Fazer transições próprias ???

Por: modena3d  

Em: 26/01/2007 11:00

Olá pessoal, alguem sabe como é, e se é, possível montar suas próprias transições... no meu caso eu uso o combustion... mais poderia ser uma explicação geral(qualquer soft de edição, creio que sejam parecido o processo).
Olá mode, tudo bem? O Combustion possui alguns efeitos de transições, onde basta selecionar a layer que estiver acima da outra, e clicar com o botão direito do mouse e escolha a opção Operators / Transiction e escolher o efeito. Mas se você deseja criar o seu próprio efeito, irá depender de conhecimentos prévios do Combustion, porque você pode conseguir bons efeitos trabalhando com Máscaras e mapas de opacidade para trabalhar com o Set Matte, por exemplo.
Sergio Feitosa
Feitosa, é exatamente isso que eu gostária de criar o meu própio efeito(transição)...
Olá mode, tudo bem? Essas transições podem ser feitas de várias formas. Exemplo 1: você terá duas layers, onde em cada uma terá um vídeo por exemplo. Você irá criar uma máscara a partir do operador MASK. Essa máscara irá encobrir uma das layers, ou seja, você irá animar os movimentos e a alteração do formato dessa máscara de forma que a layer escondida vá aparecendo e encobrindo a layer de baixo. Exemplo 2: você terá duas layers, onde em cada uma terá um vídeo por exemplo. Você poderá usar o operador Set Matte da seguinte forma: crie no MAX ou em outro software de animação, uma sequência de imagens com canal alpha (fundo transparente) e com formas em branco, depois importe como uma nova layer. Nesta layer você irá aplicar o Operador Set Matte e irá escolher a layer que irá sofrer os efeitos do Set Matte. Dessa forma a imagem do layer1 irá aparecer onde na layer do Set Matte for branca e o transparente será respeitado, ou seja, irá esconder nessa região. Essas são duas formas simles de se fazer transições no Combustion. Você ainda poderá usar todo o poderio de efeitos que o Combustion permite.
Sergio Feitosa
Puts Feitosa, eu vou tentar aqui.... e te retorno o resultado, muito obrigado mesmo...
Feitosa eu fiz assim: 3 Layers 1- Uma sequência de imagens(TGA) feitas no max, com o Set Matte como operador. 2-video 1 3-video 2 Estou com dúvidas nas configurações do Set Matte. Está assim: Layer = NONE --------> ( aqui eu coloco o layer do Video 2 ???? ) Input = LUMINANCE Cor = PRETA Blend = 100 % Quanto o arquivo de imagem importado para a mascára eu usei o Targa Imagen File(TGA), com a opção Alpha Split ativada. Eu tenho que usar o split ou a imagem que fiz no 3d max ... porêm ela está feita com o fundo preto e o objeto com um materia branco com brilho??????
Olá mode, tudo bem? Eu cometi um engano na minha mensagem anterior. O Set Matte funciona assim: - Você tem três layers (layer1 - vídeo1, layer2 - vídeo2, layer3 - sequenciaTGA) - Você irá aplicar o Set Matte na layer do vídeo, ou seja, na layer que sofrerá o efeito - Nos parâmetros do Set Matte, você escolhe a layer 3 da sequenciaTGA e no parâmetro Input escolhe Alpha. - Depois você irá ocultar a layer3 da sequenciaTGA. Assim irá funcionar corretamente.
Sergio Feitosa
Feitosa, vlw deu certo... agora estou procurando de outra forma... creio que seja na base de programação mesmo... arquivos dll, eu acho.... iqual ao do Windows Movie Maker... já baixei o programinha para abrir arquivos dll , mas tenho que encontrar o arquivo responsável pelas transições do programa... oque tá difícel viu...rsrsrs, hehe. bom sei que estou querendo demais....mais gostária de fazer uns em 3D... MAS OBRIGADÃO PELA SUA AJUDA, POIS IREI USAR ASSIM TAMBém...vlw Feitosa
Oi Mode, tudo bem? Faz tempo que você não aparece, é um prazer te ver por aqui. O Feitosa te explicou muito bem, usano esse esquema de máscara você faz a transição que quiser. veja o módulo Paint do Combustion, lá você pode criar gráficos animados e usar esses gráficos como matte para recortar os vídeos. Dá para criar coisas incríveis. Agora, se deseja fazer aquelas transições varejo de casamento que vem pronta e todo mundo conhece, tipo virada de página, que é a pior, então, é melhor pegar o Premiere e colocar o plug-in Hollywood FX, esse não falta em nenhum lugar que grava casamento, ou "filmam" como falam. :) Esse tipo de coisa é melhor fazer no Premiere ou em qualquer outro editor de vídeo. Num Compositor de vídeo você tem mais trabalho para fazer uma transição, mas pode fazer da forma que quiser, pode fazer qualquer coisa. Além desse lance de máscara, tem filtros, tem modos de mesclagem dos Layers, tem a parte 3D do Combustion, tem muitos efeitos e técnicas que podem ser aplicadas para criar transições espetaculares, mas não vem pronto, tem que montar da forma que desejar. Abraços
"Faz tempo que você não aparece, é um prazer te ver por aqui." É verdade ultmamente tenho trabalhado bastante..."graças a Deus". Então andré... da forma que o Feitosa explicou...é demais...consegui aqui, de acordo com oque ele explicou... ... mais é que eu estou querendo umas transições como se fosse 3D... a imagem vai junto com a transição, sei que estou pedindo demais... :00: mais se houver como fazer isso... porfavor me ajudem! exemplo: http://gee3.com/slick/galleries/s9demopages/s9demotransmovie.html

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 715

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.