Iniciantes em 3D, comecem por aqui

Por: SergioLuiz  

Em: 30/10/2006 06:48

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , ai André, essa foi em cheio, a do gizmo é a mais clássica, hehe. Uma coisa que me deixa triste é que as pessoas relamente não lêem ou lêem e não prestão atenção, quantas vz a gente vê acontecer algo como: O sujeito posta uma imagem e escreve um texto explicando todo o processo (que renderizador, como fez isso como fez aquilo), ou então ele diz, ex., "olha só, essa textura ficou invertida ta errado, mas eu já corrigi". Ai vem 5 caras e escrevem ah ta legal a tua cena mas aquela textura ta invertida. Isso é algo que realmente me desaponta. E quanto as discusões não produtivas no fórum tb esta nas regras que não é permitido, inclusive pede-se que se tente ser o mais cordial possível, caso contrario os moderadores devem trancar ou até deletar o tópico com problemas. Portanto espero que esse assunto esteja resolvido.
Oi gente, tudo bem? Tenho certeza que o tópico não vai descambar para discussão, todo mundo que está participando é gente boa, só precisa tomar cuidado da forma de expressar a opnião, para não ofender ninguém. Esse lance de muitas pessoas não lerem as mensagens, realmente é uma coisa sem solução, nem os tutoriais que estão a disposição, as FAQs, os artigos essas pessoas costumam ler. A mensagem do Gizmo clássica, como o Tiago disse, realmente é uma que parece inacreditável, eu ainda coloquei ela como a primeira mensagem das FAQs, mesmo assim o pessoal continua perguntando isso aqui, se fizer uma busca sobre isso, aparece trocentas explicações nesrte fórum, mas já teve dias de ter mais de uma pergunta do Gizmo, uma quase do lado da outra. Mas eu vejo que as vezes a pessoa começa assim, vê que não é um Corel Draw e passa a ler tudo, acompanhar e curtir estudar 3D, percebe que é estudo para o resto da vida, que não vai aprender com simples respostas de fórum, a gente pode no máximo dar uma ajudinha quando o bicho pega. O básico está tudo muito bem explicado só aqui neste site, imagine então se for ler o que tem nos outros sites e nos sites internacionais sobre o assunto, aprende o básico, o intermediário e o avançado, mas leva anos. Mas você percebe nitidamente quem lê e quem não lê, porque quem lê as dúvidas dos outros, os tutoriais e o resto que tem na net, são os caras que conhecem do programa e respondem a galera sempre precisamente. Tem muito cara novo aqui, novo de idade e de Max, só que já tem um grande conhecimento do programa, poderia citar mais de 20 exemplos de cabeça só aqui no fórum. São novatos que têm um conhecimento muito maior do que eu tinha depois do mesmo tempo de programa. Porque a net é muito farta de informação e naquela época não tinha net. Quem absorve a informação que está disponível gratuitamente na net, não tem como não aprender, porque está tudo explicado na internet, só precisam ler. Quem nao muda a forma de ver e de estudar o programa, desiste logo, porque quase não sai do lugar, passa um bom tempo apanhando dele e depois desiste, ainda sai falando mau do soft. Abração
Bem inicialmente olá p/ todos, e meu first post aki, e como o titulo do topico e apropriado, já fica o registro. Já venho procurando me interar sobre o universo da C.G. e tal, visto que me graduo recentemente.Sempre gostei desse universo de jogos, desenhos animados, 3d, enfim, mas acabei não me apegando tanto como deveria, um pouco negando este meu lado.Porem decidi não mais o fazer, mas sempre veem certas duvidas e o melhor sempre e procurar ajuda e orientação. Por isso, como já disse anteriormente estou procurando ler e me interar do assunto e já gostaria de tirar algumas duvidas e sugestoes: 1.Minha grande duvida(e talvez possa pareçer boba p/ muitos), e se necessariamente p/ se trabalhar no caso especifico de animaçoes ou similares e preciso saber desenhar ou ter algum dominio neste sentido? 2.Segundo, são apenas algumas sugestões que vcs possam estar me passando quanto a , por exemplo, que tipo de software seria o melhor recomendado p/ se iniciar(3ds max já de kara??),se os "tutos" daki são apropriados neste momento ou se existe algo mais basico e tal. Por hora e isso, no momento vou continuar meus estudos mas breve já pretendo começar a produzir algo. Vlwss!!
