HDRI duvidas de formato da imagem

Por: SaavedraCG  

Em: 09/02/2007 19:25

Fala pessoal!! Vi agora um tuto q vcs postaram sobre trnasformar imagem hdri probe em panoramica e me surgiu uam duvida sobre esses formatos Pra q serve cada tipo?tem algum aplicação especiffica pra uma imagem probe e uma panoramica?a maioria das imagens q tenho é probe..nem tinha me tocado nisso. :oops: Sei q é uma duvida besta mas esta ai :-P Abraços!!
Oi 3Designer, tudo bem? Não é uma dúvida boba não, muita gente não sabe dos formatos que existem e porque existem. Quase toda imagem HDR que baixar da internet vai estar em Probe Light, porque é a forma que essas imagens são capturadas, ou seja, é o formato original. Normalmente usam uma esfera cromada para gerar a imagem HDR, porque fica muito mais difícil tirar fotos de todos os lados várias vezes para compor uma panorâmica em HDRI. Então, fotografando uma esfera cromada, você quase tem a imagem da volta toda, não chega a ser a volta completa, mas já está bom e facilita muito. Essa esfera é fotografada várias vezes com exposições diferentes para poder criar a imagem HDR. Com a imagem em Probe, você pode transformá-la em outros formatos que ficam mais adquados para o uso. Você até pode usar direto a Probe com um Corpping no Bitmap do 3ds max, mas perde parte da imagem. Se desenvelopar a imagem como panorâmica, usando o programa HDR Shop, que é gratuito, fica perfeito para usar no Max. O programa "abre" a imagem da esfera para ficar no formato panorâmico. Ainda pode gerar outros formatos que alguns renderizadores aceitam e são principalmente usados em outros programas. Pode gerar um mapa cúbico, para aplicar em num ambiente em forma de cubo, em vez de um ambiente esférico como o max usa. Mas no 3ds max a melhor opção é panorâmica mesmo. Todas as imagens HDR que estão para download aqui na seção Texturas>HDRI da 3D1, estão desenvelopadas como panorâmica para facilitar o uso. Abraços
Fala André!!Valeu pela aula!!Mas como eu uso isso no maax?eu gerlamente uso n envoriment do vray o proprio mapa probe...nao sei se esta certo :oops: :oops: Vejo muita gente usnado uma dome e aplicnado na done mas nao sei fazer isso :oops:
Oi 3Designer, tudo bem? Faça um teste ai na sua cena. Cria uma Sphere, aplica o modificador Normal nela. Agora você pode ver a esfera por dentro, certo? Aplica o mapa Bitmap no canal Diffuse de um material Standard e selecione uma imagem HDRI Probe. Agora aplica na esfera e veja. Olha o defeito que vai criar, a parte preta na imagem HDRI em volta da Probe vai aparecer na esfera da sua cena. Essa parte preta não faz parte da imagem e não emite luz, é preto. Então, vai causar defeitos nos reflexos nos objetos e na iluminação, se ele for usada para iluminar. Só deveria aparecer a parte da imagem que é HDR e que vai emitir luz. Você pode corrigir isso aplicando o Cropping do Bitmap e selecionando só a área interna da Probe para aparecer. Assim, o Max vai recortar a imagem para você na hora de aplicar, só que vai perder parte da imagem e a ambientação panorâmica não ficarão tão adequada. A melhor forma mesmo é abrir a Probe no programa HDRShop e transformar em panorâmica, como mostra no tutorial que você viu e levantou essa sua dúvida. Transforme a Probe em panorâmica, ou baixe as imagens HDR aqui na seção Texturas da 3D1, pois todas já estão transformadas em panorâmica, e aplique na mesma esfera de teste que você fez. Veja como agora fica perfeito e cria o ambiente adequadamente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 909

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.