Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

juliano.lins   Recife-PE - AC
saibel   cascavel - PR
Ataualpa   RIo de janeiro
Julio Cesar   Rio de Janeiro - AC

substance designer : duvidas de iniciante

Por: Abilio  

Em: 03/09/2023 13:30

oi

quando se tem varios objetos com materiais/graficos diferentes para cada um em um projeto no substance 
e fizermos alteraçôes na modelagem dos objetos e os recarregamos no substance

existe forma de fazer bakes novos de todos objetos de uma vez só ?
com os bakes ja assossiados nos graficos ?

ou só é possivel fazer bake de cada grafico um a um e assossia-los aos nodes um a um tambem ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Desculpe a demora novamente, ando enrolado aqui com uns projetos que preciso terminar antes do Natal.

Sobre a automação dos processos no Substance Designer, é possível sim, mas depende do Substance Automation Toolkit e um pouco de conhecimento em programação, você pode ter mais informações neste link: https://helpx.adobe.com/substance-3d-sat.html

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola

quanto aquele assunto de  zerar o Specular para ter preto 100%

sera que não é por eu estar usando na viewport a opção de material : adobe_standard_material ?

eu mudei esta opção por : physically_metalic_roughness e parece ter reolvido

é isso ?

outra questão :
porque em determinados objetos o bake sai embassado ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Eu nunca usei esse Preset do Adobe Standard, pois só serve para aquele tal de Stager que também nunca usei, não é aceito por outros programas, quando iniciei no Substance Designer nem tinha este Preset, foi na feliz e próspera época da Allegorithmic. rsrsrs

Eu sempre usei o Metalic/Roughness ou Specular/Glossiness, mas este último usava só nos materiais antigos do Max e do V-Ray, quando não aceitavam o Metalic/Roughness.
Quase todos os programas usam o Metalic/Roughness!!!

Sobre o Bake parecer borrado, a única coisa que me passa pela cabeça é a resolução.
Se tiver muitas peças no Mesh, elas vão ocupar um espaço pequeno no UV, então, mesmo fazendo o Bake com 2K é capaz de ter baixa resolução e aparecer borrado.
Só que é ruim trocar para 4K, porque é quando usa texturas de 4K que a memória vai para o espaço e o projeto fica gigante.
O melhor neste caso é separar as peças em dois UVs diferentes para que ocupem mais espaço, assim, terá dois Bakes de 2K em vez de 1 Bake de 4K, que na verdade ocupa o dobro do tamanho e do espaço de dois Bakes com 2K.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola

quando eu carrego um modelo no Substance Designer ele sempre pergunta se eu quero usar o UDIN .

o que é isso e como usa-lo ?

voce acha adequado usar varios quadrados de UV em um objeto com varios meshes que vão receber o mesmo material ?
POR EXEMPLO : eu tenho uma bicicleta com varias lines que formam o quadro ( só estam agrupadas , não estão soldadas com boolean )que receberam o mesmo material , é adequado fazer um unico UV com UDIM para aumentar a resolução destas peças da bicicleta ?
pesa muito no SD e Unreal ?
como eu seleciono as varias peças no grafico : usa o node : color to mask ? ha outros recursos para fazer isso ?

quanto a UV maps , para que ele serve no Substance ?

obrigado novamente
Oi Abílio, tudo bem?

Normalmente cada objeto tem apenas uma área útil de mapeamento (UV), que é uma área quadrada de 1 x 1 onde a textura é alojada para ser exibida no Mesh, assim, conforme uma parte do Mesh esteja sobre uma determinada área da textura, estes Pixels da textura serão exibidos naquela parte do Mesh como se fosse uma projeção.

Porém, se o objeto for grande e muito detalhado vai precisar de uma textura super detalhada, mas com apenas 1 UV será necessário criar uma textura gigante para ter resolução suficiente.

Neste caso temos duas opções, a primeira é separar o Mesh em duas ou mais partes, assim, cada parte terá o seu UV e poderá usar várias texturas menores em vez de apenas uma textura gigante.
A segunda é usar o sistema UDIM, que consegue oferecer mais de 1 UV para cada objeto, é a mesma coisa que separar o objeto em partes, mas sem ter que separar realmente, pois ele separa apenas os UVs, oferecendo mais quadrados de 1 x 1 para alojar as texturas.

O problema é que isso é mais pesado do que separar os objetos em partes, não faz diferença nos programas Offline, mas faz diferença nos programas Real-Time, no caso do Unreal vai ocupar mais espaço em disco, mais memória e consumirá mais recursos da GPU do que se separesse o objeto em partes.
Inclusive, para o Lumen é melhor separar os objetos em partes se quiser ter mais qualidade no GI, o Lumen e o Lightmass não gostam de objetos grandes cheios de detalhes, tem que separar tudo.