"Fodola" disse: Bem inicialmente olá p/ todos, e meu first post aki, e como o titulo do topico e apropriado, já fica o registro. Já venho procurando me interar sobre o universo da C.G. e tal, visto que me graduo recentemente.Sempre gostei desse universo de jogos, desenhos animados, 3d, enfim, mas acabei não me apegando tanto como deveria, um pouco negando este meu lado.Porem decidi não mais o fazer, mas sempre veem certas duvidas e o melhor sempre e procurar ajuda e orientação. Por isso, como já disse anteriormente estou procurando ler e me interar do assunto e já gostaria de tirar algumas duvidas e sugestoes: 1.Minha grande duvida(e talvez possa pareçer boba p/ muitos), e se necessariamente p/ se trabalhar no caso especifico de animaçoes ou similares e preciso saber desenhar ou ter algum dominio neste sentido? 2.Segundo, são apenas algumas sugestões que vcs possam estar me passando quanto a , por exemplo, que tipo de software seria o melhor recomendado p/ se iniciar(3ds max já de kara??),se os "tutos" daki são apropriados neste momento ou se existe algo mais basico e tal. Por hora e isso, no momento vou continuar meus estudos mas breve já pretendo começar a produzir algo. Vlwss!!
Bom cara, quanto a saber desenhar eu diria que é muito importante sim, mas muitos aqui vão discordar de mim (talvez por não saberem e isso não ter os atrapalhado para aprender), a questão de saber ou não desenhar vai um pouco mais longe do que simplesmente isso, não bsta ter noção de desenho, vc tem que saber trabalhar com cor, composição... Isso não vai interferir diretamente no seu aprendizado de 3d, mas na qualidade final dos seu trabalhos. E vc pode começar com o max sim, e aqui tem ótimos tutoriais para quem esta iniciando.
Oi Fedola, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que goste e que participe bastante aqui com a gente. Sobre a questão de saber desenhar, eu tenho 10 anos de 3ds max, desenho desde pequeno, já pintei em óleo sobre tela, já esculpi muita mulher nua em gesso, não teria como eu ter outra carreira que não fosse na área artística. Mas posso te falar com certeza que não precisa saber nada disso para aprender 3D e fazer um bom trabalho, mas que iria ajudar muito, isso iria. Por melhor que desenhe e pinte "a mão", não vai chegar nem perto do que você pode fazer num 3ds max, mas você já vai chegar no programa com noção de proporção, de volume, de sombras, de cores. Técnicas simples de artes que vão ajudar a melhorar o resultado final do trabalho, como o Tiago disse. Para aprender a modelar, não precisa saber esculpir, mas se sabe, putz, você terá muito mais facilidade para esculpir em 3D. A questão da teoria das cores é a coisa mais importante do mundo em qualquer forma de arte, não adianta fazer um trabalho lindo de modelagem e aplicar cores esdrúxulas, vai ficar feio, entende? Então, terá que aprender essa parte de arte junto com o 3D, se você gosta e tem facilidade com arte, como disse, isso será uma grande diversão, não será um esforço. Sobre aprender um soft, você pode escolher qualquer um dos 3 grande, se for para aprender, deve aprender logo um bom, para não ter que migrar para ele depois. Entre os 3 grandes, o Max é o mais popular do mundo, é o que tem mais literatura e informações na internet, sem dúvida é o melhor para aprender. Os outros são muito bons também, mas não tem muito material de estudo. Abraços
Valeu ai Andre e Tiago!!! Quanto a familiaridade com arte, não e meu forte, então creio que vou sofrer um pouco nesse sentido, mas estou disposto a ter paciencia e dedicação que eu chego lá, mesmo as vezes me batendo um disanimo e tal, mas se eu não fizer por mim mesmo, ninguem o fara. E creio tbm que depois de começar a ver algo mais concreto apareçendo, engrenando no meio, me sentirei mais motivado ainda. Quanto a questão das cores e tal, estive pensando em começar a praticar em algum software, como o photoshop, pra pegar as manhas.Mas não sei se seria a soluçao inicial mais adequada. Deixo a cargo do pessoal expor suas ideias e sugestões!! Desde já vlwss!!
