Ajuda Em Modelagem de Carro

Por: luiz_paulo  

Em: 10/07/2007 14:19

Ai gente, sou novo aqui no Forum (por isso ainda não sei postar e anexar imagens direito ;) ) , apesar de participado, mas somente como "observador". Agora vou postar minha duvida: Estou (tentando) modelando uma BMW Z4 Coupé (por Box Modeling, tive uma ajudinha por um video tutorial, mas quando ele faz é super facil quando vou fazer, dá zica) obs: o carro do tutorial não é a Z4 E estou com dificuldade em fazer os detalhes (chanfros, etc..) Minha malha focou muito estranha (faltam alguns ajuntes) e não esta me dando condições ( pelo meno pra mim que sou novo no 3ds mAX :D) para fazer os cut´s e "chanfrar"! Olhem as imagens ( e gente fiquem a vontade prar dar opiniões, criticas e sugentões) obs: não ativei o Nurms subdivision ainda não recotei onde vai ficar a roda (fotos da malha)
Gente malz ai pelo tamanho da imagem !
Eu acho que voce está fazendo ai qualquer coisa mal, voce tem de fazer tudo de cada vez, voce esta juntanto as rodas com a lataria, assim acho que não vai dar certo se eu estiver errado alguem me corrige se faz favor!
www.warezpt.com [email protected]
cara eu acho q ta mais low poly do q carro de jogo tem q dovodi mais essa malha e trabalha ela, dexa pra chanfra depois q vc tiver modelado +- tudo. Eu faço assim primeiro modelo o carro depois divido em partes e aplico o turbosmoth pra ve como a malha se comporta ai crrumo o q for necessario depois faço os detalhes como borracha dos vidros faróis logos etc.
Eron, eu já faço inteiramente ao contrário! Não questionando seu método, mas é que acabei me acostumando assim, e acho q tenho um controle maior se eu fizer por etapas! Voltando ao tópico Luiz_Paulo, vê se vc baixa o video tuto aqui do fórum que mostra a modelagem de um 350Z por poly by poly! O vídeo é de uma modelagem inicial das partes, mas com certeza, devido à clareza do mesmo, vc entenderá o processo de modelagem do carro facinho facinho! Logicamente aparecerão dúvidas, que com certeza poderão ser sanadas aqui no fórum! O lance é não desistir e nem se acomodar nos primeiros grandes desafios! Abraços cara!
!!! Power MODE On !!!
Alexandre_Leite é verdade cara cada um desenvolve o seu metodo de modelagem por isso q eu escrevi "eu faço assim" pq não posso forçar ninguem a modelar da mesma maneira q eu e sim mostrar um metodo diferente para q ele desenvolva o seu!!!
cara na boa, nunca tentei modelar um carro, uma pq ainda sou meio q "analfabeto" no max! Mas bem, aki na 3D1 tem um otimo tutorial q ensina modelar com perfeição uma roda, e que pode servir de base para vc modelar qualquer coisa! Se eu fosse modelar um carro faria o seguinte, começaria por partes, capo, peneu, portas etc.. e depois ia montado tudo no MAX, eu acho q assim eh mais fácil!
iae luiz_paulo, beleza? cara, seguinte, eu terminei um, abandonei uns tres e to acabando mais um carro, eu faço a base do carro como vc fez ae e vou cortando e ajustando a malha, como o mega_therion disse fica meio complicado pelo seguinte, na hora dessa junção, as frestas entre a porta e a carcassa do carro não ficam retas, acaba ficando tudo torto, nas portas por exemplo eu faço o contorno com o cut e depois seleciono aquela linha ali e aplico um chamfrer, esses poligonos criados pelo chamfrer eu deleto e depois disso separo a porta do carro e por ae vai, te dou uma dica, não desiste, vai tentando, mesmo que não fique como vc esta esperando, sempre vai te servir de aprendizado, depois começa outro e tenta melhorar nele, sorte ae abraço! falow
http://www.gustavometz.com.br
e aew gente blz? Malz pela demora da resposta é que só vi agora hehehe Gente, vlw pela força, estava quase desistindo, consigui fazer alguns recortes mas nada espetacuar. ja tentei mais de 15 vezes e não deu certo. Vou ver o tuto de modelagem e vlw mesmo pelas dicas! Vou continuar tentando: olhem as imagens dos recortes que fiz, mas quando dou o symmetry da tudo errado. (ja tentei ajustar de todas as formas) (tb sou analfabeto no MAX :?) só uma pergunta foram vcs que fizeram os caros que estão a mostra ai?
Fala brother, blz??? Cara,é o seguinte, carro num é algo complicado de se modelar.. O problema com carros são os diversos detalhes que são fundamentais para um bom trabalho... Vou tentar dar umas dicas... num sou expert, mas to tentando e num passa pela minha cabeça desistir, essa é a dica numero um, valeu? Bom... 2º - Tenha certeza q as planes com os gabaritos estão simetricamente perfeito, é fundamental a montagem deles. 3º - Comece sempre da maneira mais simples, utilize poucos detalhes... Vá modelando de forma que vá se criando uma carenagem mesmo, uma caixa, pegando as principais curvas do modelo de carro em questão... 4º - Após deixa o carro "chapado", com contornos simples, atente agora aos paralamas e para-choques... faça isso usando poucos vértices, ainda num é hora de se preocupar com isso... 5º - Para que o modificador simetria fique perfeito, tenha certeza que os vértices centrais ( aqueles que farão a emenda com o outro lado do carro ) estejam alinhados entre si.. qualquer descuido casara deformações indesejáveis na sua malha... como vi nas fotos... 6º - A ferramenta Cut é importantíssima no processo de criação de novos seguimentos, mas cuidando com os cortes exagerados, utilize-a para fazer certos contornos... Assim como ring e connect... Ah, as vezes vai utilizar tambem um Inset ( faixas laterais... enfim.... ) 7º - Esteja atento aos vértices sobrepostos, a ferramenta Weld e a target weld resolvem ese problemas, deixando a malha simples e organizada... 8º - Para determinar certos contornos e realça-los, Chanfer é o mais usado de inicio, mas lembre-se novos vértices serrão criados, procure sempre solda-los e deixa soh os necessários... 9º - Siga sempre uma linda de raciocionio, num abuse de modificadores, com poly by poly vc termina se trabalho numa boa.... O lance é persistir... eu queria poder falar mais... se apertar ai irmão, num se acnhe, deixe postadas as duvidas.. a galera aqui me ajuda toda hora...e agora, mãso a obra... quero ver os resultados... vou postar depois umas partes de uma modeagem de carro bem simples.. talvez ajude... abraçooooo... 10º - Por final,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 703

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.