
Sobre o Hardware, acho que roda em qualquer placa de vídeo moderna, mas obviamente aceitará mais objetos e efeitos sem ficar lento conforme a placa for melhor.
Para exibir os materiais com realismo precisa usar o Physical Material ou o Arnold Surface com Shaders OSL, tudo nela é baseado em OSL, até o ambiente HDRI.
Sobre a Render por GPU no Max, tem vários, mas que os materiais sejam perfeitamente compatíveis com a Viewport realista, por enquanto só o Arnold, mas ele é lento perto dos outros.
A próxima versão do V-Ray vai exibir o VRayMtl com realismo na Viewport e ele é rápido por GPU, principalmente usando RTX, como mostra o vídeo que postei ontem nas notícias, você pode ver
clicando aqui.Você pode ver o teste do VRayMtl na Viewport do Max
clicando aqui.Tudo indica que ele também vai oferecer o V-Ray Vision, uma aplicação para visualização totalmente Real-Time, você pode ver um exemplo no vídeo do V-Ray 5 para o Rhino
clicando aqui.Abração e tudo de bom.
André Vieira