"Fodola" disse: Valeu ai Andre e Tiago!!! Quanto a familiaridade com arte, não e meu forte, então creio que vou sofrer um pouco nesse sentido, mas estou disposto a ter paciencia e dedicação que eu chego lá, mesmo as vezes me batendo um disanimo e tal, mas se eu não fizer por mim mesmo, ninguem o fara. E creio tbm que depois de começar a ver algo mais concreto apareçendo, engrenando no meio, me sentirei mais motivado ainda. Quanto a questão das cores e tal, estive pensando em começar a praticar em algum software, como o photoshop, pra pegar as manhas.Mas não sei se seria a soluçao inicial mais adequada. Deixo a cargo do pessoal expor suas ideias e sugestões!! Desde já vlwss!!
E ai cara blz, olha só quanto a ter alguma ligação com arte isso não quer dizer, como vc disse, se tiver vontade da certo. Olha só pra vc ter uma idéia o meu encino médio eu fiz curso técnico em agropecuária, cheguei até a começar a faculdade de agronomia, até ai tem tudo a haver com arte né :lol: . Bom quando descobri que eu realmente gostava desse lado de criação de trabalhar com "coisas" visuais fui a luta e fiz vestibular na área das artes visuais (no caso eu cursei Design, ou o antigo desenho industrial). Quanto a questão das cores o caso não vc pegar o photoshop e querer ficar pintando algo lá, o ps não vai te encinar nada e conhecimento não vem por osmose. Portanto se vc quiser aprender sobre cor e outros assuntos relacionados a arte vc deve ou fazer um curso nessa área (mesmo que não seja curso superior) ou então comprar livros sobre o assunto e estudar. Isso seria o mais indicado. De momento eu lembro de 2 livros muito bons sobre o assunto: "Teoria das cores" e "Da cor a cor inexistente" Mas por enquanto da uma olhada nesses sites que tem algumas coisas interessantes que vão servir de imediato. http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor (na wikipedia tem muitos sublinks bem interessantes, olha eles tb) http://www.geocities.com/strani_felicita/teoria.htm http://www.mundocor.com.br/cores.htm
Ai galera será que vcs sabem me indicar algum outro soft que não seja o 3d, e pq a licença dele e muito cara, e a versão trial expira em 30 dias, dai fica foda, e eu neim sei se essa versão trial e full e tal.
Oi gente, tudo bem? Dá para resumir tudo numa só palavra, bom gosto. Eu conheço um cara com 15 anos de experiência em 3D e vídeo que só faz porcaria, mas o cara manja de vários softs 3D e manja muito de composição, porque então ele faz coisas tocas? Tem que ter bom gosto, e a pessoa não precisa saber nada de arte se tiver bom gosto, mas saber um pouco sobre arte ajuda muito, facilita o aprendizado e pode ensinar um pouco de bom gosto para bem não tem. Esse é um site bem legal sobre cores, tem informações e dicas muito importantes http://www.easyrgb.com/ Fedola, o Max tem versão de estudante que custa bem mais barato, tem que procurar em revendedores autorizados, que são uma corja. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 563

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.