Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
new   Belo Horizonte - MG
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

rcp   São Paulo - AC
Fguassu   São Paulo
jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC
Thunders32   Joinville - SC

Problemas com sombras no vray 3dMax

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 18/04/2021 22:54

Boa noite moçada, blz

Estou com problema nas sombras Vraysun no 3dmax, não consigo escurecer, esta no máximo possível que permite escurecer. ajustei pelo matteshadow e tentei pe luz, não consegui escurece-lá.

Alguem tem uma ideia do que pode estar acontecendo?

Abraço a todos
Oi Neosmar, tudo bem?

Eu tenho a impressão que as sombras estão corretas, o problema é que as imagens de fundo estão um pouco desaturadas, pode ser porque foram lidas com correção de Gamma ou porque aumentou muito a intensidade delas.

Por causa disso o ambiente HDRI está iluminando mais do que deveria e atenuando as sombras, fica difícil dizer vendo apenas o resultado sem conhecer as configurações da cena, mas acredito que consiga resolver apenas diminuindo a intensidade da imagem HDR e diminuindo o EV da Physical Camera para manter a claridade da cena, pois tudo indica que a exposição está baixa, já que os carros estão escuros e a imagem de fundo está muito clara.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André,  obrigado
Abração 
André, boa noite

Estas são as configurações que fiz como me sugeriu.
As sombras escureceram um pouquinho e os carros clarearam,
Porem ainda não consegui escurecer as sombras direito.
parece que tem uma outra luz no ambiente.

abraço
obrigado
Bom dia André,  blz

Eu já consegui resolver o problema das sombras.
Troquei abri uma nova cena e importei tudo e deu certo.

Obrigado
Abração 
Oi Neosmar, tudo bem?

Pode ser as configurações da cor Ambient que estavam modificadas no arquivo antigo, então, quando criou um arquivo novo ficou com a cor Ambient correta.
Isso acontece quando importa objetos salvos em versões antigas.
Se ainda tiver o arquivo anterior, abre ele e verifica dentro do Environment, teclando 8, se a cor Ambient está preta.
Veja também se o Environment do V-Ray está com as configurações padrões, provavelmente é uma destas duas coisas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

 
Obrigado André 
Abraço 

Mas como postei recentemente, estou com outro problema com as sombras.

Obrigado
Oi Neosmar, tudo bem?

Eu respondi sobre as sombras no outro tópico que está neste link: https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/105119

Mas acho que você já viu lá, né? rsrsrs

Segue aquele passo a passo e qualquer mínima dúvida que tiver é só falar, assim, a gente descobre onde está errando e nunca mais terá problemas para ajustar ambiente HDRI nas cenas.

Se quiser eu te envio a cena com a HDRI e Backplate para você ver, mas o ideal é que você faça igual a partir do zero seguindo o passo a passo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André. 

Eu nunca usei bakplate, nem sei como é porque usar.
Só uso a hdri.
Será que é por isso que ficam transparentes?
Boas Antonio, só uma pergunta porque li no inicio do post que você estava com dificuldades nas sombras do vray sun, você está iluminado com o sun e com o hdri ao mesmo tempo é isso?
Se sim, já experimentou iluminar só com o hdri.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707584.

Total de membros registrados: 135209

Últimos membros registrados: yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro.

Usuário(s) on-line na última hora: 502, sendo 8 membro(s) e 494 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: yanag, Tomas, IF, DESIGNERS, Antigo, Roberto Trevelin, gouvearb, Victor Mendonça, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.