Ao linkar o end point do bone com dummy, o bone saí do lugar

Por: Bisewski  

Em: 21/03/2007 09:09

mas não tem grilo não, é que achei que era um problema comum, agoravejo que é só aqui mesmo, então logo eu descubro onde estou errando. O rig eu já tenho, consegui fazer e estou usando ele, só não acho justo quando eu vou linkar ter que perder um tempão arrumando a posição dos end effects novamente. Aroveitando a embalada, seguindo o tutorial do Andre sobre a pelvis, eu passei a usar o código do expresion que ele passa no tuto. Só que eu usei um em cada lado, para movimentar independentemente cada lado. [ esq.x, esq.y, esq.z/6 ] /2 Até aí tudo tranquilo, ao movimentar a pata, ele meche a pelvis do robo, para cima, para traz e frente. Eu linkei os dummy das patas a um circle bem grande, para quando eu movimentar esse circulo, ele mecher todo o boneco. Mas o engraçado é que quando eu movimento esse circulo, ele afeta a pelvis também. Se eu levanto esse circulo, o boneco inteiro se move, mas a pelvis, se meche um pouco para o lado, e quando eu desço o boneco novamente, com a ajuda desse mesmo circle, tudo volta ao normal. Aí eu me pergunto por que isso? Essa fórmula só é válida para a posição inicial do boneco?
Oi Bisewski, tudo bem? Sobre a questão do Dummy, depende de ter as manhas do programa para sacar a solução, coisa que só acontece depois de usar muito o HD. É diferente do HI, não dá para selecionar o End Effector e alinhar como faz com o End Effector do HI, vai alinhar com o bone da ponta, não vai alinhar com o End Effector. Por isso que ele se move depois. Nem aparece o End Effector na janela de seleção do Max, ele não existe como objeto igual acontece com o HI. Você vai fazer o Link pelo botão Link dentro do menu Motion, como eu explico no tutorial, isso você deve estar por dentro, certo? Então, você deve usar um Point em vez do Dummy nessa situação, vai poder alinhar melhor, na mão é claro, porque não tem como selecionar o End Effector para alinhar com o Align. Quando o Thunndro falou sobre alinhar a orientação, ele não estava falando de alinhar os dois objetos apenas, ele estava falando de alinar os pontos Pivots dos dois objetos. Eu faço como ele, não me importo com a Viewport que uso para construir, depois, alinho o Pivot de todos os Helpers com seus devidos End Effectors. Isso deve ser feito com o HD também, pois quando seleciona o End Effector na Viewport, ele seleciona a cadeia de Bones e as ligações que ele cria, mostrando a orientação do ponto Pivot, pode alinar por esse Pivot. Sobre a questão da Expressão, é óbvio que vai movimentar a estrutura com o dobro da distância que movimentar o círculo, porque é o mesmo que mover os pés juntos, já que lincou os pés nesse círculo, então, deveria ter lincado a pélvis nesse círculo, assim não acionaria a expressão dos pés, já que a pélvis é "filha" deles e não "pai", se mover o "pai", os "filhos" se movem também. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 955

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.