Sobre a mensagem que aparece na importação no Substance Designer, você pode trabalhar das duas formas igual em qualquer programa.
Se der OK para usar UDIM ele vai separar cada Material ID numa área diferente no UDIM, se escolher para não usar UDIM ele vai sobrepor todos os Material IDs no mesmo UV, exatamente igual acontece no Max e nos outros programas naturalmente.
Dai você pode ligar e desligar os Meshes que deseja usar na hora de fazer o Bake para não ter sobreposição.

Olha as imagens em anexo, na primeira aparece as duas partes do objeto sobrepostas no quadro do UV porque não habilitei o UDIM.
Mas como cada parte tem um material diferente (ID), não importa, elas estão separadas, mas estão sbrepostas.
Então, é só desabilitar uma das partes e fazer o Bake dela, depois inverter e fazer o Bake da outra, assim, terá os dois Bakes em vez de apenas um sem separ o Mesh e sem usar UDIM.

Porque na verdade nós podemos trabalhar com diversos UVs no mesmo objeto sem usar UDIM se cada parte do objeto tiver um material diferente, pois o UV vai pelos materiais e não pela geometria.
Se todas as partes do objeto tiverem o mesmo material, dai tudo fica num único UV, mas se aplicar dois materiais já tem dois UVs, a diferença é que um fica em cima do outro, mas isso não importa para a texturização, porque um matrial não vê o outro, não interfere no outro.
Agora, se for fazer Bake de texturas não pode ter sobreposição, porque dai vai misturar tudo, é ai que precisa separar em partes, em Material IDs ou UDIM.

Ainda tem outra forma que é a aplicação de canais diferentes de mapeamento, assim, poderá ter vários UVs no mesmo objeto, mas em canais diferentes, como acontece com o mapeamento para o Lightmap no Unreal, onde usamos geralmente o segundo canal de mapeamento para o Bake da iluminação e deixamos o primeiro para as texturas.

Sobre a sua pergunta de usar vários quadros de UVs, depende da resolução que deseja nas texturas.
Se for ver o objeto muito de perto e quiser ver os detalhes sem aparecer o pixado da textura, é melhor aplicar vários Material IDs com o mesmo material, apenas os Bakes diferentes, porque assim terá alta resolução de perto.
Agora, se for ver mais distante, é melhor aplicar um material só com um Bake só em todas as partes para economizar memória.

OBS: Estar ou não soldado com Boolean não importa, pode ser um único Mesh com dois Material IDs, cada um definido num grupo diferente de faces do objeto, assim já terá mais de um UV sobreposto, que se quiser pode separar em outro Map Channel para não sobrepor mesmo sem UDIM.

Sobre selecionar as várias partes para aplicar os materiais no gráfico, o mais prático é com o Color Mask, mas você pode usar qualquer máscara, então, se criar uma imagem em preto e branco definindo onde é cada parte, poderá usar ela com um Blend e vai ter o mesmo resultado.

OBS2: Divulguei hoje nas notícias um tutorial de Vertical Tilt que mostra como fazer aquele efeito que você desejava, é um Plug-in nativo novo que ainda está em fase Beta, mas ele simula as distorções reais das lentes das câmeras.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola

quanto ao : tutorial de Vertical Tilt 

o unreal possue o recurso Shift tambem ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Eu não assisti o tutorial, apenas vi que o autor ensina como distorcer a imagem da câmera com um novo componente chamado Lens, que aparece quando habilita o Camera Calibration dentro do Edit > Plugins.

Ele parece ter vários recursos para distorcer, aceita Presets de lentes reais e conexão em Real-Time com câmeras reais, então, acredito que deve conseguir reproduzir todos os efeitos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
oi

eu tenho uma roda com duas meshes no mesmo UV devidamente otganizadas .
o substance considera a colisão ( da localização no espaço 3d ) entre as duas no bake de curvatura .

existe meio de o substance fazer este bake tratando estas duas meshes sem esta colisão ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Eu nunca testei com o Curvature, mas já fiz muitas vezes com AO, quando você não quer que um Mesh interfira no Bake do outro é só desabilitar a caixinha dele no Select Elements to Bake, como mostra a imagem em anexo.
Ele vai listar todos os Meshes por Material ID e você pode escolher quais vão participar do Bake.

Acredito que vai funcionar com o Curvature também, mas se não funcionar, é só exportar os Meshes em FBX separados e fazer o Bake separado, mas quando for importar no Unreal pode usar o FBX com os dois Meshes juntos que vai funcionar perfeitamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710576.

Total de membros registrados: 138043

Últimos membros registrados: brunluck, felippemarquessss, dowglasr, ForcsBR, dflk, Vitinhop4, AEDFA, MrDrifs.

Usuário(s) on-line na última hora: 881, sendo 7 membro(s) e 874 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Rodrigo, Reinaldo Silva, Esdras, Ale Marques, Fabio Amorim, Augusto Peixoto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.