AO - Ambient Occlusion - MR

Por: Marco Tomaselli  

Em: 28/11/2006 08:53

ólá Marco... achei mto interesante o resultado final, msmo sendo teste, se encomodaria se pergunta-se como vc fez a iluminação ? foi junto com a MR ligths ?
foi uma MR SUN E SKYLIGHT com Final gather...e 1 sem ao e um com ao. só isso...e os paramentros...q pra cada cena é um valor...
Feitosa, vc é 10! hehe, onde vc arruma tantos tutoriais? eu procuro no google e nunca acho mais do q um ou dois. rs Sobre vídeo e combustion, eu não manjo de combustion, ja fiz os efeitos especiais de um filme trash de ficção aqui p/ os colegas de bairro, mais saiu direto do 3d studio p/ o Premiere e depois direto p/ o DVD. Mais eu sei da importancia de manjar de composição de vídeo, vou procurar saber sobre o combustion sim, vou ver se o faço nessas férias agora, pois terei mais tempo. Ficarei atento ao seu curso de combustion tb, pois eu gosto muito de animação, e to passando parte do meu tempo criando um personagem totalmente animado aqui, só de bobera ( uma espécie de Rambo ao estilo dos incríveis assim, rsrsrsrs ). Possivelmente eu queira fazer algum videozinho legal com ele, aproveitarei p/ estudar animação e composição de vídeo ao mesmo tempo. Quanto a caneta do speed, foi bem divertido brincar com os shaders do mental até conseguir aquele resultado, não usei nada do render padrão naquela caneta. hehe Marco, sobre unir outros shaders com o AO, eu ja ví gente que coloca ele no self ilumination e "simula" iluminação com isso, não sei bem como funciona esse esquema, mais como você viu no link q o colega Feitosa passou, os estúdios utilizam p/ animação, então ou eles fazem composição, ou então eles fazem direto com os shaders, ou no self ilumination, ou de algum jeito que eu desconheço. Vou procurar saber mais. abraço a todos
Olá Caio Lamas, tudo bem? Esse esquema de colocar o Shader Ambient Occlusion na Iluminação é bem legal e vi o Zulmar Jr. falando sobre isso no Grupo de Estudos de Mental Ray. Basicamente funciona assim: - Você irá criar um cenário com luzes áreas do Mental Ray (mr Area Omni, mr Area Spot). - Depois você irá entrar no rollout (grupo de opções) Mental Ray Light Shader e irá clicar no botão None de Light Shader. - Na tela que aparece, selecione o Shader Ambient Occlusion. - Arraste o Ambient Occlusion para um slot do Editor de Materiais como Instance para poder configurar este Ambient Occlusion. - Agora é só configurar, ainda podendo colocar um Shader Glow (Lume) no canal Bright. É bem legal, dessa forma você possui muita liberdade para trabalhar diretamente com o efeito de Occlusão diretamente na iluminação. Essa é mais uma possibilidade de usar o Ambient Occlusion.
Sergio Feitosa
Isso ta la nas paginas vinte e tantos num é? vou dar uma olhada nessa tecnica do zulmar, ele ja me ajudou mt com iluminação, manja bastante. 8:) Depois q ví aquilo escrito no help do max q eu ví a verdadeira importancia dessa técnica, pode nos ajudar bastante, to afim de aprender a fazer direitinho de todos os jeitos possível, eu só sabia fazer com o shader no surface e depois compor no PS. O bom de fazer com esse shader do MR é a possibilidade de colocar Noise no AO, assim dá p/ simular sujeira e acumulo de poeira também, é muito útil. Qualquer progresso ou descoberta serão compartilhados
É por estas páginas mesmo. Esse Grupo de Estudos de Mental Ray é muito bom, tem muita informação e macete para se aproveitar.
Sergio Feitosa
É sim, ontem mesmo eu o relí desde o começo, ví as minhas primeiras msgs, até percebi que eu ando vacilando um pouco aqui no forum... Aquele é sem dúvida o tópico mais importante desse forum, aliás, esse lance de AO podia estar sendo discutido lá né, seria util p/ o pessoal daquele tópico, vou postar um link lá.
Boa idéia a sua. Também tenho que começar a participar do Grupo de Estudos de Mental Ray. Até este ano tive que trabalhar com o MAX 5, que não possui Mental Ray. Por isso só comecei a estudar o Mental Ray a um mês atrás.
Sergio Feitosa
esta postada lá uma mensgem com o link pra cá, logo logo os amigos do Mental ray irão ver o tópico e essa questão de AO terá respostas de gente q manja pacas de mental ray, como o Zulmar, o André, o Ricmage e os amigos que estão lá mandando bem nos estudos, quanto mais gente p/ pensar melhor, aposto que o tópico será muito mais completo. Que bom que você está estudando o mental ray, eu me divirto bastante com meus estudos nele, sempre aprendo mais e mais nele, ja lí e relí todo o material de MR no help do max e no help do Mental ray também. Se puder ser útil em algo terei prazer em ajudá-lo, tenho muito respeito por você e a maneira como você age aqui no fórum, é um exemplo para todos aqui. abraço
é isso ai galera..agradeço a todos ai...e é bom mesmo esse tema AO pro grupo de estudos do mr... depois desses tutos q o feitosa passou...e meus testes tb...comecei a entender muito mais.... só q eu ainda acho demorado fazer o render depois da animação só com AO pra fazer a composição no combustion... por isso q gostei do shader q vem com AO junto...será q é possivel enfiar o AO em qualquer shader....algum jeito deve ter né...ou de mesclar o AO no light shader e metade a iluminação normal.... vamo tenta conhecer mais...pq o mental ray é muito bom...e tem muitas manhas escondidas...q acho q agilizaria o trampo de todos... abraços ai galera

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 382

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.