Oi Phy, tudo bem?
Você sabe que para mim a sua opnião tem peso 10, né?. :)
Concordo que a dificuldade em trocar de soft é mais psicológica do que qualquer outra coisa, sei que se for trocar o mais fácil é o Maya, porque é mais parecido com o 3ds max do que o XSI, que é mais parecido com o LightWave.
O XSI é um super soft, assim como o Maya.
Sei que as ferramentas são muito parecidas hoje em dia, o Mental Ray é o mesmo em todos os três. A trasição será rápida, mas os macetes de cada programa vai levar um bom tempo para pegar todos.
Se eu tiver que trocar mesmo, certamente vou optar pelo XSI, porque o Maya é uma questão de raiva pessoal com a comunidade deste soft, que se acham os superiores, e como você mesmo disse, o XSI é mais poderoso.
Não sei se você viu o tópico na CGChannel sobre a compra da Alias, os usuários de Maya lá são todos uns Xiitas, denigrem o Max sem nem conhecer direito o soft, porque se conhecerem, não teriam falado nem metade do que falaram lá.
É o mesmo que acontece com Mac, peguei raiva não por causa do computador, mas por causa da comunidade que usa esse tipo de micro, que se acham os superiores também, sem conhecer direito um PC decente que é mais poderoso e mais barato do que o MAC que eles tanto elogiam.
Por isso que peguei raiva do Maya, por causa dos usuários. Sendo da Autodesk ou não, os usuários deste programa vão continuar se achando e eu não quero fazer parte desse tipo de comunidade.
Como você disse, realmente a pior parte é admitir que vai parar de usar um programa que você domina profundamente, dá um certo medo, um receio de não conseguir desempenhar a mesma tarefa com o mesmo tempo e a mesma qualidade num outro soft, mesmo sendo melhor, porque bom é o soft que a gente domina né?
Para mim será uma tortura se tiver que mudar de soft, não apenas porque estou a 10 anos sentado na frente do 3ds max, mas porque adoro a comunidade desse soft, por causa da Três D1, que é dedicada a esse soft, por causa de tudo que ganhei com ele. Tudo que tenho eu devo ao 3ds max.
Se não fosse este programa, pode ser que eu tivesse me tornado um vagabundo qualquer, pode ser que estivesse preso, pode ser que nem estivesse aqui.
Me apaixonar por esse soft mudou minha vida, e pode ser que tenha me tirado de muitas roubadas, então, o carinho que tenho pelo Max é muito maior do que apenas uma ferramenta profissional.
Para você ter uma idéia, prefiro sair da área de vídeo e usar o Max em outra área, do que ter que trocar de soft.
Espero que isso não aconteça, espero poder continuar fazendo vídeo com o soft que gosto, mesmo que tenha outros melhores para fazer isso.
Vamos esperar para ver o que vai acontecer, por enquanto eu só estou rezando para iluminar a cabeça do pessoal da Autodesk. :)
Abração