Na minha opinião, o Maya não foi o objetivo da compra da alias pela autodesk. Tem um "programinha" que a alias também produz, que se chama StudioTools, que simplesmente CONTROLA o nicho da indústria de design automotivo. Sabendo que a Autodesk ficou biliardária produzindo produtos CAD/CAM, e que ela controla praticamente todo o nicho de arquitetura/engenharia com os seus softwares, nada mais lógico do que querer controlar mais um nicho, não é? E de brinde ainda ganham um programa como o maya.. pra mim foi uma estratégia BRILHANTE da autodesk.
Como os grandes clientes do Maya (grandes produtoras cinematográficas) já usam o maya "tunado", ou seja, personalizado completamente por elas mesmo, a Alias não estava mais ganhando dinheiro com os "subscriptions", as assinaturas anuais para suporte e upgrade, então estavam afundando cada vez mais. Por isso, se não fosse a Autodesk, Alguma outra empresa iria papar a alias logo logo.
Por isso, o maya, para mim, foi mais um "efeito colateral" da compra, do q a compra propriamente dita...
O futuro de 80% de usuários de programas 3d agora está na mão de uma só empresa.. E sem concorrência, a luz no fim da túnel tá cada vez mais fraca.. Tomara q a Maxon, @last, softimage e Cia. ofereçam uma briga boa..