Ajuda com animação facial

Por: creedencerevival  

Em: 28/02/2007 11:20

Olá, Estou tentando me aventurar em animação com o 3d Studio e estou com alguns problemas. Criei um personagem e no momento estou texturizando ele. Para isso eu uni o corpo e a cabeça e já mapeei (ou "mapiei", não sei ao certo) todo o corpo, ainda falta criar a textura. Porém, hoje eu estava lendo sobre animação facial e pelo que li, um dos melhores recursos é o Morpher. Só que o pessoal utiliza ele com o corpo separado da cabeça. O que eu gostaria de saber é se seria possível animar o corpo e o rosto do personagem com os dois unidos, utilizando o morpher e bones. Se não, existe algum outro recurso? Aproveitando o tópico, o que facilitaria minha animação Bones ou biped? Obrigado a todos Rafael
Opa eae amigo da 3d1, muitos animadores fazem os morphers com a cabeça separada do corpo é melhor, e enquanto aos bipeds, é melhor vc montar seu próprio esqueleto com os bones. Nesse site tem um ótimo tutorial de animação de personagens: www.escultopintura.com.br
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
A alguns meses estava rolando um speed de animação aqui na Tresd1 sobre animação facial, onde deu para perceber que cada um fez de um modo diferente!! Dá uma olhada no Fórum dos Speeds que acredito que ache alguma informação!!! Abraço!!
Obrigado pelas dicas, fiz uma besteira no meu modelo e acabei perdendo o mapeamento. Então, já que teria que fazer de volta, optei mesmo por separar corpo e cabeça. Só que aplicando o Turbosmooth, ele fica aparente que esta separado um do outro, existe uma maneira de amenizar isso? (pelo que vêem, eu sou bem inexperiente hehehehe).
Cara, se vc for animar e estiver usando o editable poly, acredito que nem precise de turbo smooth ou mesh smooth! Usa a suavização do próprio editable poly, lá no menu, bem abaixo!! Seleciona todos os polígonos e clica no botão 1! Deixa todos assim que vai ver que melhora bastante!! Estou fazendo isso no Cristo que estou modelando!! Todas as imagens que postei aqui não usei nenhum modificador para suavizar a malha!! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19653 Abraço!!
Oi Creedence, tudo bem? Se você ainda está aprendendo texturização e mapeamento, animação de personagens é uma das últimas coisa que se aprende no Max, porque é o mais difícil, depende de conhecer tudo de animação antes. Todo iniciantes começa pelo Biped, porque é mais fácil, só que é mais limitado e chato de animar. Criar um esqueleto com Bones e Riggar ele da forma que deseja, é muito mais profissional, mais fácil para animar e faz o que quiser, só que não é para iniciantes, tem muita coisa envolvida. Começando pelo fim ficará bem mais difícil. Mesmo assim, se quiser você pode ler tutoriais sobre Bones e Rig aqui na 3D1, são vários. Expressões faciais também não é simples, existem muitas formas de fazer, a melhor e com mais controle é com Bones, mas é a mais difícil também. A mais fácil e mais usada é com o Morph, a cabeça deve ser separada do corpo, depois que aplicar o Morph, você aplica um Edit Poly, dá um Attach para anexar o corpo e aplica o Vertex Weld para soldar certinho os vértices da cabeça com o corpo, assim, poderá aplicar o Mesh Smooth em seguida e suavizar a malha perfeitamente. Abraços
Olá, Primeiramente, obrigado pela ajuda de todos. Na verdade, eu sou meio "imediatista" hehehehe eu vou fazendo as coisas que me vem na cabeça. Por exemplo, preciso texturizar um rosto, vou na net e procuro um tutorial de texturização de rosto. Concordo perfeitamente com você (André) que se deve começar pelo mais simples, tanto que, da forma que eu faço, se eu precisar fazer a mesma coisa de volta na 2ª, 3ª vez eu vou ter que ler o tutorial de novo, mas, acabo aprendendo hehehehe. Eu até já fiz o tutorial de animação do site indicado pelo amigo sk8erboy (só não fiz a parte de animação facial) para um outro personagem (que eu acabei deixando pra terminar em outra oportunidade). Então eu já conheço um pouco (bem pouco) de Bones e nada de Biped, por isso perguntei qual era o mais fácil (bones é bem complexo). Bom, vou expor minha situação, eu gostaria de fazer um vídeozinho pra mostrar em um evento no final do ano, mas precisamente, final de novembro. Esse vídeo iria intercalar entre animações 3d e fotos. Só que eu só consigo fazer isso à noite, pois estou no trabalho durante o dia. Então, para fazer um personagem, eu levo entre 1 e 2 meses, demorado não? hehehehe. Também por isso minha pressa em pular etapas. Sinceramente, eu já