AO - Ambient Occlusion - MR

Por: Marco Tomaselli  

Em: 28/11/2006 08:53

Falai galera,blz? to precisando saber usar o ambient occlusion....sempre q eu mexo fica meio chapado o branco e preto...dai mexo mexo mexo...melhora...mas nunca fica perfeito... alguem sabe onde tem um bom tutorial completo sobre isso?? to precisando mesmo...faz tempo já...se alguem puder quebrar essa... valeu
Olá Marco Tomaselli, tudo bem? Abaixo segue link com um tutorial sobre Ambient Occlusion: SHADING - 3DSMAX - Mental Ray Occlusion Shader http://www.3donline.com.br/forum/viewtopic.php?t=15622
Sergio Feitosa
A intenção com o AO não é deixar os peuqenos detalhes da cena mais evidentes com o sombreamento dessas partes onde só GI não consegue fz direito? Neste caso a maior parte do render que não estiver escondida vai ficar branco chapado mesmo. Daí vc pega a imagem em preto e branco e joga por cima da original no PS e seta a camada do AO como Darken, daí é só ir mudando as configurações de acordo com o resultado esperado. Pelomenos é assim q eu aprendi. hehe
Valeu Feitosa e Caio... deu pra ter uma idéia q eu um estava fazendo tão errado...mas q nem... minha intenção...é fazer a sombra difusa dos objetos, pra fazer composição de video e 3d...q no caso...o matte/shadow não aceita a sombra da skylight...pq ela é uma luz secundária... e pensei no AO...tb serve pra isso né? mas num sei bem como compor depois tb...será q esse jeito do "darken" q vc disse ta certo? é dificil ver a galera usar esse AO, tutorial são raros tb né... abraços
Olha, funciona no photoshop, mais como é p/ vídeo a solução seria o matte mesmo né? não manjo muito de composição em vídeo. :-P abraço
Olá pessoal, mais um link sobre Ambient Occlusion com uma bela explicação que responde muitas perguntas: http://www.cgfaqs.com/readFAQ.php?faqid=8
Sergio Feitosa
Feitosa, o link me alertou p/ a verdaderia função do AO, mais no proprio help do max 9 ja tem um lance q fala akilo q eu disse sobre adicionar detalhes de luz q o GI deixa a desejar a não ser que seja feito com uma qualidade extrema e absurda, q gastaria muitas horas de render, por isso muita gente passou a fz render da cena com GI com qualidade menor, e depois faz a composição com a mesma imagem só com AO em todos os shaders p/ dar os pequenos detalhes em frestas pequenas e coisas do tipo. bom, é oq está escrito no novo help do max, pode procurar lá q vc acha, mais antes mesmo eu ja tinha visto o AO sendo usado p/ este fim e ja tinha feitos testes p/ aprender a fz o AO, q não é dificil, mt pelo contrario, é a maior besteira de todas, é só colocar o shader, mandar fz o render, se não gostar muda os parametros até achar q fique bom, depois de pronto manda a imagem pro PS. Ja com vídeo eu num faço idéia. rs
o unico jeito q eu achei...de renderizar direto com AO...e o shader junto sem ser só o branco e preto do AO foi usando o shader arch e design. olhem os testes...na minha opinião o AO deixa muito melhor...só q eu queria poder usar por ex. qualquer shader junto com AO sem fazer na composiçao depois...é possivel? segue os testes... com AO sem AO abraços
Olá Caio Lamas, tudo bem? A principal utilidade do Ambient Occlusion está explicado no artigo que indiquei, porém você também tem razão sobre a forma que você utiliza. A maioria dos Shaders do Mental Ray são interessantes por causa disso, porque eles possuem uma finalidade concreta, porém pode-se utilizá-los em diversas outras situações, como você utilizou o Dieletric para fazer o plástico da Caneta do Speed Modelling.
Sergio Feitosa
Segue mais dois links sobre Ambient Occlusion: http://www.andrew-whitehurst.net/amb_occlude.html http://www-viz.tamu.edu/students/bmoyer/617/ambocc/ Caio, sobre vídeo, é legal você procurar aprender a trabalhar com o Combustion, um belo software de composição que possui muitas ferramentas interessantes para trabalhar com as partes de um vídeo. Ele é totalmente integrado com o 3Ds MAX. Estou produzindo alguns tutoriais de Combustion para disponibilizar aqui na 3D1.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 480

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.