RenderMan????

Por: The Jedi Master  

Em: 10/08/2007 22:59

Olá pessoal, eu gostaria de saber mais detalhadamente o que é o RenderMan? é um softeare? um plugin para outros softwares? posso usá-lo para renderizar imagens do POSER, VUE, Bryce, Maya, 3d Studio Max? Obrigado, The Jedi Master
bom ao q eu saiba o renderman e o renderizador da Pixar q recentemente ganhou uma versao para ser comercial...e tipo um metal ray vray ... qto aos progrmas n tenho mta certeza mas acho q maya e max e a base dele ...
Como o s3rg1o falou, o Renderman é o Render da Pixar, considerado o melhor do Mundo... Até agora, as versões do Renderman comerciais, só servem pra base Maya... que é atualmente chamada de Renderman for Maya! Se vc trabalha com o Maya pode baixa uma versão de teste no site da Pixar (Renderman for Maya 2.0 Eval)! Até Mais!!!
"GILL VELOSO" disse: Como o s3rg1o falou, o Renderman é o Render da Pixar, considerado o melhor do Mundo... Até agora, as versões do Renderman comerciais, só servem pra base Maya... que é atualmente chamada de Renderman for Maya! Se vc trabalha com o Maya pode baixa uma versão de teste no site da Pixar (Renderman for Maya 2.0 Eval)! Até Mais!!!
errado....o max tb tem versões do renderman e aé o xsi.... o q acontece é feito por meio de plugins e por isso não é mto conhecido....tb decobri faz pouco tempo.... procurem depois pelos tópicos do andré agenor q recentecemente e felizmente fez parte da galera do fórum q o cara é fera em renderman e apesar do mesmo usar maya, ele conhece algumas coisas sobre a conexão do renderman para o max e pode dar dicas.... como o mesmo disse ele tem vantagens e disvantagens.....o fur do renderman é bem mais rápido q o do mental ray, no entanto o raytrace q é o padrão de traçamento de photons do mental ray é mais lento q o do mesmo.... sinceramente para qm usa max eu não vejo mta vantagem, a não ser para conhecimento, mas de qq forma pesquisem....
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? Realmente não é bem assim, o Renderman só é o melhor do mundo dentro da Pixar, tanto que quase todas as outras produtoras de cinema usam o Mental Ray, muitas vezes usam os dois, mas super poderoso o Renderman só é dentro da Pixar. Teve até uma vez que os usuários de Renderman estavam reclamando de atualizações, quando estava saindo V-Ray, Brazil Render e Final Render, a Pixar veio a público falar que eles não eram desenvolvedores de softs, eram artistas e faziam filmes. Então, a Pixar não tem a mesma linha da Mental Imagens, que sempre foi uma softhouse e sempre fez o Mental Ray para os outros, não para eles. O Renderman não tem as atualizações que o Mental Ray tem, não vem integrado em nenhum soft 3D, já ficou anos sem atualização, tudo isso tem que ser levado em conta. Por isso que muita gente que gosta do Renderman usam renderizadores compatíveis, que aceitam as coisas do Renderman mas não é o Renderman, como o Air por exemplo, antigamente tinha o Entropy, que se transformou no Gelato da Nvidia hoje em dia. E sobre a conexão com o Max, também concordo plenamente com o Leandro, eu já divulguei várias vezes plug-ins de conexão com o Renderman, entrem na seção notícias e escrevam Renderman no campo de busca que tem logo no início, vai aparecer os plug-ins de conexão com ele. Se quiserem, podem ir direto neste link: http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=Renderman Antigamente o melhor era o Maxman, desenvolvido pela Animalogic, mas acabou, agora tem o MaxToR e o PaxRendus. Abraços
com certeza mesmo para o max o melhor é o MR, pois está mto bem integrado a ele e o renderman com certza deve apresentar alguns bug para uma ou outras coisa e mtas vezes a performance pode não ser a esperada.... uma pergunta ao grande mestre de MR: então andré....vc ja usou o MR standalone???...como funciona ele???...tem mais vantagens em relação ao q está inegrado ao max???
Abração Té+
Oi Leandro, tudo bem? Eu usei sim, aprendi Mental Ray na versão Standalone, porque até o Max 5 não tinha o Mental Ray integrado e eu uso desde o Max 3, logo que saiu a primeira conexão. Então, do Max 3 até o Max 5 eu usei a versão Standalone. Precisava do plug-in de conexão da Discreet para poder usar, não aceitava os Shaders do Mental Ray e tudo era bem mais limitado. Hoje todo o poder do Mental Ray está disponível no Max, naquela época era bravo para usar algum recurso de Shader, tinha que escrever no arquivo MI. O render poderia ser feito pela linha de comando também, chamando direto o programa Standalone em vez de renderizar pelo Max, hoje ainda pode fazer isso, mas ai precisa ter o Mental Ray Standalone instalado, porque o que vem com o Max não aceita renderizar arquivos MI a partir da interface do Max, só aceita exportar o MI. Era a mesma coisa que renderizar com o Renderman hoje em dia no Max, tem que gerar o Rib e chamar o render pela linha de comando. Era assim com o Mental Ray, tinha que gerar o Mi e chamar o Mental Ray pela linha de comando. Hoje está uma maravilha, bilhares de vezes mais fácil e mais integrado com o Max. Abração
se eu instalasse a versão standalone hj em dia para usar com o max 8 eu ganharia desempenho por não precisar deixar o max aberto??? ou a diferença é pouca??? como funciona esse esquema de linha de comando???...é via prompt mesmo???...funciona em modo dos sem rodar o windows???...desculpe se a pergunta é idiota, mas dependendo do desempenho q eu possa ganhar me interessa mto isso....
Abração Té+
Oi Leandro, tudo bem? Não é bem assim, porque você não vai conseguir usar a versão Standalone a partir do 3ds max. Você poderia exportar o MI do Max e depois renderizar pelo Mental Ray Standalone, mas teriam alguns problemas com Shaders exclusivos do Max e outros detalhes. E você pode renderizar pelo Mental Ray do Max usando apenas a linha de comando sem ter o Max aberto. Então, neste caso eu não vejo vantagem. O lance da linha de comando é pelo prompt mesmo, você chama o programa como era antigamente no DOS, coloca os códigos para definir os parâmetros de renderização, igual era antigamente. Só que não existe mais modo DOS hoje em dia, o DOS está dentro do Windows, não dá para rodar ele sozinho como antigamente. Você vai usar o CMD do Windows normalmente, como quando precisa dar um ping por exemplo, saca? Dá uma olhada no Help do Max sobre o render pela linha de comandos, tem todos os códigos e sintaxes. Abraços
"Andre Vieira" disse: Não é bem assim, porque você não vai conseguir usar a versão Standalone a partir do 3ds max. Você poderia exportar o MI do Max e depois renderizar pelo Mental Ray Standalone, mas teriam alguns problemas com Shaders exclusivos do Max e outros detalhes. E você pode renderizar pelo Mental Ray do Max usando apenas a linha de comando sem ter o Max aberto.
eu sei q teria q exportar em MI, só não sabia se tinha ou não compatibilidade total dos shaders do max.....pensei q qdo se exportava o max iria converter td em linguagem do MR.....eu vi a lista das versões standalone compativeis com cada versão do max no site da autodesk.... no caso do DOS eu quis dizer instalar ele mesmo puro, independente do windows em outra partição....a versão 6.22 se não me engano foi a ultima....(pelo menos a ultima q eu usei...uahuauha) só estou especulando e nem sei se funcionaria, mas dependendo do caso até faria testes futuros....
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 750

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.