Oi gente, tudo bem?
Essa é realmente uma notícia histórica, o mundo da indústria 3D deu uma guinada de 180 graus, está todo mundo pasmo.
Nós, que usamos o 3ds max, vamos analisar de forma mais passional.
Eu por exemplo, que sempre pirei com maya-maníaco e mac-maníaco, fui hoje para a TV trabalhar usando chapéuzinho de festa infantil e duas bexigas com o logo da Autodesk. Dei festa no departamento de pós-produção. :) :) :) :) O pessoal pirou. :) :) :) :)
Mas para mim foi a melhor notícia de todos os tempos, nem nas expectativas mais remotas eu cheguei a imaginar isso acontecendo, fiquei pasmo.
No final de semana vou sair com minha noiva para comemorar isso. :) :) :) :)
Porque sempre sofremos um grande preconceito dos usuários de Maya, uma vez um cara me disse que o Max era mais para Still e o Maya que era para animação, é um energúmeno que nem sabia do que estava falando, literalmente.
Essas coisas que perturbam, o mesmo acontecia com usuários de Mac, que metiam a boca em PC, e os caras morreram afirmando que era melhor.
Só por isso eu já fiquei muito feliz, sem nem pensar no que o Max pode evoluir com isso.
Nos fóruns de Maya os usuários estão chorando, metendo a boca na Autodesk e pregando para todos migrarem para o XSI, mas não adotar o Max, são uns imbecis. O lance deles é sair de qualquer produto da Autodesk, sendo que tudo em cinema é feito com softs da Discreet, subsidiária da Autodesk, só o 3D que não, só o 3D era o Maya.
O melhor de tudo é isso, calar a boca dos maya-maniacos que sempre cutucaram os usuários de 3ds max, se achando os bons apenas por usar um soft mais caro e supostamente melhor, porque o Max evoluiu muito ultimamente, e sendo que, já vi imagens lindas feitas até no Blender, que cabe em poucos disquetes e é gratuito. Bom é o artista e não o soft, e essa atitude da Autodesk calou a boca desse pessoal que não percebia isso.
Agora, analisando tecnicamente e tentando esquecer qualquer influência emocional.
Já faz tempo que rola um boato na net sobre o desenvolvimento de um novo Core para o 3ds max, que já esta ficando antigo.
Falam que não terá o 3ds max 10, que terá um novo soft, mas são apenas boatos, porque no Max 7 já falavam isso.
Mas um dia tem que acontecer e chegou numa hora crítica, os 64 bits.
Agora dá para entender muitas atitudes passadas de ambas as empresas, enquanto o LightWave e o Softimage XSI apresentaram versões em 64 bits, o Max e o Maya nem tocaram no assunto.
A nossa área de vídeo e arquitetura não é nada para a Autodesk, se focarmos somente nisso não veremos o todo.
A Autodesk é líder no mercado de CAD/CAM, foi vendendo softs de CAD/CAM que ficaram bilhardários, e dá muito mais grana do que um mercado restrito como cinema, onde o Maya atua absoluto na área de 3D.
Tudo que usamos, qualquer coisa manufaturada tem que ser desenhada num programa de CAD/CAM, nada mais é desenhado na mão.
A Autodesk comprou diversas empresas nessa área ultimamente, e o Studio Tools da Alias pode ter sido um motivo mais forte do que o próprio Maya.
Agora, com certeza absoluta, a compra da Kaydara pela Alias, a dona no Motion Builder, motivou muito a Autodesk, porque o formato do Motion Builder é muito bom e está se tornando um padrão de integração em 3D.
Na área de cinema todos os softs são da Discreet, que é da Autodesk, como Inferno, Flame, Fire, Smoke e cia, só o 3D que era no Maya, a Discreet sempre quis ter a pipeline toda para conseguir maior integração entre os softs.
A maior aposta da Autodesk é na integração entre os softs, vejam pelo Toxic, que é um soft de integração, o próprio presidente falou isso numa entrevista.
E o Maya era estratégico nessa área por isso.
Deve haver o Max 9 e o Maya 8, talvez o 9, mas certamente ele vai acabar.
Se olhar a história da Autodesk e da Discreet, eles compram os concorrentes e as vezes fecham na boa, não vão fazer isso com o Maya porque é um soft de respeito internacional, mas ele vai acabar, da mesma forma que o max também.
Ambos estão velhos e eu aposto que a Autodesk vai juntar as duas equipes para fazer um novo super soft 3D, em 64 bits e multi-plataforma, com integração total aos outros produtos da Autodesk, tanto na área CAD/CAM como de video/cinema.
Não será nem o Max e nem o Maya, será outro soft, com novas tecnologias, como as que usam os modeladores mais modernos, tipo Z-Brush, Modo e Silo.
Será um super soft, é isso que eu aposto, todos vão ter que aprender de novo, o mundo evolui, quando o 3d studio passou para Windows e virou 3ds max, tivemos que aprender quase tudo de novo, isso acontece de tempos em tempos.
Abraços