duvida radiosividade

Por: alnxp  

Em: 26/11/2006 22:56

olá pessoal da 3d1... uso mental ray, e minha duvida é: se ligar somente o GI poderia usar então o ambient occlusion para gerar a radiosividade, certo? agora, se liga-se o GI+FG não teria necessidade de usar o occlusion certo? ou teria cenas que precisa-se? eu to meio perdido nessa parte, pq estou fazendo uma cena d uma guitarra com um fundo infinito (branco), e estranhamente só gosto dos resultados quando GI e FG estão desligados pq estou usando occlusion... então me veio a curiosidade, isso é normal? vocês chegam a construir cenas sem ter a necessidade d ligar esses parametros?
Sim, dependendo do caso nem é preciso ligar GI, FG e Caustics, se for uma cena simples, como um instrumento num lugar vazio e branco acho q dá p/ fz apenas com shader de AO trankuilamente, mais se ligue de aumentar os samples p/ não ficar pontilhado demais. abraço
Oi Alnxp, tudo bem? É uma pergunta muito interessante. Mas não é bem assim como disse, porque o Ambient Occlusion não gera radiosidade, ele gera iluminação global, que é o efeito de vir luz de todos os lados, como acontece com a cúpula que forma o céu, por exemplo, ela emite luz por todos os lados. O problema está no nome que colocam nas coisas, parece que não pensam antes, ai confunde muito. Porque GI é radiosidade e não iluminação global, entende? O único render que trata pelo nome certo é o próprio Radiosity padrão do 3ds max. O efeito de GI nos renderizadores gera radiosidade, ou seja, a mesclagem das cores próximas, o blend de cores. O efeito de iluminação global, que no Mental Ray é gerado pelo Final Gather, emite luz de todos os lados de acordo com os recursos que aplica na cena, como uma Skylight por exemplo. O Ambient Occlusion "simula" essa parte do Final Gather, mas na verdade é diferente e deve-se somar ao GI e FG, um não substitui os outros em cenas realistas, apenas em modelos de estudo da volumetria pode usar como substituto. Porque o GI gera a radiosidade refletindo a luz, bem por isso ele acaba deixando a cena clara de mais em áreas que não deveria. O Ambient Occlusion gera principalmente o sombreamento do efeito de iluminação global da cena, que somado ao GI deixa a cena bem mais realista. Abraços
realmente confuso, pareçe q todas essas propiedades estão nada menos nada mais do q invertido! ehhehe bom... mas ainda tenho uma duvida, mesmo eu usando as luzes do max, e ligando o GI, não estou conseguindo ter a radiosidade, não está aparecendo o color blend e os demais efeitos, como posso corrigir ? obrigado dinovo!
Olá alnxp, tudo bem? Somente ligar o GI não causará muito efeito, porque o GI tem que estar configurado de acordo com o tamanho e os detalhes da sua cena. A minha sugestão é que você leia todos os post do Grupos de Estudos de Mental Ray aqui da 3D1. Tem muita informação importante e interessante, além de diversos macetes para você configurar corretamente o GI da sua cena: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743
Sergio Feitosa
Oi Alnxp, tudo bem? Realmente, usar recursos modernos de iluminação não é igual renderizar com o Scanline, onde você só clica em Render e pronto, sai a imagem final. Com GI tem que configurar cuidadosamente diversos parâmetros do render, tem que fazer renderizações de preview para testar esses parâmetros até chegar no resultado desejado e só depois fazer o render final. Normalmente leva cerca de um ano para uma pessoa começar a dominar melhor um render profissional. Pode começar lendo o grupo de estudo aqui do site, como o Feitosa indicou, ainda vai encontrar diversas matérias sobre isso na seção Artigos do site, onde eu explico de forma básica como configurar os Photons e o Final Gather. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 572

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.