estou desistindo das animações, estou pensando em intercalar apenas "fotos 3d" e fotos reais (mas de qualquer forma, pra eu poder mudar as situações do personagem, eu teria que "RIGAR" ele (não sei se é assim que se diz). No momento, eu estou texturizando o meu primeiro personagem da animação (serão 3). E, quanto a minhas perguntas em animação, é que eu tenho algumas dúvidas sobre o que eu posso ou não fazer. Tenho medo de esquecer alguma etapa e perder parte do meu trabalho depois. Por exemplo, pelo que li, eu tenho que texturizar (pelo menos para usar o Unwrap) o modelo antes de usar os bones e animar (ou não?). Por isso eu vou perguntando tudo antes hehehe. Lendo a resposta do André, fica mais uma dúvida, se eu tiver o corpo e cabeça texturizados (pelo Unwrap UVW) separados, se eu usar o morpher e unir os dois, ele não vai perder o mapeamento anterior e eu não teria que fazer tudo de volta? Qual seria a ordem correta para se fazer? Modelagem Corpo+Cabeça -> Texturizar -> Morpher -> Unir Corpo+Cabeça -> Bones? Ou Modelagem Corpo+Cabeça -> Morpher -> Unir Corpo+Cabeça -> Texturizar -> Bones? ou ainda Modelagem Corpo+Cabeça -> Morpher -> Unir Corpo+Cabeça -> Bones -> Texturizar? Ou nenhuma delas? (Como podem ver, eu estou bem perdido hehehehehe) Será que posso começar a desistir? hehehehe Abraços
Opa creedencerevival vou falar como eu faço. Eu uno o corpo e a cabeça, faço a textura e com edit poly seleciono os poligonos do corpo até o pescoço e do um hide. Ai faço os morpher. Espero ter ajudado.
Aprendendo cada dia mais. www.portifolioclebersales.blogspot.com
Olá pessoal, Agora estou ainda mais confuso hehehehe. Eu já fiz quase toda a textura da parte da cabeça. Mais uma pergunta, é possível unir dois objetos com "Unwrap UVW" e manter a textura dos dois? Se não, como eu faço para mapear as duas partes separadamente? Ou seja, criar um template para o corpo e um para a cabeça (as poucas vezes que fiz, coloquei tudo em um só? E a ordem correta? Textura (Unwrap) antes ou depois do Morpher? Obrigado a todos
Oi Creedence, tudo bem? Eu entendo a sua situação e o que deseja fazer, por isso que alertei sobre a dificuldade, pois leva uns 4 anos de estudo no 3ds max para poder rigar e animar um personagem com desenvoltura, é o mais difícil, é a última coisa que se aprende. Vou te explicar a ordem certa de fazer as coisas. Primeiro você modela o personagem com tudo junto, uma malha só para formar a pele com tudo, cabeça, tronco e membros. Nessa modelagem você deixa "linhas de Edges", chamadas de Edge Loops, nos lugares certos onde haverá deformações, para poder deformar a malha da melhor forma possível na animação. Depois você mapeia o objeto, se mapear depois do Skin, a textura não vai acompanhar a animação. O próximo passo é a criação dos Bones com base no modelo, deixando os Bones bem justos na "pele" do personagem, pode até sair um pouco para fora sem problema. Em seguida é feito o Rig, que é a parte mais complexa, depende de conhecer Solvers, Constraints, Controllers, Manipulators, Wires, Reaction Manager, Expressions, Parameter Collector, Parameter Editor, Attribute Holder, para citar alguns dos recursos usados. Com a estrutura "rigada" você pode aplicar o Skin na "pele" do personagem para anexar os Bones, pois só assim vai poder movimentar os membros do personagem para ajustar os envelopes do Skin adequadamente. O envelopamento tem que ser feito com muito cuidado para ficar legal, em seguida vai fazer o ajuste de todas as juntas do personagem, existem vários recusos para isso, os mais comuns são o Angle Deformer do próprio Skin ou o Skin Morph, que é um modificador que vai aplicado acima do Skin. Terminando esse ajuste, aplica-se o modificador Turbo Smooth para suavizar a malha, agora é só animar. No caso de fazer expressões faciais com o Morph, antes de aplicar o Skin você vai separar a cabeça do personagem, não vai mover de lugar, apenas vai desgrudar do corpo. O resto será feito normalmente no resto do corpo. A cabeça será copiada e modificada para criar os Morph Targets. Na cabeça será aplicado o Modify Morph para fazer a transição entre os Morph Targets. Depois do Morph a cabeça é anexada novamente no corpo aplicando um modificador Edit Mesh ou Edit Poly, conforme a malha que estiver usando. É só aplicar o Attach e poderá soldar os vértices novamente com o Vertex Weld. Por fim, aplica-se o Turbo Smooth para suavizar a malha. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 787

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.