Cerveja

Por: festamix  

Em: 01/09/2006 13:32

Olá pessoal. Estou fazendo um copo de cerveja e não tenho nem ideia de como vou fazer o liquido e a espuma. Sou meio iniciante. Entaum alguem tem como me ajudar?
Julian Silva - Web Design
Olá festamix, tudo bem? Para fazer o líquido e a espuma você pode utilizar o sistema de partículas do 3Ds MAX ou algum plugin para simulação de líquidos como: Glu3D ou Real Flow. Mas se você não for animar este líquido, poderá modelar o líquido e a espuma e depois dá o realismo com a texturização.
Sergio Feitosa
Olha só o copo e o líquido são bem simples de se fazer, vc faz usando uma line e aplica o modificador lathe (esquema abaixo de como desenhar a lines). A espuma que vai ser mais chatinha de fazer, vc pode fazer uma line tb e depois mapea-la e aplicar um modificador displace para deixar a superfície irregular, ou ainda um modificador noise associado a um bump, ou displace. A line do líquido tem que ficar por dentro da vidro, como mostra no desenho. Não esquece que o IOR do vidro é diferente do IOR do líquido (vidro 1,55, líquido 1,33) O resultado vai ficar assim: Claro essa imagem foi renderizada no v-ray, não sei o que vc pretende usar para renderizar.
Bem, fiz o material do copo e da cerveja com o material Glass do MR, os dois separados dá um efeito bom mais os dois juntos (a cerveja dentro do copo) fica péssimo. Configurei o IOR para vidro 1,55, líquido 1,33. Alguem sabe como posso fazer de forma diferente? Outra coisa, fiz o liquido com o loft, e deu um tipow de tubo no meio dele. Como posso remover este tubo?
Bom quanto ao "tubo", o teu center poit ta no lugar errado. Quanto ao líquido, bom usando usando o mental a coisa é um pouco diferente, esse imagem eu fiz no v-ray, a coisa é mais simples. Um tempo atraz li um comentário do Andre sobre líquidos e vidros no MR, se não me engano foi em uma Digital Designer. Bom não tenho muito conhecimento sobre o mr mas até onde sei vc deve usar o shader dielectric, e sem falar que o vidro deve ter um shader, a parte do líquido em contato com o vidro outro, e a parte do líquido que não fica em contato com o vidro mais um. bom isso creio que seja o ideal, talvez estaja falando bobagem mas até onde lembro era mais ou menos isso. O material tinha umas 3 pg. Olha só aqui tem alguns tutos de mental, mais que isso eu não posso ajudar. :( http://tutorialoutpost.com/tutorials/3d-studio-max http://www.evermotion.org/tutorials/rendering/mr_interior/index.htm
Oi Festamix, tudo bem? No Mental Ray você pode usar qualquer material padrão do 3ds max para fazer o vidro e o líquido, e pode fazer da mesma forma que o Tiago disse, mas normalmente não modelamos o líquido passando para dentro do vidro. Normalmente modelamos deixando uma pequena distância da malha do vidro no interior do copo. Agora, o Shader Dielectric tem um recurso justamente para este caso, ele permite que a mesma malha tenha duas atribuições diferentes, assim, na mesma malha você pode definir a cor, o IOR e a densidade do líquido que estará na parte interna da malha e pode também definir a cor, o IOR e a densidade do vidro que estará na parte externa da malha, pois ele oferece dois grupos destes recursos, um para a parte interna e outro para a parte externa. Neste caso a malha do vidro em contato com o líquido é a mesma. Mas se quiser fazer separado, também não tem problema. A diferença é que o Mental Ray precisará de um numero de reflexos e refrações muito maior para traçar estes materiais um dentro do outro e o tempo de render será maior. Aumentando o número de Max Reflections, Max Refractions e Max Depht na ficha Renderer, os objetos não vão mais ficar pretos e a imagem vai sair direito. Abraços
O material deu boa. Agora como posso resolver o problema que o Loft gerou (um tubo no meio do liquido)?
OI Festamix, tudo bem? O líquido não é feito com o Loft, é feito com o Modify Lathe. Você desenha o perfil do líquido e aplica o Lathe, depois, ajusta o eixo para ficar certo. Você pode ler um tutorial do Lathe neste link http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14987 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 372

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.