Musculos?

Por: hubaleque  

Em: 10/02/2007 18:43

Olá 3Designer, tudo bem? Usar o Skin Warp é bem simples. Pense assim: - Você tem um personagem e uma estrutura de bones riggada. - Você irá criar um objeto para fazer o efeito de músculo do braço (por exemplo). Esse objeto deverá ser linkado com o bone correspondente desta musculatura para que ele siga os movimentos do braço. - Com o modificador Skin já aplicado no personagem, você irá aplicar o modificador Skin Warp sobre o modificador Skin. Em seus parâmetros clique no botão Add e escolha o objeto que simula o músculo. - Dessa forma a malha do seu personagem irá de deformar de acordo com os movimentos dos bones, respeitando também os movimentos e deformações do objeto que simula o músculo.
é eu não consigo assistir esse video.
pessoal, eu só não consigo fazer um jeito para os musculos dobrar conforme os movimentos dos bones, ja usei FFD, skin morph, etc...como eu faço pra eles seres flexiveis?
Oi gente, tudo bem? Eu fico feliz que vocês curtiram esse lance, realmente não é complicado, mas como disse antes, se torna praticamente invisível quando está iniciando em animação, porque apesar de tudo estar ali na sua frente, a pessoa não consegue perceber como usar tudo em conjunto para fazer o que deseja. Dependendo do nível que a pessoa está e da base que tem no Max, com poucas dicas já dá para perceber isso e fazer sem o menor problema, como aconteceu com o teste do Caio, parabéns Caio, ficou muito bom, é isso ai mesmo, realmente fico feliz de ver que você conseguiu e que curtiu o macete, você é um cara que tem muita facilidade com 3D Veja que poderia usar vários "músculos" para simular cada um dos músculos de verdade e poderia fazer até tendões com cilindros. Também pode usar as dicas do Gill para fazer os músculos, realmente é muito boa, porque usando modificadores ficará mais fácil para animar interações com outros parâmetros usando Wire e Expressions, poderia fazer por exemplo o cara engordando e colocar isso num Custom Attribute com o Attribute Holder para modificar diretamente num controlador customizado, por exemplo. Ou seja, dá para fazer tudo que quiser, é só ver como juntar as coisas. Tem que lembrar sempre que o Max é um brinquedo de LEGO gigante, é juntando as coisas que você monta o que quiser. Eu adorava LEGO, foi meu brinquedo preferido, isso e Comandos em Ação. Eu fazia brinquedos de LEGO para colocar os Comandos em Ação dentro, porque eu curtia que poderia quebrar o brinquedo e montar de novo. Então, fazia carros de fórmula 1 para os Comandos em Ação e jogava um contra o outro para simular um acidente, ai eu pegava a ambulância do Playmobil e ia socorrer os pilotos. :) :) :) :) Fazia avião também, imenso, levava dias, depois enchia de Comandos dentro e jogava de um lugar mais alto, depois eu ia com os helicópteros do Comandos e com as ambulâncias do Playmobil fazer o salvamento. :) :) :) Eu era um garoto meio estranho né?? ahahahahahahahahahahah Por fim, sobre o comentário do Silvarudo, o que estamos falando é justamente como fazer isso usando objetos no lugar dos músculos para deformar o Mesh da pele, igual acontece com Plug-ins. Que pode simular essa deformação sem usar isso, apenas animando a deformação do Mesh com o Skin Morph, o pessoal já sabe, o que a gente quer aqui é justamente não usar isso, porque não dá para simular dinamicamente de forma decente dessa forma. Sem contar o problema que o Valdez comentou, numa malha complexa, esse sistema ficaria ainda melhor, enquanto que com o Skin Morph direto no Mesh seria inviável. Sobre a simulação, nessa técnica o importante é fazer a simulação correta do músculo, depois é fácil aplicar isso na malha com o Skin Warp, é quase automático, precisa apenas de alguns ajustes. Para fazer a simulação, pode ser como quiserem, com Expressões como o Caio fez, com Wire, como o Evandro indicou, com o Reaction Manager também funciona, com Morph, com Skin Morph e até com o Skin, usando os Deformers dele. Então, podem fazer da forma que acharem mais fácil, contanto que reproduza o movimento certo do músculo real, depois, é só aplicar o Skin Warp. Sobre tutorial disso, nem tem o que explicar, só se for tutorial do Skin Morph, que pode ser usado para isso e para outras coisas também, porque o Skin Warp é muito fácil e o resto já tem tutoriais aqui na 3D1, tem tutorial sobre o SKin, sobre Expressions, Wires, Reaction Manager, Manipulators, Custom Attributes, praticamente tudo que precisa já tem tutorial, só do Skin Morph que não. Você pode encontrar uma explicação detalhada sobre ele no Help do Max, é bem simples de usar, basta definir a forma do Mesh com os Bones retos e com os Bones em ângulo. Sobre colocar os arquivos para download, eu vou colocar na seção Modelos>Cenas para Estudo aqui na 3D1, vou colocar hoje, entrem lá mais tarde e baixem. Sobre o uso do Skin Warp, é bem simples, basta aplicar sobre o Skin e definir os objetos que são músculos, como o Feitosa explicou muito bem. Sobre o Codec de vídeo, todos os vídeos que coloco aqui estão com o Codec Divx 5.1, o mais popular de todos na internet. Abraços
Oi gente, tudo bem? André não entendi direito como tu fez aquela papada flácida...hehehe... Dá pra usar o mesmo sistema na papada do meu monstro galinha? Ou o flex é melhor?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Dá para usar o mesmo sistema sim no seu monstro, mas pode não valer a pena. Porque teria que animar tudo e no final fazer o cálculo dinâmico com o Reactor. Numa situação mais simples, como no caso do seu monstro, onde a papada é praticamente separada do corpo, pode ser melhor fazer só com o Flex mesmo. Se fosse uma bolsa de gordura mais próxima ao corpo, mais integrada ao corpo, seria melhor simular com o Reactor da forma que eu fiz, mas no seu caso eu acho que dá para obter um bom resultado só com o Flex. Assim, será mais fácil e terá a simulação pronta junto com a animação. Abraços
Galera eu sei que este tópico ta "desabitado" a um bucado de tempo, mas eu vou falar: to fazendo um teste e por enquanto tudo bem, a não ser uma coisa: quanto movimento o controle de cima os bone saem do lugar! tem como resoulver isso Galera contiuem com esse tópico, é muito interessante e proveitoso! flws e obrigado pela colaboração
Meus trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3853159292542542651&aid=1221485906&p=0
Que controle? Posta uma imagem pra gente entender.
UERJ
Galera, vejam o site de Paul http://www.paulneale.com/ ele consegue fazer qualquer RIG muscular sem precisar de plugins.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1000

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.