Feitosa, vc é 10! hehe, onde vc arruma tantos tutoriais? eu procuro no google e nunca acho mais do q um ou dois. rs
Sobre vídeo e combustion, eu não manjo de combustion, ja fiz os efeitos especiais de um filme trash de ficção aqui p/ os colegas de bairro, mais saiu direto do 3d studio p/ o Premiere e depois direto p/ o DVD. Mais eu sei da importancia de manjar de composição de vídeo, vou procurar saber sobre o combustion sim, vou ver se o faço nessas férias agora, pois terei mais tempo. Ficarei atento ao seu curso de combustion tb, pois eu gosto muito de animação, e to passando parte do meu tempo criando um personagem totalmente animado aqui, só de bobera ( uma espécie de Rambo ao estilo dos incríveis assim, rsrsrsrs ). Possivelmente eu queira fazer algum videozinho legal com ele, aproveitarei p/ estudar animação e composição de vídeo ao mesmo tempo. Quanto a caneta do speed, foi bem divertido brincar com os shaders do mental até conseguir aquele resultado, não usei nada do render padrão naquela caneta. hehe
Marco, sobre unir outros shaders com o AO, eu ja ví gente que coloca ele no self ilumination e "simula" iluminação com isso, não sei bem como funciona esse esquema, mais como você viu no link q o colega Feitosa passou, os estúdios utilizam p/ animação, então ou eles fazem composição, ou então eles fazem direto com os shaders, ou no self ilumination, ou de algum jeito que eu desconheço. Vou procurar saber mais.
abraço a todos