Problema na sombra após o bake

Por: jessicatorres  

Em: 23/05/2025 16:46

Boa tarde,
Após o bake da fachada do capitulo 08 na cena do dia, houve esse problema nas sombras na sarjeta e na planta, na planta ficou com um preto e na sarjeta em algumas partes com esse facho preto. 
Oi Jéssica, tudo bem?

Qual versão do Unreal você está usando?

Eu não tenho feito Bake nas últimas versões, pois praticamente só trabalho com o Lumen, e a Epic não tem dado muita atenção para o Bake ultimamente, então, vou fazer o Bake desta cena para ver se também aparece o problema nas sarjetas e dai te falo o que aconteceu.

Agora, você pode tentar duas coisas para ver se resolve, uma é aplicar material com a opção  Two Sided e a outra é habilitar a opção Reverse Culling, que fica no painel Detail com o objeto selecionado, dentro do menu Lighting > Advanced.

Sobre as plantas que ficaram pretas, elas foram feitas com Planes e possuem efeito de World Position Offset para balançarem com o vento, então, precisa deixar elas fora do Bake, marcando todas como Movable.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Jéssica, tudo bem?

Acabei de fazer o Bake da mesma cena e tudo funcionou bem, não apareceu o defeito na sarjeta e nem nas plantas, também vi no arquivo que não marquei as plantas como Movable igual falei na mensagem anterior, elas participaram do Bake normalmente.

Você modificou alguma coisa nos materiais ou nos mapeamentos destes objetos?

A única diferença que percebi na versão atual é que as sombras do sol não ficaram borradas, ficaram bem nítidas, então, se quiser borrar tem que aumentar ainda mais o Source Angle da Directional, dai vai ficar igual antigamente.

Se quiser eu posso analisar o seu projeto para ver se encontro o problema.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717047.

Total de membros registrados: 143032

Últimos membros registrados: LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC, AiraBreeze3445, AiraBreeze35, Kenirous99, jcastilhos.

Usuário(s) on-line na última hora: 559

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.